No interior de Espanha, a alguns quilómetros a oeste de Madrid...nada fazia prever o percurso místico que iríamos encontrar...já meio perdidos na nossa procura pelo berço do Tejo.

Além dos encantos já confirmados do esplendor medieval de Cuenca e das muralhas avermelhadas de Albarracín...existem segredos bem guardados nesta  região  de “nuestros hermanos”...

Ainda na província de Cuenca, junto às águas do chamado   “Pântano de Buendía”, a  Ruta de las Caras é, sem dúvida, surpreendente, não apenas pelo conteúdo e forma mas também por surgir de forma tão inusitada por entre um caminho improvisado no meio da Natureza.  De acesso livre e gratuito... cada passo nesta caminhada misteriosa é ao encontro de um novo rosto vigilante. Sim, rosto. Grande, imponente, intimidante. Temos a sensação clara de que qualquer infracção às regras mudas do pinhal são severamente punidas por uma voz rouca e grave destas figuras de pedra com ar solene.

Por vezes não damos por elas. Estão fora do caminho de terra batida...envoltas em arbustos, disfarçadas entre árvores, fora da direcção do nosso olhar mais imediato, mais óbvio.

Mas tudo isso só torna este passeio ainda mais intrigante. Avançamos devagar porque não queremos perder a oportunidade de conhecê-las todas. Cada uma parece guardar uma história do passado ou uma lembrança de paragens longínquas, de outras raças ou credos.

Com alturas que variam entre 1 a 3 metros e esculpidas na pedra arenosa da região, estas esculturas arduamente elaboradas por artistas locais, impôem-se à paisagem. É necessário pelo menos 1 hora de caminhada para conseguirmos ver as 18 Caras que convivem harmoniosamente com a fauna e flora da região, cada uma delas com um significado, um sentido sobre o Homem, o Universo, a Vida.

Quando chegamos junto à água...encontramos De Muerte. Mas ao contrário do que podíamos pensar...não é sombrio, macabro ou assustador como a imagem pode sugerir. Não se ouve nem vê ninguém, apenas a brisa provoca um tremor nas águas paradas do pântano. Sentimo-nos em paz neste silêncio . Diferente das suas “colegas” que se refugiam no arvoredo, De Muerte olha de frente para o nascer do Sol e está a descoberto para quem a quiser ver. Tem lugar de destaque  neste ciclo intrínseco à Natureza. Algo morre para que  possa renascer.

Exibições: 1116

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de carlos moreira em 18 Junho 2011 às 0:40
Boa Sónia, vais fazer de guia, a rota das caras é  tua, mas também tens de levar a marmita para a malta, uma hora de caminhada abre o apetite, não é só aturar-nos !!!!!!!!!!!!
Comentário de Sonia Cabral em 18 Junho 2011 às 0:18
Comentário de Sonia Cabral em 18 Junho 2011 às 0:18

e nan, confirmadíssimo, não é pantano mesmo! "y el pantano de Buendía, donde se practican diversos deportes acuáticos." acho que da para dar uns mergulhos...agora onde especificamente nao sei (ainda, claro!) :)~

Comentário de Sonia Cabral em 18 Junho 2011 às 0:16
eheheheh...brinca, brinca, mas como fui guardando todas as pecinhas de informação que foram aparecendo e acho que falta quase só a logistica mesmo...a ver se nao demora muito
Comentário de carlos moreira em 18 Junho 2011 às 0:02
A  investigadora implacável, eu também fui ver o mapa e não vi nenhum rio. Pântano é que não convém nada ., já tens tudo planeado para a viagem ?
Comentário de Sonia Cabral em 17 Junho 2011 às 23:58

Agora se dá tomar banho ou nao, com a De Muerte ali eu arriscaria, Carlos !!:-) mas como se pesca lá, tambem deve dar

Comentário de Sonia Cabral em 17 Junho 2011 às 23:46
Comentário de Sonia Cabral em 17 Junho 2011 às 23:44
Carlos eu acho que tinhas razão! Aquilo é uma barragem ou  reservatório ou assim, andei investigar e aquilo é claramente man-made.
Comentário de Arminda Cabral em 17 Junho 2011 às 22:13

Somos convidados a entrar numa viagem no tempo.Que nos leva ao início do mundo e nos trás de volta ao presente..

Comentário de carlos moreira em 17 Junho 2011 às 22:03
Bem, com a De Muerte, ali ao lado não sei se será boa ideia um mergulho, Milene precisamos de uma cobaia !

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Vida e obra de Frida Kahlo em livro com ilustrações de Maria Hesse

Criado por MyGuide 10 Out 2018 at 13:00. Actualizado pela última vez por MyGuide 10. Out, 2018.

Música e Cocktails ao final da tarde no Lisbon Marriott Hotel

Criado por Agenda MyGuide 9 Abr 2018 at 15:02. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Abr, 2018.

O Festival de Storytelling regressa a Lisboa e ao Porto

Criado por Joana Sá Pinto 2 Abr 2018 at 13:15. Actualizado pela última vez por Joana Sá Pinto 2. Abr, 2018.

© 2019   Criado por Administrador Transglobal.   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço