A lei sobre o matrimônio homossexual na Argentina já chama a atenção de muitas pessoas na America Latina e Europa.
Centenas de casais estão solicitando e pedindo detalhes sobre os trâmites e requerimentos para se casarem nesse país, que há dado um passo importante em matéria de igualdade social.
Segundo a COMUNIDADE HOMOSEXUAL ARGENTINA (CHA) logo após aprovada a lei que permite matrimônios entre pessoas do mesmo sexo, recebeu muitas ligações de pessoas de outros países, e dos Argentinos residente no exterior.
Outros 120 casais entraram em contato com a Federação Argentina de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais para saber mais sobre as formalidades para se casar na Argentina.
Poucos dias antes de ser aprovada a lei, 40 casais gays haviam consultado o Movimento de Liberação Homossexual (MOVILH), no Chile, para perguntar o mesmo e alguns foram consultar diretamente o Registro Civil de Mendoza, Argentina, onde foram informados de que devem obter um certificado de residência na província e ter duas testemunhas maiores de 21 anos.
Como Movilh, várias organizações no Brasil, Uruguai, Peru, Bolívia, Colômbia e Itália entraram em contato com suas contrapartes na Argentina. "Nós temos oferecido aconselhamento e orientação sobre os procedimentos e estabelecer convênios com escritórios de advocacia nos países de origem dos casais para perguntar aqui também o registo do casamento", disse Suntheim, secretario da entidad CHA.
Nesse sentido, Rolando Jiménez, presidente do Movilh, esclareceu que os casamentos de Chilenos realizados na Argentina não terá nenhum valor no nosso país. "É mais um casamento simbólico do ponto de vista dos afetos. É super positivo e tantos chilenos gays querem viajar para a Argentina, demonstrando a necessidade de o país tem uma lei que legitima e regulamenta tais uniões ".
Durante as semanas anteriores à promulgação da lei, a Igreja Católica e outros grupos religiosos realizaram inúmeros protestos e campanhas contra a adoção da norma. Mesmo após a promulgação, os juízes de paz do país falarom que eles vão recusar-se a oficiar as ligações homossexuais, embora a norma não prever "objeção de consciência".
No ano passado, foi aprovada no México, a lei que permite casamento gay, mas apenas na capital, Cidade do México. Na Espanha, Portugal, Bélgica, Canadá, Holanda, Noruega, Suécia, África do Sul, Islândia e em alguns estados dos EUA também são possíveis tais uniões.
Exibições: 204
Tags [escolha entre as seguintes: "passeios (cá dentro)", gastronomia, "onde dormir", cultura, bem-estar, actividades, noite, crianças, "comércio e tendências", "viagens (lá fora)", outros] - separe as tags por vírgulas e coloque tags com várias palavras entre aspas, sempre em minúsculas. Por exemplo, "passeios (cá dentro)".
O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.
Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.
Sabe tudo sobre o Myguide aqui
Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.
Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.
Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.
© 2023 Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações
Ativado por
Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!
Entrar em MyGuide