VIAGENS (lá fora): Destino? O Paraíso: Europa ou Caraíbas?

“Guadeloupe” é uma ilha, uma borboleta. Não fazia parte dos meus destinos, nem constava em qualquer dos meus registos hipotéticos a visitar. Mais ainda, nunca tinha ouvido falar dela, nem sabia onde ficava.

No entanto os filhos remexem na nossa biblioteca, viram-na de pernas para o ar, chocalham-na, alinham-nos o azimute e de repente encontramo-nos a comprar bilhete de avião para destinos surpreendentemente inimagináveis. O meu filho decidiu ir viver para “Guadeloupe”, a minha filha e genro foram do Brasil rumo às Caraíbas, também para estar com ele, e nós fizemos o mesmo. De um momento para o outro alinhámos todos pelo mesmo diapasão, pelo mesmo fuso horário.

Paris – Poin-a-Pitre – 9h de avião e lá aterramos em terras “del Caribe” .

Curiosamente “Guadeloupe” é território ultramarino Francês e, como tal, a moeda é euro e só se fala Francês –. Europa nas Caraíbas – he he, quem diria? Ir para as Américas munido apenas de cartão de cidadão.

Pouco confiante de uma europa nas Caraíbas fui consultar o Doutor Google para descobrir para que lugar estranho e inóspito me estava a família a puxar. Para ser sincero não me estava a atrair, mas ...... “Guadeloupe” aqui vou eu.

A ilha tem a forma de uma borboleta, toda ela bastante verde e rodeada de um mar com vários tons de “esmeralda”, lindíssimo. A ilha tem à sua volta uma barreira de corais que dão uma transparência e coloração às águas como só imaginamos em filmes.

A forma de borboleta que a ilha tem, no fundo, são duas ilhas conhecidas por Basse Terre e Grande Terre, distanciadas por poucos metros entre si e ligadas por duas pontes que dão a ilusão de ser uma só.

Embora estas ilhas estejam muito próximas uma da outra têm uma orografia muito diferente. A primeira, “Basse Terre”, de origem vulcânica com 838 km2, é a maior e a mais montanhosa das duas, tem praias de areia branca e outras de areia preta banhadas por águas cristalinas, o seu interior é composto por uma vegetação bastante densa e com várias cascatas onde podemos tomar banho em perfeita segurança, pois por incrível que pareça não tem bichos nem cobras nem aranhas nem nada desses predadores que uma selva tropical costuma ter. Achei fantástico poder caminhar descalço pelo meio da selva sem preocupações. Nunca me tinha acontecido. Na sua parte mais alta existe um vulcão ativo que pode ser visitado desde que o tempo o permita. Nós não tivemos essa sorte, pois durante a nossa estadia esteve sempre nublado à sua volta, não permitindo uma visão clara do mesmo.

A segunda, “Grande Terre”, com 595 km2, é de calcário e plana, também de vegetação bastante densa, com praias só de areia branca rodeadas das mesmas águas cristalinas.

Resumindo: clima tropical com temperatura média de 28º, montanha e praias com a temperatura de água a 26º, transparente, ideal para fazer “snorkeling” e mergulho, ondas para surfar e tudo isto sem animais predadores à volta. “Guadeloupe” transformou-se numa agradável surpresa.

Seguem várias imagens de atividades que  ilha nos proporciona tanto em terra como no mar. A imagem diz-nos mais que muitas palavras.

Exibições: 1889

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Ana Pinheiro em 28 Janeiro 2015 às 11:10

É um destino que ando a namorar há já alguns anos. Quer partilhar contactos de hotéis e preços de voos, Pedro?

Comentário de Ana Maria Cano Meira em 28 Janeiro 2015 às 11:01

Estive lá e é realmente um sonho. Só de olhar as fotos fico com uma saudade imensa.

Comentário de Marina Soares em 23 Janeiro 2015 às 16:05

Que bela maneira de deixar uma pessoa roída de inveja, Pedro! Adorei as fotos todas, mas aquela cascata no meio da Selva é que ficou a chamar por mim. Podia-se tomar banho?

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Março 2024
DSTQQSS
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço