VIAGENS (lá fora): Recife - Olinda - Porto de galinhas (PE) Brasil

Conhecida como a "Veneza brasileira", pelos rios e pontes que cortam a cidade, o Recife é herdeiro de um patrimônio histórico e arquitetônico valioso. Sujo, mas valioso! A arquitectura é uma mescla da presença dos portugueses (católicos) e holandeses (protestantes)- os 2 povos que a disputaram no séc.XVII. Tem origens indígenas e costumes africanos que influenciam fortemente a cultura do povo (ex.: o Maracatu e o Frevo).

Poderia ser tudo muito bonito não fosse o povo, que apesar de pouco asseado, é muito cordial e receptivo.

O Recife tem uma vizinha linda e que faz jus ao nome, Olinda. Uma vila cheia de belos cantos e recantos. Cheia de cor e de histórias interessantes e engraçadas para contar.

Saímos de São Paulo numa noite de 15º e cheguei ao Recife numa madrugada de 28º. Um choque térmico gostoso e animador.
Fiquei alojada num "cafofo" tão pé-de-chinelo (mas limpinho) que se designava por "Hotel Pousada da Praia". O que é um hotel pousada ainda não percebi mas este dava-se ao luxo - ou falta dele - de ter 2 designações.
Estávamos a uma quadra da Praia da Boa Viagem e defronte de uma placa assustadora:

Diante de uma praia bonita mas intimidadora e uma areia poluída, não pus o pé naquela água. Pelo menos na beira dela. Mas como não sou de desistir resolvi ir para alto-mar em busca dos famosos naufrágios que caracterizam a costa pernambucana.

O que faltou em cima fui encontrar em baixo.

Uma experiência deveras emocionante e espectacular. Fiz 3 mergulhos profundos em alto mar com água a tº de banheira. O 1º mergulho foi mau pois o mar estava extremamente irritado. Vomitei até a alma!!!
Mas os outros 2, no dia seguinte, valeram a viagem. Fui a 30mts e a água estava a 30º. Para quem me conhece sabe que estive no paraíso.

 

 

 

 

 

E como se não bastasse a emoção de todos estes factores, tive 4 encontros que me aumentaram, ainda mais, a adrenalina...TUBARÕES!!! No entanto confesso que ver a placa nas praias assusta mais que ver os animais quietinhos e sossegados debaixo dos destroços dos naufrágios - e de boca fechada, claro - ao vivo! Era eles a mexerem-se um bocadinho e eu a "7 barbatanadas" dali...

 

Resumindo, a experiência sub-aquática valeu. Que venha a próxima...esperemos que seja numa água tão boa ou melhor. E fica a sugestão de uma bela e emocionante experiência.

 

PORTO DE GALINHAS

Mas o feriadão não ficou só pelos naufrágios e pelas históricas Olinda e Recife. Não resisti e dei um pulinho a Porto de Galinhas (60km de Recife). Uma vila de pescadores super fofinha com decorações de galinhas a cada metro. As praias são um colírio para os olhos e as lojas uma desgraça para os bolsos. Lá, encontra-se o artesanato mais bonito do Brasil. Foi a 2ª vez que fui e continua a ser uma perdição.

Há praia para todos os gostos. São km de areal limpo e vasto. Há zonas boas para surf ou para quem goste de saltar e furar ondas simplesmente, há zonas calminhas para os medrosos e crianças, há piscinas naturais com passeios de jangada (uma enganação para os turistas estrangeiros e para quem não mergulha), etc. Enfim, e o melhor de tudo é em Maio, altura do ano em que não tem muita gente. No entanto, encontra-se sempre algum Português perdido. É o que dá oferecerem viagens baratas para o nordeste.

Uma vila charmosinha para passar um belo fim de semana.

Exibições: 534

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Vânia Meira Castanheira em 29 Março 2011 às 17:54
Luis e Maria Cláudia, vale a pena. Tem muitos contrastes mas as belezas naturais são inquestionáveis...No Brasil inteiro!
Comentário de Luis Marques Cotonete em 29 Março 2011 às 16:53
Não conheço o Nordeste do Brasil, mas tirando os tubarões, tudo me atrai. A temperatura das águas, a sua transparência, o clima, a paisagem e as pessoas. Ainda mantenho a esperança de ir lá parar.
Comentário de Maria Claudia Rocha Ferreira em 29 Março 2011 às 11:18
Não conheço nada do nordeste, mas fiquei com mais vontade ainda agora;)

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Vida e obra de Frida Kahlo em livro com ilustrações de Maria Hesse

Criado por MyGuide 10 Out 2018 at 13:00. Actualizado pela última vez por MyGuide 10. Out, 2018.

Música e Cocktails ao final da tarde no Lisbon Marriott Hotel

Criado por Agenda MyGuide 9 Abr 2018 at 15:02. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Abr, 2018.

O Festival de Storytelling regressa a Lisboa e ao Porto

Criado por Joana Sá Pinto 2 Abr 2018 at 13:15. Actualizado pela última vez por Joana Sá Pinto 2. Abr, 2018.

© 2020   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço