PASSEIOS (cá dentro): Escapadinhas de Páscoa

A chegada da Páscoa, para além do seu significado religioso, é para muitos uma oportunidade de parar e apreciar o calor da Primavera. A tradição, que persiste ainda em alguns locais do país, dita que a festa seja passada em casa, à volta de folares e cabritos, e à espera da visita do sacerdote. Porém, o passar das gerações dá vida a novas tradições.

 

Passar a Páscoa fora de casa, seja em formato de férias ou de fim-de-semana prolongado, é uma opção a que a hotelaria não se mostra indiferente. Deixamos-lhe algumas sugestões.

 
 

Trás-Os-Montes

 

Situada na mais antiga região demarcada do mundo, a Quinta de Fiães também destaca a Páscoa com um programa para duas ou três noites. Voltada para o enoturismo, a quinta está perto de Vilar de Maçada, no distrito de Vila Real, e dispõe de uma piscina exterior, jardim e um restaurante com pratos tradicionais portugueses, mas neste período os hóspedes são sobretudo convidados a explorar a região, com a organização de passeios primaveris ou uma visita à “Semana Santa” de Lamego.

Quinta de Fiães

Mais perto de Chaves, o Vidago Palace Hotel inclui, no período entre 18 e 20 de Abril, uma “Caça ao Ovo da Páscoa” para os hóspedes mais jovens e sugere outras actividades em família, como um passeio de barco pelo Douro, uma Prova Culinária ou um jantar no imponente Salão Nobre do antigo palácio.

Vidago Palace Hotel

Porto

 

O Hotel InterContinental Porto, que funciona no Palácio das Cardosas, em plena baixa portuense, propõe um programa familiar de três, quatro ou cinco noites disponível de 17 a 22 de Abril. Naquele que foi eleito o “Melhor Destino Europeu de 2014”, o leque de actividades é vasto, incluindo uma visita e prova de vinhos nas Caves de Vinho do Porto, mas é com um “buffet tradicional” que o hotel coroa o Domingo de Páscoa. O menu, sugerido pelo Chef Pedro Sequeira, aposta nos produtos da época e em pratos tradicionais, como o “Cabrito Assado com Batatinha Nova”, mas também em sobremesas incontornáveis, caso do Bolo da Madeira e do Leite-Creme Queimado.

InterContinental Porto

 

Já no caso do hotel vínico de luxo The Yeatman, em Vila Nova de Gaia, o programa especial de Páscoa inclui duas noites num quarto com vista panorâmica para o Douro e para a cidade do Porto, com pequeno-almoço e redução no buffet do Domingo de Páscoa, proposto pelo Chef Ricardo Costa, que já conquistou uma Estrela Michelin para o The Yeatman. Incontornável neste hotel, o vinho está presente na refeição pascal e nos tratamentos de vinoterapia, disponíveis no Spa de Vinothérapie. Por outro lado, a vertente familiar desta época não foi esquecida, com estadia gratuita para as crianças e muitas actividades infantis, como caças ao tesouro e pinturas de ovos.

The Yeatman

Também as Pousadas de Portugal, como a Pousada do Porto, instalada no emblemático Palácio do Freixo, convidam a uma escapadinha de Páscoa, com alojamento gratuito para as crianças e uma Caça ao Ovo da Páscoa.

Costa Oeste

 

Entre o mar e o pinhal de Santa Cruz, o hotel Areias do Seixo propõe uma Páscoa em contacto com a natureza, à descoberta dos segredos da horta deste hotel ecológico de cinco estrelas ou em busca da harmonia física e espiritual numa aula de Chi Kung. Os sabores da agricultura biológica e da cozinha caseira combinam-se com os passeios no campo e com os momentos relaxantes do SPA de 17 a 20 de Abril.

 
 Lisboa

 

O Inspira Santa Marta Hotel sugere uma estadia de três noites para descobrir Lisboa. Perto da Avenida da Liberdade, o hotel providencia um kit “Viva Lisboa com a Carris”, com bilhetes e entradas em museus, para acompanhar as reservas de 17 a 20 de Abril.

 

A ementa destes dias fica a cargo do restaurante Open Brasserie Mediterrânica e do Chef João Silva, que têm planeado um jantar com quatro pratos (de 18 a 20 de Abril) e um buffet de almoço para o Domingo de Páscoa em que é servido o tradicional borrego com legumes e em que o chocolate, tão presente nesta época, aparece sob a forma de brownie.

Inspira Santa Marta Hotel

 

Alentejo

 

Para uma Páscoa mais activa, sugerimos o Zmar Eco Campo, no concelho de Odemira. Este resort de ecoturismo com várias unidades de alojamento promete entreter adultos e graúdos nos seus 82 hectares de natureza, onde existe um circuito de manutenção e percursos para bicicletas. As crianças, que não pagam estadia de 17 a 20 de Abril, podem participar numa Caça ao Ovo no Domingo de Páscoa, mas têm durante o restante período um parque de diversões e vários workshops.

 
 Algarve

 

A ideia de férias convida sempre à procura de paragens mais quentes, por isso o Algarve é um destino prático e agradável para estes dias. No Memmo Baleeira, em Sagres, a estadia das crianças até aos doze anos no período da Páscoa é gratuita. Integrado no Parque Natural da Costa Vicentina, o hotel tem planeado um passeio de barco e pesca para as famílias, a par de várias actividades para os mais pequenos.

 

Também a pensar nas famílias, o Vila Vita Parc, em Porches, recebe as crianças com jogos e actividades ao ar livre no Anabela Kids Parc, incluindo a tradicional Caça aos Ovos da Páscoa. A estadia mínima de três dias entre 16 e 21 de Abril está voltada também para as escapadelas românticas, com programas especiais para os adultos no VITAL Spa e um romântico jantar a dois.

Exibições: 2282

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Março 2024
DSTQQSS
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço