PASSEIOS (cá dentro): À descoberta da Primavera na Rota da Terra Fria Transmontana

Na extremidade do Nordeste de Portugal é tempo de descobrir os urzais, as pantorras, o Búteo-vespeiro, os bolos dormidos. São nomes desconhecidos de muitos de nós e nem sequer nos estamos a aventurar pelo rionorês, um dialeto próprio que nasceu da mistura do castelhano e do português. Se procura uma ideia diferente para aproveitar estes dias amenos, a Rota da Terra Fria Transmontana pode ser a solução mais acertada.

 

A Primavera também chega às terras mais a norte de Portugal. E, claro, convida a ser comemorada de sol a sol,  em contacto direto com as paisagens, gentes e costumes desta região. Num percurso que se estende por 500 kms, a incluir os municípios de Bragança, Miranda do Douro, Mogadouro, Vimioso e Vinhais, tudo parece conspirar para lançar apelos aos sentidos, desde a mesa até aos bosques, passando pela frescura dos lameiros e pela genuinidade das aldeias rurais.

 

Quem se aventura pela Rota da Terra Fria Transmontana assiste a um novo ciclo de trabalho e esperança. É tempo de semear, mas também de colher (desde as saborosas cerejas às mais raras espécies de cogumelos, como as já citadas pantorras) e ainda de cortar o feno e tosquiar as ovelhas. Se possível, o visitante deverá acompanhar tudo isto bem de perto, ir ao encontro dos pastores de ovelhas e cumprir com eles uma jornada, acompanhar as populações locais na produção artesanal de queijo, requeijão e compotas, visitar os museus rurais onde se conhece uma identidade única no país.

A pé ou de bicicleta, na Terra Fria o tempo anda devagar e os caminhos parecem não ter fim. Um destino ideal, pois, para esquecer a rotina, na companhia da família ou de amigos.

 

VISITAR

A inevitável passagem pelos centros históricos...

Para quem não abdica totalmente da civilização, o percurso deverá incluir passagem pelas zonas históricas de Bragança, Miranda, Mogadouro, Vimioso e Vinhais, pequenos museus a céu aberto, onde se descobrem tesouros da arquitetura. Deambulando por ruas estreitas e empedradas, visitam-se igrejas, casas senhoriais, castelos a oferecer toda a paisagem em redor. Para voltar para casa com uma recordação, as lojas de comércio tradicional propõem peças de artesanato e iguarias variadas.

... e pelas aldeias 

No Parque Natural de Montesi­nho, na fronteira com Espanha, situam-se as aldeias de Rio de Onor e de Montesinho. A primeira é uma aldeia comunitária onde ainda se vive num espírito de partilha e usufruto de es­paços e recursos, como os moinhos, forjas, fornos e até terrenos agrícolas. As casas recuperadas de xisto ou granito, com varandas de madeira alpendradas e telhados de lousa, conferem a estas al­deias traços muito pitorescos.

 

COMER

Encontro marcado com a gastronomia local

Tentadora em qualquer altura do ano, a gastronomia transmontana é eventualmente mais variada na Primavera. A estação é apropriada para provar o cabrito de Montesinho ou o cordeiro assado, ambos alimentados com ervas dos montes, e o obrigatório folar transmontano, o famoso pão recheado com enchidos da região. À sobremesa não devem faltar a bola doce, as rosqui­lhas, as súplicas e os bolos dormidos Para um piquenique mais ligeiro, encha-se um cesto de pão transmontano, de salada de azedas ou de meruges acabadas de colher, de queijo fresco da região e de pastéis de carne.

 

FAZER

Caminhar, pedalar, navegar e outros voos

Quando já se palmilhou e pedalou todos os trilhos possíveis, se já se cumpriu a experiência de um passeio de burro Mirandês ou de canoa, é chegada a hora de virar os olhos para o céu em busca das aves da região. O Par­que do Douro Internacional é uma das zo­nas do país com maior riqueza e diversida­de de avifauna e a Primavera, já se sabe, é a altura do ano ideal para a observação de aves. Ao todo serão mais de cento e cinquenta espécies, algumas em vias de extinção. Ver um Búteo­-vespeiro ou um Picanço-de-dorso-ruivo será motivo de deslumbre, tendo em con­ta a raridade com que aparecem.

 

PROGRAMAS

Para melhor planear uma visita à Terra Fria Transmontana, consulte os programas de 2 Noites/ 3 Dias e 4 Noites/5 Dias no site Rota da Terra Fria.

 

Nota: Artigo patrocinado

 

Exibições: 2632

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço