VIAGENS (lá fora):Tailândia - à descoberta do paraíso

 

Conhecida como a “terra dos sorrisos”, a Tailândia prima pela sua grandiosidade e riqueza cultural, o que a torna num dos principais pontos atractivos do sudeste asiático. Contemplado por uma beleza extrema, este país oferece um leque de opções que agrada a qualquer comum dos mortais. Desde as zonas montanhosas do norte, onde é possível explorar Chiang Mai, região das conhecidas tribos “long necks (pescoços longos) ou a cidade de Kanchanaburi, onde as densas florestas e os magníficos rios fazem as delícias de quem por lá passa; este país consagra ainda a admirável capital, Banguecoque, sendo o sul reservado às mais belas praias.

 

Banguecoque é um misto de caos e cor, repleto de um cheiro característico que tem tanto de repulsivo como de apelativo. Esta cidade é única pela sua vida e desorganização. Detentora de um trânsito infernal, os tuc-tucs são a maneira mais fácil de circular, dando a conhecer uma cidade onde a agitação se funde com a religião criando espaços de verdadeiro culto para o povo tailandês, muito devoto à fé budista. O Palácio Real, os Budas e as constantes imagens reais são admirados pela sua imponência, que alia o luxo à espiritualidade.


É nas ruas sujas e movimentadas que se pode encontrar de tudo a um preço surpreendentemente baixo, desde hotéis, massagens, lojas que vendem o inimaginável, restaurantes tradicionais e pequenas bancas ambulantes de sumos tropicais, frutas frescas e deliciosas iguarias. A comida tailandesa é uma das mais apreciadas, não só pelo seu paladar exótico e picante, mas por ser agradavelmente doce e rica em variedade. Desde noodles, arroz frito, o típico Pad Thai, mariscos e peixe fresco, há para todos os gostos. Os mais corajosos poderão ainda apreciar os famosos petiscos compostos por baratas, lesmas, escorpiões ou gafanhotos.

 

(Khao San Road - das ruas mais movimentadas de Banguecoque)

(Tuc-tuc)

(Palácio Real)

(Buda da sorte)

(Pad Thai, comida típica)

 

 

No entanto, para fugir a toda esta azáfama da cidade, a Tailândia dispõe do escape perfeito: as ilhas de águas divinais e areias suaves! Aqui o tempo parece parar. Tudo leva a querer que está encontrado o paraíso.
Para os mais aventureiros, a ilha de Koh Tao, situada ao largo do Golfo da Tailândia, muito perto da movimentada Koh Samui e da animada Koh Phangan (famosa pela festas “full moon party”), parece-me o ideal. Essencialmente uma aldeia piscatória contém praias encantadoras e um espírito muito jovem. No entanto, é fundamentalmente conhecida por possuir uma indústria de mergulho bastante activa, não só pela boa visibilidade da água do mar ou pela sua fauna riquíssima, mas também por apresentar os preços mais baixos do mercado.

 

(Koh Tao)

(Koh Nang Yuan - Koh Tao)

(Curso de mergulho - Koh Tao)

 

 

Do outro lado, no mar Andaman, encontra-se a ilha perfeita para quem repousar é a palavra de ordem. Desfrutar de uma massagem ao som de suaves ondas ou saborear um cocktail de frutas ao pôr-do-sol é indispensável em Koh Lanta. Esta ilha é marcada por uma menor afluência turística, o que faz com que seja mais genuína e extremamente interessante. Além das habituais praias lindíssimas com areais e coqueiros a perder de vista, Koh Lanta cativa pela possível proximidade com o autêntico espírito selvagem e tropical. O contacto com a natureza é essencial, seja nos imperdíveis passeios de elefante ou no aluguer de motas, o que se torna imprescindível para percorrer a ilha pelos mais recônditos caminhos que conduzem à descoberta das mais esplêndidas paisagens naturais.

 

(Long Beach - Koh Lanta)

(Pôr-do-sol em Koh Lanta)

 

 

A animação mora perto e a apenas poucos kilometros de distância avista-se Koh Phi Phi, uma ilha provida de uma atmosfera sensual e atractiva, onde reina a animação e onde a festa é incessante. Aqui respira-se vida e efervescência, os dias são longos e abafados, as ruas são estreitas e movimentadas, o comércio é extenso e diverso, e a noite é quente, intensa e agitada.
Tida como das mais belas ilhas tailandesas, Phi Phi é maioritariamente conhecida por ter sido palco das filmagens de “A Praia” protagonizado por Leonardo DiCáprio, mas também pelas deliciosas águas que a banham. Monkey Beach, Maya Bay ou Bamboo Island são algumas que destaco, não só pela sua beleza mas por serem peculiares em tudo o que as envolve. São verdadeiros paraísos para mergulhadores e snorklers, as águas são mornas e cristalinas, os peixes de todos as cores, com as mais variadas formas e tamanhos. Como complemento, a areia é branca e fina, extensas vegetações a perder de vista e uma grande diversidade de cores vivas que seduzem e aprisionam, autênticas visões dignas dos mais belos postais.

 

(Maya Bay - Koh Phi Phi)

(Bamboo Island)

(Bamboo Island)

(Koh Phi Phi)

(Half moon party - Koh Phi Phi)

 

 

A Tailândia combina natureza, cidade e praia o que, aliado a um clima tropical e a preços exorbitantemente baixos, fazem desta região um dos principais destinos de férias. É um país apaixonante, desde o primeiro bafo de ar quente à saída do aeroporto até ao último suspiro ao descolar do avião. O privilégio é de todos aqueles que algum dia pisaram o seu solo, provaram a sua comida, nadaram nas suas águas e respiraram o seu ar. Uma beleza permanente, uma amabilidade constante, uma paisagem absolutamente extraordinária e a uma cultura deveras encantadora.

Exibições: 2638

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Joana Sá Pinto em 17 Agosto 2011 às 15:30
Também queria! :)
Comentário de Maria Fernanda Moreira Tavares em 17 Agosto 2011 às 13:48
Parabéns, retrata muito bem um pouco do que é esse maravilhoso País....as suas gentes também são dignas de umas palavras. São um povo humilde e generosamente afavél....um sorriso permanente, e o seu cumprimento por quem passam, são um dos seus traços mais caracteristicos...e não se pense que é em troca da moeda, pois são mesmo assim...estive lá várias vezes, e sim considero-me priviligiada por tal...espero um dia voltar.
Comentário de Erica Duarte em 12 Fevereiro 2011 às 3:46

Das melhores que já fiz :)

Comentário de Hugo França em 11 Fevereiro 2011 às 23:29
Fantástico artigo, deve ter sido uma viagem fantástica!
Comentário de Erica Duarte em 8 Fevereiro 2011 às 13:02
Obrigada Violeta! Entre e divirta-se ;)
Comentário de Violeta Maio em 8 Fevereiro 2011 às 10:55

Adorei o artigo Erica.

Fiquei cheia de vontade de entrar nele :)

Comentário de Erica Duarte em 6 Fevereiro 2011 às 18:37
Obrigada Milene ;)
Comentário de Milene Cabral em 6 Fevereiro 2011 às 15:18
adorei o texto!
Comentário de Erica Duarte em 4 Fevereiro 2011 às 10:26

Chiang Mai pela sua essência e simplicidade deixa, de facto, saudades e boas recordações. Mas foi no sul que passei a maior parte do meu tempo e confesso que nunca vi beleza igual.

Camboja e Vietname são outras pérolas do sudeste asiático, óptimo para quem gosta de fazer longos trekkings em densas florestas, de experimentar iguarias tradicionais, de visitar monumentos, apreciar a cultura e de conviver com os simpáticos locais.

No Vietname não deixe de visitar os túneis subterrâneos de Cu Chi, onde os vietnamitas viveram durante a guerra do Vietname. Verdadeiramente fascinante.

 

Comentário de Pedro Andre Da Silva Teixeira em 4 Fevereiro 2011 às 8:07

Estive na Tailandia em junho de 2009, adorei, fiquei apaixonado com a simpatia do seu povo, com a sua natural beleza, praias, florestas e a sua riqueza em cultura. Chiang Mai situado a norte da Tailandia, e o que mais me deixa saudades, pelos dez dias em que vivi na sua rain florest, onde tive o prazer de conviver a realidade em que vive o seu povo na natureza.  

Penso em voltar a Tailandia este ano e aproveitar e ir mais um pouco ao lado como Vietname, Camboja e Laos.

 

 

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Vida e obra de Frida Kahlo em livro com ilustrações de Maria Hesse

Criado por MyGuide 10 Out 2018 at 13:00. Actualizado pela última vez por MyGuide 10. Out, 2018.

Música e Cocktails ao final da tarde no Lisbon Marriott Hotel

Criado por Agenda MyGuide 9 Abr 2018 at 15:02. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Abr, 2018.

O Festival de Storytelling regressa a Lisboa e ao Porto

Criado por Joana Sá Pinto 2 Abr 2018 at 13:15. Actualizado pela última vez por Joana Sá Pinto 2. Abr, 2018.

© 2019   Criado por Administrador Transglobal.   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço