CULTURA: A morte do Inverno e o nascimento do Verão comemorada à maneira Celta ...

Há uma qualquer matriz de identificação entre nós, portugueses, dignos e orgulhosos ocupantes das terras da Lusitânia Romana, e a pagã cultura do norte da Europa. Particularmente da Bretanha. É apenas natural e compreensível essa identificação, afinal porque aqui passaram todos os grandes povos e culturas da Europa Pré Romana. Seja como for, um pouco à imagem do que acontece actualmente com a cultura anglo-saxónica, também a ideia que temos desses longínquos tempos em que a ligação com o divino se fazia em roda, de pés assentes na terra e onde se jurava obediência aos elementos, surge hoje impregnada de influências de uma cultura dominante que, humildemente admitamos, não é a nossa.

Verdade seja dita, gostamos de nos entender como parte celtas. Como sendo possuidores de uma parte de tudo. Por nos sentirmos assim, por termos esse traço antropológico, cultural é que Fernando Pessoa, e os quinto-imperistas, nos entendem a nós portugueses como um Povo diferente. Talvez mesmo eleito como se dizem os judeus. Mas isso são outras discussões.

Importa sim o seguinte. Importa dizer que dizem aqueles que se dedicam ao Druidismo  e à prática Druídica, entendem os dias de hoje como o período do Renascimento desta forma de entender o Mundo e a Espiritualidade.

Importa saber sim é que chegou agora a Portugal a Ordem dos Bardos, Ovates e Druídas, criada em 1964 por um professor de Cambridge. E que para o próximo Domingo, 01 de Maio, está agendada para Sintra, na Casa do Fauno, a cerimónia que marca o inicio das celebrações druidas do ano. Beltane, ou O Fogo de Bel. Cerimónia que, para lá da homenagem à Natureza e suas forças, trata-se da celebração do inicio da renovação.

O Beltane marca o “nascimento” do Verão e a “morte” do Inverno. É um festival, uma celebração ligada à fertilidade. Tradicionalmente, durante o Beltane eram acesas fogueiras onde se queimavam, como oferendas, totens e animais de modo a que o poder do fogo fosse passado ao rebanho e à comunidade. Há registo ainda de quem saltasse sobre as fogueiras para que esse mesmo poder os enchessem de energias poderosas. Como que ritualizando a busca da protecção dos Poderes do Fogo.

Crentes, não crentes ou apenas curiosos, estão todos convidados para assistir ao primeiro Beltane que se realiza em Portugal. Em Sintra, na Casa do Fauno, Quinta dos Lobos, Caminho dos Frades. A partir das 15h, com o ritual a ter inicio às 16h. A entrada é livre.

 

 

 

 

Fotos propriedade da Ordem dos Bardos, Ovates e Druídas ( www.obod.com.pt )

 

 

 

 

Exibições: 567

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço