PASSEIOS (cá dentro): A pé, por Sintra, num domingo diferente

Oito horas da manhã de um domingo de Outono. O despertador toca e não é partida de mau gosto. Saltamos da cama com a energia incontida de quem adivinha uma aventura: um passeio a pé pela Serra de Sintra, na companhia da empresa Walk Hike Portugal.

“Os Jardins Inesperados, Capuchos – Monserrate” é o nome do programa do dia. Conhecer os Capuchos, o mais importante testemunho da floresta primitiva de Sintra, e os Jardins de Monserrate, por contraste, uma exuberante criação do século XIX, com a visita aos respetivos monumentos incluída e com uma caminhada de sete quilómetros pelo meio, é a promessa.

Devidamente instruídos pelos nossos guias, porque somos “verdinhos” nestas lides, calçamo-nos o melhor que podemos (o que, como veremos mais à frente, pode não ser suficiente…), vestimos qualquer coisa leve e quente, e colocamos às costas o kit “de sobrevivência”: água, algo para trincar e, claro, a máquina fotográfica.

Corremos para o nosso ponto de encontro, o parque de estacionamento do Convento dos Capuchos, e aí, descontraidamente, esperamos por todos os elementos do grupo. A reunião faz-se sem pressas e com prazer porque, afinal, os momentos de stress ficam guardados para os dias de semana.

 

No universo fantástico dos Capuchos

O disparo de partida é dado na primeira entrada do parque. Aqui tomamos contacto com os primeiros testemunhos da primitiva floresta de Sintra: os medronheiros, os castanheiros, os azevinhos, entre outros exemplares que os religiosos souberam proteger.

Ainda à entrada tentam apresentar-nos à Vaca Loura (não, ainda não estamos cansados o suficiente para lançar impropérios aos anfitriões deste espaço, trata-se, sim, do maior escaravelho da Europa, que aqui faz a sua casa). O imponente inseto não dá um ar da sua graça (parece que a sua vida curta, de cerca de um mês, torna os encontros complicados), mas o ruído feito a alimentar-se de um caixote de madeira em decomposição, enquanto está no estado larvar, fase esta que pode chegar até aos 7 anos, basta-nos para ficarmos com uma ideia...

A entrada no convento, propriamente dita, com dois caminhos possíveis, representa o livre arbítrio e é uma boa introdução à avançada forma de pensar destes monges. Uma vez feita a escolha, mergulhamos no domínio do fantástico. O convento franciscano funde-se no verde envolvente, como só podia, vindo de quem adorava o Criador através daquela que consideravam ser a sua maior obra: a natureza.

Ultrapassada a primeira porta, todo o grupo, crianças e também os adultos, entra e sai das minúsculas celas, vivendo as emoções de duendes nas suas casas encantadas. Os guias do grupo vão-nos chamando à realidade, apontando pormenores, como por exemplo, o uso da cortiça na construção, material hoje tão elogiado pelas suas capacidades isolantes e anti-sépticas.  

Com tanta diversão nesta “Sintra dos pequeninos”, os nossos guias têm alguma dificuldade em arrancar-nos dali. Mas a caminhada ainda nem começou…

A marcha no corredor florestal

Imbuídos do espírito franciscano, embrenhamo-nos na natureza. Pelo caminho, os únicos humanos que encontramos vão montados em bicicletas e circulam a grande velocidade. São os praticantes de BTT que elegem a serra nos seus passeios domingueiros. Apesar dos diferentes ritmos, caminhantes e ciclistas não se atropelam.

O caminho escolhido, que nos leva dos Capuchos até Monserrate, não é o mais curto ou óbvio, mas é o mais suave, sem subidas ou descidas demasiado inclinadas, e muito, muito bonito. As nossas objetivas vão captando cogumelos de tamanhos e cores surpreendentes, aranhas que tecem as suas sedosas teias, lesmas que se atravessam perigosamente no caminho e que salvamos de serem pisadas (que fazer, quando experimentamos a natureza assim, no seu estado mais intocado, tudo adquire outras proporções!)

À medida que vamos avançando, o caminho vai estreitando e ficamos a saber que estamos a experimentar “single track”, o que em português vulgar significa que estamos a percorrer um trilho onde só cabe uma pessoa. Com a natureza assim de mão dada, o passeio ganha contornos ainda mais especiais. O adensar da floresta não assusta, muito pelo contrário, inebria, com a sua calma, frescura e cheiros inesquecíveis. A caminhada faz-se a bom ritmo, com as crianças a saltitar e os adultos (os que vão mal calçados e são pouco ginasticados) a começarem a sentir os pés e as pernas. Mas, com algumas paragens para recuperar forças e com o constante deslumbramento perante tudo o que nos rodeia, o percurso faz-se até ao seu destino, o Parque e Palácio de Monserrate.

Uma magnífica fantasia chamada Monserrate

A fazer jus ao prémio recém-atribuído pela European Garden Awards, na categoria de “Melhor Desenvolvimento de um Parque ou Jardim Histórico”, Monserrate está esplendoroso.

Voltando às imagens, se nos Capuchos deixamos à solta o Hobbit que há em nós, aqui garantimos às crianças que este é que é o autêntico Palácio das Mil e Uma Noites. Mas, antes de o percorrermos, fazemos uma pausa para almoçar. Uns piquenicam no enorme relvado em frente ao palácio, outros não resistem ao conforto da cafetaria. Recuperadas as forças, partimos então para o interior deste palácio, fruto do devaneio do milionário britânico Francis Cook que, no século XIX, das ruínas de uma mansão neo-gótica, concebeu a sua fantástica residência de verão. Reaberto desde 2007, o recuperado palácio evidencia as influências góticas, indianas e mouriscas nas suas variadas salas. A beleza estonteante do seu interior estende-se ao exterior (ou será ao contrário?), naquele que é um dos mais ricos jardins botânicos portugueses. Sentimo-nos tentados a rebolar no magnífico relvado que é apresentado como o mais antigo do país e deixamo-nos deslumbrar com a gigante araucária que se ergue em pleno relvado, com os variados tons e odores oferecidos nos jardins do Japão, do México, no Roseiral…

Por fim, a luz do dia começa a rarear, despertando-nos para a necessidade de deixar este paraíso. Para não quebrar o estado de graça, os nossos corajosos guias fizeram o favor de regressar pelo seu próprio pé ao ponto de partida, trazendo-nos o carro até aos portões de Monserrate. Com este “ato de magia”, que as nossas pernas cansadas muito agradecem, reforçam assim a sua simpatia e o nosso desejo de repetir a experiência. Quando é que é a próxima?

Próximos programas da Walk Hike Portugal:

7 de Março 2015 – A Rota dos Pescadores

Contactos Walk Hike Portugal:

Tel. 919 241 094

Site: Walk Hike Portugal

Facebook: https://www.facebook.com/walkhikeportugal

Nota final: Classificado com o nível 2, numa escala de 1 a 5, que vai do Muito Fácil ao Muito Difícil, este era um programa acessível, aberto inclusive a crianças pequenas. Toda e qualquer ideia que possa ter passado de cansaço e a alusão a dores nos pés é da inteira responsabilidade da autora destas linhas, pouco ginasticada e com calçado comum, não adequado a caminhadas.

NOTA: Artigo publicado em Fevereiro de 2014 e reeditado em Março de 2015

Exibições: 3317

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Rui Mesquita em 11 Abril 2014 às 17:27

Só hoje reparei neste artigo. Muito, muito bom.

Passou logo para a lista do: -"A fazer". :)

Comentário de MyGuide em 18 Fevereiro 2014 às 15:02

Exactamente, Marina. E se apetece, basta dar corda aos sapatinhos! ;)

Comentário de Marina Soares em 18 Fevereiro 2014 às 14:55

Apetece, apetece, apetece!

Que belo relato e que belo percurso entre a casa de uma ordem mendicante à de um milionário inglês, com a serra maravilhosa pelo meio.

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Março 2024
DSTQQSS
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço