Viagens (lá fora): Sicília, parte 2: Arquimedes em pelota e as romanas de bikini

Ora então, onde é nós íamos? Já me lembro! A fugir vergonhosamente de um vulcãozinho irritado.

Apanhámos a auto-estrada a caminho de Catânia e tivemos a nossa primeira experiência de quase-morte. Umas 6 faixas de trânsito lento e outras tantas variedades de sicilianos loucos. Se éramos obrigados a abrandar, buzinadela, se tentavamos mudar de faixa, buzinadela, se nos atrevíamos a ripostar, que o sangue latino também nos corre nas veias, buzinadela... de modo que ficámos mudos e quedos, a suar por todos os lados, de olhos baixos, a fazer-nos pequeninos! Livra! Para esquecer...


Nota 10 a Noto
Foi um alivio percorrer a calma estrada secundária que nos levou à cidade barroca de Noto.

Construída quase toda de uma assentada no século XVII, devido a enorme destruição causada pelo terramoto de 1693, Noto é o expoente máximo da planificação urbana tardo-barroca e um museu vivo de arquitectura desse período. Extraordinariamente resistente aos séculos e aos safanões que o Etna lhe vai vai dando (a cúpula da catedral tinha sofrido uma derrocada quando por lá passámos), é uma cidade pequena, muito agradável e sossegada. Esta cidade que e patromonio da Unesco convida a passeios pelas piazzas ao cair da tarde, quando o amarelado calcário da região com que toda a cidade foi construída, se tinge de doces tons de mel.

Transformámo-la, e ao B&B do signore Julio, na nossa base (nada de especial, os nossos aposentos, mas centrais e sossegados, íamos a pé para todo o lado).

 

Eureka, achei!
De Noto é um instantinho até Siracusa, a famosa terra de Arquimedes. Foi nesta belíssima cidade que o genial matemático grego (Siracusa era uma cidade grega até a invasão romana de 287 a.c) saíu do banho para a rua, em pelota, a gritar "Eureka!" Estava a comemorar a descoberta da Lei da Hidroestática que ficaria conhecida como o príncipio de Arquimedes.

Nós comemorámos a chegada a Siracusa com um gelatto na ilha de Ortigia. Atravessa-se uma ponte e a cidade transforma-se. Becos e ruelas, relances de mar azul ao fundo, igrejas e palácios na mesma pedra amarela de Noto, uma fonte de água doce junto ao porto, onde crescem papiros trazidos do Egipto, e em todo o lado a mesma luz alegre mediterrânica.

Em Siracusa impõe-se uma visita às ruínas da cidade grega. Já sabem que adoro ruínas, mas acreditem que estas valem a pena. O teatro é uma coisa do outro mundo, a acústica perfeita como há quase 24 séculos, a arena, enorme.

Existe um complexo de grutas onde se alojavam os escravos e, claro, o fabuloso Orechio de Dionisio. Esta enorme fenda na parede rochosa tem um poderoso eco, que transforma instantaneamente todos os turistas em Pavarottis, tal a amplificação do som. Uma experiência divertida no mínimo. Afastem-se de potenciais Papagenos, podem danificar-vos os tímpanos!

 

A inevitável banhoca
Ainda com base em Noto, explorámos a costa e descobrimos algumas praias semi-desertas perto da reserva natural de Vendicari. Parecia mentira. Não tinham nomes, e muito provavelmente não somos capazes de voltar a dar com a maior parte delas, mas fica a foto da mais interessante. Areia amarela, mar perfeito.

Apenas uma, Fontane Bianche, conservou o seu nome para a história desta viagem, porque vinha no mapa... Podemos andar, e andar mar adentro com agua pelo joelho. Nada mau para quem gosta do género.


Mosaicos romanos em bikini

Antes de rumarmos a Taormina para devolvermos o nosso carro, fizemos um desvio para o interior da ilha. O destino era Piazza Armerina, uma cidade sem grande piada que alberga, nos arredores, a mais bem conservada villa romana de que há registo. Patrimonio da Unesco, a Villa de Casalle, foi em tempos moradia de romanos muito ricos e possui os melhores mosaicos do Imperio. Imaginem, numa casa particular! Estao a ver Conimbriga? Esqueçam...

Os mosaicos são alusivos à função da divisão onde se situam. Nos tricliniums, ou salas de jantar, temos cenas de caça e, surpresa, na palestra, ou ginasio, atletas femininaas exercitam-se... de bikini! Quem diria que as romanas já faziam aeróbica? E que já conheciam o soutien? Muito educativo. E que belos abdominais.

E pronto. A nossa aventura siciliana chegou ao fim, por enquanto. Com ainda duas das suas três costas por explorar, a Sicília é um destino a que vamos tentar voltar, e voltar, e voltar.

 

(parte deste artigo foi escrito num teclado ingles e sera corrigido em breve. Atá lá não se riam muito com a falta de acentos)

Exibições: 1039

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Helena Guerreiro em 30 Junho 2011 às 17:30

É a continuação de um grande, grande artigo. 

Já apontei como destino!

Comentário de Gil Ferreira em 30 Junho 2011 às 14:25

Adoro ruinas romanas. :) Deve ser dos filmes.

Grande artigo.

Comentário de Carlos Fernandes em 30 Junho 2011 às 12:25

Muita cultura e praias com fartura. Já chegava.

Só é pena ser na terra dos mafiosos. :)

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Março 2024
DSTQQSS
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço