CULTURA: d'Formação em festa - Inscrições abertas!

 Há vinte anos, exactamente por esta altura, iniciava a sua actividade uma escola de música tradicional, sob a forma de associação cultural, como base para o desenvolvimento de novos públicos. Nesse Setembro de 1995, numa Águeda ainda muito fechada sobre as suas próprias tradições, davam-se os primeiros sinais de atenção à diversidade. Daí para cá, não houve Setembro que não trouxesse novidades, com o lançamento da oferta formativa da d’Orfeu. Eis, a celebrar vinte anos pujantes, as propostas da d’Formação para 2015/2016!
 
A d’Formação retoma anualmente a sua actividade formativa, estando já abertas as inscrições para o primeiro trimestre (Outubro - Dezembro), com uma ampla oferta de cursos regulares, cursos pontuais e workshops nas áreas de Música, Teatro, Cultura e Técnicas, dirigidos a todas as idades e a qualquer nível de aprendizagem. No novo ano da d'Formação, prossegue a vontade de proporcionar um ensino artístico plural e acessível a todos, abrangente e adaptado aos diferentes interesses e níveis dos seus formandos. Neste sentido, a oferta curricular é vasta, transversal e complementar entre si.
 

Setembro é o mês de inscrições para mais um ano lectivo da d'Formação (2015/2016): Acordeão; Bateria; Baixo Eléctrico; Bandolim; Canto; Cavaquinho; Clarinete; Concertina; Contrabaixo; Flauta Transversal; Gaita de Foles; Guitarra Acústica; Guitarra Eléctrica; Guitarra Portuguesa; Percussão; Tradicional; Piano; Saxofone; Viola Braguesa; Violino; Formação Musical. Ao longo de todo o ano lectivo está aberta a possibilidade de se ampliar a oferta a outros instrumentos, de acordo com o interesse manifestado pelos formandos. Qualquer aula pode ser dada em regime Individual, Naipe(classe de conjunto do mesmo instrumento) ou Tocata (classe conjunto diferentes instrumentos). Este ano, retomar-se-á a atribuição de Bolsas EMtrad', destinada a jovens interessados em aprender um instrumento mas sem condições financeiras para o fazer. O período de candidaturas será brevemente anunciado.

opÁ! - orquestra percussiva de Águeda - mantém a sua actividade formativa de carácter social e comunitário em estreita relação com as IPSS, escolas e associações do concelho de Águeda. Este é um projecto que tem vindo a crescer nos seus dois anos de existência e conta, para além da participação dos parceiros envolvidos no ano passado, com novas parcerias que permitirão o alargamento desta rede percussiva comunitária. Paralelamente ao trabalho desenvolvido nas IPSS, escolas e associações do concelho todos os adolescentes e jovens, entre os 10 e os 18 anos, que desejarem fazer parte deste projecto, poderão inscrever-se a título individual numa sessão semanal aberta ao público. Para fazer parte desta rede percussiva contactar através do e-mail opa@dorfeu.pt.

Na d'Formação Teatro continua o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Teatro (para adultos) e na Expressão Teatral (para jovens dos 12 aos 16 anos) abordando diversas técnicas de expressão corporal e vocal. Nas expressões Artísticas (para crianças dos 4 aos 6) são exploradas as técnicas teatrais associadas à música e às artes plásticas num atelier experimental.

No domínio técnico, o sucesso e reconhecimento da qualidade destas formações ao longo dos anos permitem avançar para a realização da 10ª edição do Curso de Som, uma abordagem teórico-prática sobre a produção técnica e o registo áudio de um espectáculo, e do 5º Curso de Iluminação, que aborda as várias etapas a ter em consideração na iluminação de cena de um espectáculo.A formação externa tem vindo a ganhar expressão sobretudo nas formações musicais realizadas em Infantários, Instituições e Agrupamentos de Escolas do concelho de Águeda com conteúdos pedagógicos diversificados, adaptados, criados especificamente para cada contexto.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail dformacao@dorfeu.pt, no sítio www.dorfeu.pt/dformacao, pelos telefones 234603164 / 934623775 ou presencialmente na d’Orfeu, no horário habitual de atendimento 9h30-12h30 e 14h00-18h30. A nova oferta formativa está lançada. Há vinte anos, com passos simples. Agora, futuro compassado. A actividade da d’Formação é a primeira das 20 iniciativas que marcam os próximos meses, celebrando os 20 anos da d’Orfeu! 
OFERTA FORMATIVA 2015/2016
Os 20 anos de uma escola de cultura!

Exibições: 95

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Março 2024
DSTQQSS
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço