VIAGENS (lá fora): Recife - Olinda - Porto de galinhas (PE) Brasil

Conhecida como a "Veneza brasileira", pelos rios e pontes que cortam a cidade, o Recife é herdeiro de um patrimônio histórico e arquitetônico valioso. Sujo, mas valioso! A arquitectura é uma mescla da presença dos portugueses (católicos) e holandeses (protestantes)- os 2 povos que a disputaram no séc.XVII. Tem origens indígenas e costumes africanos que influenciam fortemente a cultura do povo (ex.: o Maracatu e o Frevo).

Poderia ser tudo muito bonito não fosse o povo, que apesar de pouco asseado, é muito cordial e receptivo.

O Recife tem uma vizinha linda e que faz jus ao nome, Olinda. Uma vila cheia de belos cantos e recantos. Cheia de cor e de histórias interessantes e engraçadas para contar.

Saímos de São Paulo numa noite de 15º e cheguei ao Recife numa madrugada de 28º. Um choque térmico gostoso e animador.
Fiquei alojada num "cafofo" tão pé-de-chinelo (mas limpinho) que se designava por "Hotel Pousada da Praia". O que é um hotel pousada ainda não percebi mas este dava-se ao luxo - ou falta dele - de ter 2 designações.
Estávamos a uma quadra da Praia da Boa Viagem e defronte de uma placa assustadora:

Diante de uma praia bonita mas intimidadora e uma areia poluída, não pus o pé naquela água. Pelo menos na beira dela. Mas como não sou de desistir resolvi ir para alto-mar em busca dos famosos naufrágios que caracterizam a costa pernambucana.

O que faltou em cima fui encontrar em baixo.

Uma experiência deveras emocionante e espectacular. Fiz 3 mergulhos profundos em alto mar com água a tº de banheira. O 1º mergulho foi mau pois o mar estava extremamente irritado. Vomitei até a alma!!!
Mas os outros 2, no dia seguinte, valeram a viagem. Fui a 30mts e a água estava a 30º. Para quem me conhece sabe que estive no paraíso.

 

 

 

 

 

E como se não bastasse a emoção de todos estes factores, tive 4 encontros que me aumentaram, ainda mais, a adrenalina...TUBARÕES!!! No entanto confesso que ver a placa nas praias assusta mais que ver os animais quietinhos e sossegados debaixo dos destroços dos naufrágios - e de boca fechada, claro - ao vivo! Era eles a mexerem-se um bocadinho e eu a "7 barbatanadas" dali...

 

Resumindo, a experiência sub-aquática valeu. Que venha a próxima...esperemos que seja numa água tão boa ou melhor. E fica a sugestão de uma bela e emocionante experiência.

 

PORTO DE GALINHAS

Mas o feriadão não ficou só pelos naufrágios e pelas históricas Olinda e Recife. Não resisti e dei um pulinho a Porto de Galinhas (60km de Recife). Uma vila de pescadores super fofinha com decorações de galinhas a cada metro. As praias são um colírio para os olhos e as lojas uma desgraça para os bolsos. Lá, encontra-se o artesanato mais bonito do Brasil. Foi a 2ª vez que fui e continua a ser uma perdição.

Há praia para todos os gostos. São km de areal limpo e vasto. Há zonas boas para surf ou para quem goste de saltar e furar ondas simplesmente, há zonas calminhas para os medrosos e crianças, há piscinas naturais com passeios de jangada (uma enganação para os turistas estrangeiros e para quem não mergulha), etc. Enfim, e o melhor de tudo é em Maio, altura do ano em que não tem muita gente. No entanto, encontra-se sempre algum Português perdido. É o que dá oferecerem viagens baratas para o nordeste.

Uma vila charmosinha para passar um belo fim de semana.

Exibições: 710

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Vânia Meira Castanheira em 29 Março 2011 às 17:54
Luis e Maria Cláudia, vale a pena. Tem muitos contrastes mas as belezas naturais são inquestionáveis...No Brasil inteiro!
Comentário de Luis Marques Cotonete em 29 Março 2011 às 16:53
Não conheço o Nordeste do Brasil, mas tirando os tubarões, tudo me atrai. A temperatura das águas, a sua transparência, o clima, a paisagem e as pessoas. Ainda mantenho a esperança de ir lá parar.
Comentário de Maria Claudia Rocha Ferreira em 29 Março 2011 às 11:18
Não conheço nada do nordeste, mas fiquei com mais vontade ainda agora;)

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço