II Edição do Prémio Douro Empreendedor - Concurso premeia criatividade e dinamismo empresarial

O Douro paisagem Património Mundial, as gentes e tradições que mantêm o território vivo e a inovação e dinamismo empresarial são o mote do concurso promovido pela rede de empreendedores da região do Douro e Trás-os-Montes. As candidaturas podem ser apresentadas até 10 de outubro.

O Prémio Douro Empreendedor está de volta, este ano com cinco categorias a concurso, duas dirigidas a criativos na área do audiovisual, design e artes plásticas, uma a projetos de turismo internacional e duas a empresas da região. Este prémio, cuja primeira edição surpreendeu, com mais de 60 candidaturas em concurso, é lançado pela rede de empreendedores do Douro, iniciativa coordenada pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

Na vertente criativa, o prémio Douro Empreendedor pretende distinguir produções que valorizem e afirmem a riqueza paisagística, cultural e arquitectónica do Alto Douro Vinhateiro, Património Mundial, e de Trás-os-Montes. Esta categoria admite candidatos nacionais e estrangeiros, sendo que os trabalhos podem ser apresentados em formato de vídeo ou de cartaz, pretendendo-se um olhar criativo sobre o Douro enquanto experiência ou enquanto território de gentes e lugares de saberes e tradições que merecem ser contados.

O vídeo da categoria “Douro Experiência” deverá ter uma duração até três minutos, e os trabalhos devem ser acompanhados de uma ”imagem capa” identificativa do mesmo e passível de ser usada na fase de comunicação.

Para a elaboração do cartaz “Gentes e Aldeias do Douro”, com ou sem som associado, podem ser utilizados diversos materiais, devendo o projeto final ser acompanhado da respetiva imagem digital. Em ambas as categorias, devem acompanhar os trabalhos um texto com o descritivo, motivação e identificação de lugares num total máximo de 5000 carateres com espaços.

Afirmação internacional do Douro

Na vertente empresarial, o prémio promovido pela Rede EmpreenDouro apresenta este ano a nova categoria “Projetos de Turismo Internacional”, a qual pretende distinguir investimentos, na área do turismo no Douro, capazes de acrescentar valor económico aos recursos da região e de potenciar a afirmação do Douro como destino turístico internacional de qualidade. Nesta vertente são ainda mantidas as categorias “Novas Empresas” e “Empresas Inovadoras e Criativas”, dirigidas a projetos empresariais com menos de dois anos ou mais de dois anos, respetivamente.

Com candidaturas a decorrer até 10 de outubro de 2014, o Prémio Douro Empreendedor é cofinanciado pelo "ON.2 - O Novo Norte" (Programa Operacional Regional do Norte) através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, e conta com o patrocínio da EDP, sendo que o vencedor de cada uma das cinco categorias receberá um prémio monetário de quatro mil euros.

As vertentes artísticas do prémio serão votadas online, após seleção por um júri dos 20 melhores trabalhos. João Machado, escultor e designer gráfico, e João Botelho, cineasta, fazem parte da equipa de pré-seleção dos trabalhos a serem sujeitos ao escrutínio do público. Este júri conta ainda com a colaboração do sector cultural da região, o qual será responsável pela exposição itinerante dos melhores trabalhos nos principais museus da região do Douro.

Nas categorias do prémio referentes às empresas, a seleção será efetuada por um júri de 13 representantes institucionais integrantes da Rede Empreendouro seguida de um júri de premiação que decidirá os vencedores.

Além do incentivo monetário, os finalistas e vencedores de cada categoria vão ser objecto de divulgação nos meios de comunicação social e redes sociais, beneficiando também do acompanhamento e consultadoria gratuita das estruturas de apoio ao empreendedorismo da UTAD, do IPB e das restantes entidades da rede.

Mais informação sobre como concorrer e regulamento está disponível em site do prémio ou www.empreendouro.pt.

 Siga-nos no: Facebook EmpreenDouro

Exibições: 268

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Março 2024
DSTQQSS
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço