PASSEIOS (cá dentro): Um desafio histórico ...

Entenda esta proposta como um desafio. Um desafio histórico.

Corria o ano de 1908. Portugal, uma Monarquia Constitucional, vivia tal como toda a Europa, um momento político e história bastante agitada. A discussão fazia-se, ao contrário do que acontece hoje, em torno de um tema fundamental. Aqueles que defendem a instauração de uma República. Aqueles que defendem a manutenção do regime Monárquico.

Uma divergência insanável que havia de ficar traçada, e decidida como disse o escritor e romancista Aquilino Ribeiro, no dia 01 de Fevereiro de 1908. No Terreiro do Paço. Em Lisboa.

Antes do desafio e que está ligado ao Regicídio, importa saber que no final do século XIX e princípios do século XX, na Europa, e são muitos os atentados contra as várias Famílias Reais, muitos estão convencidos que “as tiranias acabam-se matando os tiranos.”

De regresso a Lisboa, a primeira tarde do mês de Fevereiro estava solarenga. Céu azul. Chegando a acalmia do fim de tarde.

Vindo de Vila Viçosa, são cinco da tarde, quando o Rei D. Carlos chega a Lisboa, acompanhado por toda a Família Real. Chegou com uma hora de atraso fruto de um descarrilamento de comboio na zona da Casa Branca, em Évora. Ainda assim há dezenas de pessoas à espera do Rei.

 

 

O Rei D. Carlos I, contrariando os conselhos de João Costa, Primeiro Ministro da altura, recusa esperar por uma escolta militar e opta mesmo por cumprir a viagem entre o Cais das Colunas e o Palácio Foz numa carruagem aberta.

A carruagem viajou cerca de cem metros quando se ouvem os primeiros tiros. Da multidão saem dois homens armados que disparam sobre a Família Real assassinando o Rei D. Carlos I e o Príncipe Herdeiro, D. Luís Filipe.

Os homens, membros da Carbonaria, uma associação de conspiradores anti-monarquicos, dão pelo nome de Manuel Buiça e Alfredo Costa. Ambos acabam por ser abatidos no local do atentado.

 

 

 

Agora sim. O desafio.

A placa que assinala o local do Regicídio está no Terreiro do Paço. Ali, mesmo junto à Rua do Arsenal. Numa das colunas ali ao lado do que é hoje o Ministério da Agricultura. Perto da placa comemorativa, estão ainda hoje, as colunas adjacentes, as marcas de alguns dos tiros disparados naquela tarde que marcou o início do fim da Monarquia em Portugal.

O desafio, para aqueles que por ali passarem e que se lembrem deste local onde se fez História, é encontrar essas marcas de bala nas colunas. Um pouco em jeito de CSI. Se as conseguir descobrir, desafio-o a si leitor, a aqui colocar uma foto desse “pedaço da nossa História Comum”. Dou uma ajuda. São mais de uma e algumas estão hoje, por  decisão saber-se-á lá de quem, tapadas com cimento. Mas mesmo assim visíveis.

Fica o desafio.

 

Exibições: 975

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Joana Sá Pinto em 6 Setembro 2012 às 2:17
Vou lá ver :)
Comentário de MyGuide em 5 Setembro 2012 às 18:46

Boa ideia, Fernando! Está aberta oficialmente a época da caça à bala! ;)

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço