ONDE DORMIR: Parques de Campismo de Norte a Sul do país

(Artigo revisto em 28 de Agosto de 2013)

Seja por amor ao campo ou para conseguir umas férias mais low cost, o campismo assume-se como uma alternativa cada vez mais tentadora, principalmente quando temos no nosso país tantos parques de campismo de qualidade.

 Versáteis no tipo de acomodação e nas atividades propostas, cada vez mais confortáveis e, na maioria dos casos, convidativos durante todo o ano, os parques de campismo são procurados pelos habitués, mas começam agora também a ser uma opção para quem antes nunca lhes deu uma hipótese.

 Acompanhe-nos nesta viagem pelos melhores parques de campismo de Portugal:

 

Parque de Campismo do Vidoeiro 

Começando bem a Norte, este parque é indicado para quem gosta de apreciar uma bonita paisagem. Além disso, fica perto das margens do rio Gerês, que permite uns banhos refrescantes. O parque tem 30 000 m2 e capacidade para 400 pessoas. Para o conforto dos visitantes apresenta chuveiros com água quente, serviço de correio, telefone público, supermercado, grelhadores, restaurante, máquina de bebidas e máquina de lavar roupa.

Local: Caldas do Gerês - Terras de Bouro

Período de funcionamento: de 15 de Maio até 15 de Outubro

Telefones: (+351) 253 391 289 / (+351) 258 452 250

Site: Paque de Campismo do Vidoeiro
Parque Cerdeira

Este parque, também no Gerês, oferece hipótese de acampar em tendas ou caravanas, mas também em camaratas ou pequenas casas – os bungalows – caso se queira maior conforto. A nível de actividades, além das caminhadas, há ainda a possibilidade de praticar outros desportos como canoagem, BTT, passeios de cavalo, praticar orientação, entre outros. O parque tem serviço de lavandaria, piscina, campo de ténis, campo de futebol, mini golf, supermercado, restaurante e Wi-Fi gratuito.

 

Local: Rua de Cerdeira, 400, Campo do Gerês, 4840-030 Terras de Bouro

Período de funcionamento: Todo o ano

Telefones: (+351) 253 351 005

Site: Parque Cerdeira

 

 

Celorico de Basto Camping

A poucos metros do centro de Celorico de Basto, no distrito de Braga, este parque oferece uma grande variedade de serviços como bar, mini mercado, lavandaria, salas de convívio, parque de merendas, balneários, parque infantil e sala de jogos. Pode optar por acampar, ficar instalado numa caravana ou num dos apartamentos: os bungalows, com sala, casa de banho, quarto de casal, cozinha e jardim privado, equipados com televisão por cabo e máquina de lavar loiça. Está aberto todo o ano, tem uma extensão de 4100 m2 e capacidade máxima de 360 pessoas.

Local: Celorico de Basto

Período de funcionamento: Todo o ano

Telefones: (+351) 255 323 340 / (+351) 964 064 436

Site: Celorico de Basto Camping

 

 

Camping Quinta do Rebentão

Em Vila Nova da Veiga, Chaves, este parque oferece vários serviços que tornam mais cómoda a estada. Além das infraestruturas como o restaurante, o snackbar ou o supermercado, tem ainda piscinas (coberta e descoberta), campo de ténis e aluguer de bicicletas.

Local: Vila Nova da Veiga, 5400-764 São Pedro de Agostem, Chaves
Período de funcionamento: Todo o ano (excepto em Dezembro)

Telefones: (+351) 276 322 733

Site: Camping Quinta do Rebentão

 

Parque de Campismo Municipal de Vila Flor

Com uma extensão de 50 000 m2, este parque apresenta uma paisagem de montanha e floresta que vale a pena conhecer. Fica em Vila Flor, no distrito de Bragança, perto da bonita Barragem do Peneireiro. Tem serviço de campismo e caravanismo, piscina e balneários.

Local: Barragem do Peneireiro, 5360 Vila Flor

Período de funcionamento: Todo o ano

Telefones: (+351) 278 512 350

Site: Parque de Campismo de Vila Flor

 

Camping Orbitur Vagueira

Na zona de Aveiro, a poucos metros da Ria da Costa Nova, este parque, essencialmente urbano, tem zona de campismo e caravanismo, bungalows e Mobil Homes. É equipado com internet wi-fi, campo de basquetebol, lavandaria, parque infantil, campo multidesportivo e campo de ténis. São admitidos cães. Quem procura as actividades ao ar livre, pode encontrar, nas imediações do parque, locais onde dar passeios a cavalo, praticar desportos aquáticos ou dedicar-se à pesca.

Local: Rua Parque do Campismo | Gafanha da Boa-Hora, 3840-254 Vagueira Vagos

Período de funcionamento: Todo o ano

Telefones: (+351) 234 797 526

Site: Camping Orbitur Vagueira

 

Parque de Campismo de Vouzela

Este parque fica na encosta da Serra do Caramulo, em pleno Monte do Castelo, no cimo do qual se encontra um miradouro de onde se pode admirar uma vista incrível. Dentro do parque tem-se acesso a um enorme número de infraestruturas que permitem uma estadia cómoda e, certamente, muito animada: restaurante, mini mercado, uma sala de leitura, lavandaria, bar, churrasqueiras, piscinas, parque infantil, campos de ténis, voleibol e basquetebol, um polidesportivo e um local de aluguer de bicicletas.

Local: Senhora do Castelo, 3670 243 Vouzela, Viseu

Período de funcionamento: Todo o ano

Telefones: (+351) 232 740 020

 

Camping Toca da Raposa

Numa zona muito sossegada, a dois quilómetros de Meruge, uma aldeia no concelho de Oliveira do Hospital, descobre-se este parque. Além do serviço de camping, pode-se escolher ficar instalado numa das cabanas de madeira que o parque disponibiliza, com cama de casal e um beliche, equipada com uma cozinha exterior, com mesas e cadeiras, ideal para uma refeição com a família ou os amigos numa tarde ou noite de calor. Quem não tem material de campismo, não precisa de o comprar pois pode alugar a tenda ou a caravana no local. O parque tem ainda um bar/taberna e uma piscina. Por perto é possível praticar canoagem, fazer caminhadas, passeios a cavalo e de bicicleta.

Local: 3405-351 Meruge, Oliveira do Hospital

Período de funcionamento: Todo o ano

Telefones: (+351) 238 601 547

Site: Camping Toca da Raposa
Coimbra Camping

Com uma área de 70.000 m2 e capacidade para 750 hóspedes, o Coimbra Camping é um espaço moderno e bem equipado. O alojamento é feito em bungalows, alvéolos e tendas, dotados de uma vasta oferta de serviços de apoio e de lazer, como restaurante, piscina ao ar livre, ginásio, campos de jogos e circuito de manutenção.

 

Local: Rua da Escola, Alto do Areeiro, 3030-011 Stº António dos Olivais

Período de funcionamento: Todo o ano

Telefones: (+351) 239 086 902

Site: Coimbra Camping

 

Parque de Campismo e Caravanismo de Santa Cruz

Com uma área de 180.000 m2, este espaço é bastante completo em relação aos serviços e às infraestruturas que oferece. Ao longo do espaço, além do habitual serviço de balneários, chuveiros de água quente e fria, instalações sanitárias, lava louças e tanques, os visitantes do parque têm ainda acesso a um café, que também funciona como restaurante, um supermercado, uma padaria, uma peixaria, um talho, uma lavandaria, um posto de primeiros socorros, um auditório, um cinema e uma biblioteca, uma sala de jogos, campos de jogos e de ténis e um parque infantil, ou seja, conforto e entretenimento garantidos para aproveitar bem as férias sem ter de se deslocar fora do parque. A praia fica bem perto.

Local: Av. Joaquim Agostinho - Santa Cruz, 2560-495 Silveira

Período de funcionamento: Todo o ano

Telefones: (+351) 261 930 150

Site: Parque de Campismo e Caravanismo de Santa Cruz
Ericeira Camping - Parque de Campismo de Mil Regos

Este parque situa-se a menos de dois minutos da vila piscatória da Ericeira, perto de uma das melhores praias para a prática de surf, e fica a 35 minutos de Lisboa e a 25 minutos de Sintra.

Quanto às instalações, pode optar por ficar acampado, instalar-se num bungalow (que além dos clássicos têm os “lux”, com capacidade para 4 ou 6 pessoas), ou ficar numa das “mobile homes”, uma espécie de caravanas situadas numa zona com vista privilegiada. Sendo esta zona de paragem quase obrigatória para surfistas nos seus roteiros de viagem, há ainda as TeePees, construções de madeira, de tecto alto e formas triangulares, inspiradas nas tendas dos índios da América do Norte, equipadas com suportes para colocar as pranchas.

O parque conta com os habituais serviços de apoio ao campismo e caravanismo, para além de zonas de desporto e lazer, restaurante, mini-mercado, e a essencial Surf School com aluguer de equipamentos.

Local: Estrada Nacional 247, km 49,4, 2655-319 Ericeira

Período de funcionamento: Todo o ano

Telefones: (+351) 261 862 706 / (+351) 261 862 513

Outros: Lavandaria, supermercado, restaurantes, escola de surf,

Site: Ericeira Camping

Alenquer Camping

A cerca de 30 quilómetros ao norte de Lisboa, o Alenquer Camping é parque de campismo e caravanismo tradicional, com os serviços normais de apoio a esta actividade (casas de banho, chuveiros de água quente, lavandaria…). Além disso tem um espaço com piscina, ideal para a diversão nos dias de Verão. Com uma área de 15.000 m2, o parque dispõe de bungalows, com capacidade para 4 pessoas, (equipados com frigorífico, termoacumulador, chapa a gás para cozinhar, loiça, roupas de cama e toalhas, casa de banho com chuveiro e uma varanda) e ainda de uma área de autocaravanas certificada pelo Clube Português de Autocaravanas. Permite animais por um preço adicional. A Sala de convívio, Bar do Além, organiza periodicamente almoços debate, ver em www.bardoalem.blogpsot.com.

Local: Casal das Pedras, E.N. nº9, Km 94, 2580-330 Alenquer

Período de funcionamento: Todo o ano

Telefones: (+351) 263 710 375 / (+351) 934 289 375

Outros: Lavandaria, piscinas,

Site: Alenquer Camping

Lisboa Camping

O pulmão de Lisboa, o parque florestal de Monsanto, oferece o prazer do contacto com a natureza, mesmo às portas da capital portuguesa. A zona destinada ao campismo é ampla, em plena mata, e com muita sombra. Muito convidativos são também os bungalows, para 4, 5 ou 6 pessoas, totalmente equipados e com limpeza duas vezes por semana. Para além de uma generosa piscina, o parque propõe várias actividades, desde a prática desportiva, aos passeios a pé ou de bicicleta.

Local: Estrada da Circunvalação,1400-061 Lisboa

Período de funcionamento: Todo o ano

Telefones: (+351) 217 628 200

Site: Lisboa Camping

Camping Orbitur Costa da Caparica

A apenas 20 quilómetros de Lisboa e com a praia a 200 metros, este parque torna-se ideal para um fim-de-semana de descanso. Pode relaxar na praia ou deixar-se ficar pelo parque, que tem uma vasta zona de lazer, com salas de convívio, esplanadas, campos de jogos, de ténis e parque infantil. Tem também zonas úteis como o mini mercado, o snack-bar e restaurante, a lavandaria, os balneários com chuveiros de água quente, posto de primeiros socorros, entre outros. No camping da Costa é possível acampar, ficar num bungalow ou até num apartamentos T1.

Local: Av. Afonso de Albuquerque, Quinta de Santo António, Costa da Caparica

Período de funcionamento: Todo o ano

Telefones: (+351) 212 901 366

Site: Camping Orbitur Costa da Caparica

 

Alqueva Camping

O Alqueva Camping é um parque exclusivo de autocaravanas, com uma oferta bem original. De modo a permitir concretizar aquele que é o seu mote, “Faça uma pausa, desfrute de momentos inesquecíveis”, este parque situado numa propriedade rural com cerca de 6,5 hectares inclui dentro dos seus domínios uma quinta pedagógica, uma ciclovia e vários caminhos pedestres. Na Quinta Pedagógica encontram-se vários animais dóceis, tais como um casal de lhamas e sua cria, um casal de cavalos Lusitanos, um casal de póneis, um casal de burros Mirandeses, todos gulosos por pão seco e cenouras que comem à mão.

Local: Pedrogão – Vidigueira, Estrada nacional nº258, Km 38,5, 7960 Pedrogão do Alentejo

Período de funcionamento: Todo o ano

Telefones: (+351) 213 552 070

Site: Alqueva Camping
Parque de Campismo da Praia da Galé

Situado na costa alentejana perto da localidade de Melides, este parque tem a vertente de campismo, caravanismo e alojamento em bungalows. Para além dos serviços básicos essenciais, como chuveiros de água quente, restaurante, bar, supermercado, sala de convívio, lavandaria e posto médico, conta ainda com zonas de actividades como a piscina, o parque infantil, campo de ténis e espaço livre para a prática de outros desportos. É permitida a presença de animais.

Local: Fontaínhas do Mar, 7570-689 Melides, Grândola

Período de funcionamento: Todo o ano

Telefones: (351) 269 979 100

Site: Parque de Campismo da Praia da Galé

 

Zmar - Eco Camping

Neste camping de cinco estrelas a palavra “acampar” pode ser sinónimo de muito conforto. Além do acampamento, feito em tendas, caravanas ou numa luxuosa tenda Glamping, o alojamento pode ser feito em Zvillas, ZChalets ou Zmóveis (mobil homes).

O parque é dotado de um parque aquático com piscina de ondas, piscina exterior e piscina infantil, atividades desportivas como arborismo, ténis e padel, tiro com arco, aluguer de bicicletas, aulas no ginásio, um campo polidesportivo, um percurso pedestre de manutenção, um percurso de BTT, matraquilhos humanos, entre outros. As crianças têm um espaço de atividades próprio, o kidz, e existe ainda um spa, restaurante, bar & gelataria e mini mercado.

Local: Herdade A-de-Mateus, EN 393/1, S.Salvador, 7630 Odemira

Período de funcionamento: Todo o ano

Telefones: + 351 707 200 626

Site: Zmar

Zmar no Myguide
Parque de Campismo da Ilha do Pessegueiro

Situado no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, numa zona de paisagem protegida, existem espaços para o campismo tradicional, o caravanismo e ainda alojamento em apartamentos e "bungalows". O parque tem balneários com chuveiros de água quente, um restaurante de self-service, um bar/snack-bar com esplanada, mini mercado, parque infantil e acesso à internet. Todos os apartamentos e bungalows têm cozinha equipada, casa de banho, televisão, roupas de cama e toalhas e parqueamento exterior. Na zona envolvente podem praticar-se diversas actividades, como passeios pedestres, desportos náuticos (na praia Ilha do Pessegueiro e na barragem de Morgavel), pesca submarina (também na praia Ilha do Pessegueiro), surf e passeios a cavalo.

Local: Ilha do Pessegueiro, Porto Covo

Período de funcionamento: Todo o ano

Telefones: (+351) 269 905 178 / (+351) 967 850 988

Site: Parque de Campismo da Ilha do Pessegueiro

Albufeira Camping

Este parque oferece serviço de campismo, caravanismo e alojamento em bungalows (com dois quartos, casa de banho com água quente, kitchenette equipada, terraço com mesas e cadeira, ar condicionado e televisão).O espaço tem ainda um rent a car, um posto de primeiros socorros, supermercado, restaurante, balneários, lavandaria, uma loja e um quiosque, espaço para lavagem de automóveis, esplanadas, bares, piscinas com balneários próprios, campo de ténis, campo polidesportivo, parque infantil e uma discoteca.

Local: Estrada de Ferreiras, 8200-555 Albufeira

Período de funcionamento: Todo o ano

Telefones: (+351) 289 587 629 / 289 587 630

Site: Albufeira Camping
Camping Ria Formosa

A 1300 metros da praia e 300 m do campo de golfe, o parque de Tavira tem o necessário para passar um fim-de-semana ou umas férias perto do campo, mas com todas as condições para se sentir confortável. Construído de raiz de modo a proporcionar o conforto e as condições necessárias aos seus visitantes, tem supermercado, restaurante, com espaço para 200 pessoas, bar com jogos, piscina, para adultos e crianças, parque infantil, campos de jogos e muito mais.

Local: Quinta da Gomeira, 8800-591 Cabanas de Tavira
Período de funcionamento: Todo o ano

Telefones: (+351) 281 328 887

Site: Camping Ria Formosa

 


Camping Turiscampo 

Em Lagos, no Algarve, este campo está preparado para acolher quem queira acampar, alojar-se em caravanas, em bungalows (com capacidade desde 2 a 4, 5, 6/7 ou 8 pessoas, todos eles equipados com cozinha, casa de banho com duche, aquecimento, terraço e estacionamento) ou em mobil homes, que têm 2 ou 3 quartos e capacidade máxima de 8 pessoas. Quanto a actividades, a zona é propícia ao surf, a passeios de kayak, passeios de barco ou simplesmente a um dia de praia bem passado entre sol e mar. Mas há muita animação mesmo sem sair do campo. Aulas de aeróbica, aquagym, Tai-Chi, futebol, basquetebol, voleibol e ténis de mesa são alguns exemplos. A animação nocturna completa a programação com espectáculos de Flamenco, música brasileira, jazz e ainda o espaço da discoteca, também no parque.

Local: Estrada Nacional 125, 8600-109 Lagos

Período de funcionamento: Todo o ano

Telefones: (+351) 282 789 265

Site: Camping Turiscampo

 

Exibições: 81005

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Tânia Barreira em 5 Setembro 2011 às 22:37
Por acaso não tive em nenhum dos referidos, mas de experiência pessoal, dos que visitei e usei, sem dúvida que os parques de campismo são uma excelente opção de alojamento.
Comentário de Rui Mesquita em 8 Junho 2011 às 0:44

Parque de Cerdeira uber alles!!! :)

Sempre me senti bem nesse parque. Já não acampo lá desde 2006.

Talvez volte este ano, quem sabe?

 

Fazer a geira romana, tomar banho no Homem...ir a pé até à Portela do Homem e ganhar coragem para mergulhar naquelas águas... Muito bom Myguide :)

Comentário de Edna em 7 Junho 2011 às 23:19
E o da Lagoa de Santo André! ;p
Comentário de Edna em 7 Junho 2011 às 23:19
E o de Mil Fontes!
Comentário de Edna em 7 Junho 2011 às 23:18
Falta o de Tavira!!!

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Março 2024
DSTQQSS
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço