VIAGENS (lá fora): Rara Avis, uma experiência única!

O caminho antecipa, tal como num trailer, uma das melhores experiências de viagem da minha vida. Saímos da vila de Las Horquetas de Sarapiqui, às portas do Parque Nacional Braulio Carrillo, na Costa Rica.  Aqui, deixamos o excesso de bagagem e as pretensões citadinas, levamos apenas uma mochila bem protegida  da chuva e os 5 cinco sentidos em alerta.  

Calçamos botas altas de borracha. Sim, leram bem. Botas altas de borracha. E eu que pensava que uns chinelos de praia chegavam para qualquer país que abrace o mar das Caraíbas…

Espera-nos um tractor. Mas não era um tractor qualquer . Este “desfrutava” da  sombra de uma árvore carregada de carambolas enquanto aguardava que o grupo se vestisse a rigor para as horas e dias que se avizinham. Rodas gigantes e ainda sujas de lama levam-me a desconfiar da utilidade destas botas, 2 tamanhos acima!  A humidade corta a respiração e o coração pula com tudo o que me rodeia .

Iniciamos viagem . São apenas15Km mas que duram 3 longas horas por entre uma floresta densa e remota no interior costa-riquenho. Com solavancos constantes e fortes, vamos baloiçando ( e muitas vezes saltando) do banco corrido do tractor. Ao longo deste caminho longo de lama, pedras, declives, buracos,…o tractor é movido pela experiência dos seus condutores….Mas o imprevisto não deixa de ser a palavra de ordem,  sempre recebida com um sorriso. Chove, chove a cântaros como nunca vi chover. E percebemos o verdadeiro significado de “rainforest”. O tractor é  coberto por um oleado gigante aos retalhos : que não é mais do que os nossos impermeáveis, de diferentes cores e feitios, que todos vestimos na esperança vã de  nos mantermos secos. Tenho os olhos bem abertos tentando absorver cada gota desta folhagem, cada pedaço de terra, cada insecto diferente, cada tronco que se ergue na nossa direcção.

 

De repente, parámos. Mais uma vez e  apesar dos esforços de todos,  não é possível continuar viagem com todo o nosso peso. Não fazia ideia de quanto tempo faltava. Mas faltava muito. Saltámos todos do tractor e temos que seguir a pé pela floresta. “A pé?”, pensava eu. Olhava em meu redor e só via verde e tal como os arranha-céus nas cidades, este verde era alto, imponente e cobria tudo.

Andamos sem parar seguindo um dos ticos ( alcunha dada aos costa-riquenhos)  por entre trilhos feitos à medida e no momento. Respiro ofegante por entre a folhagem densa e quero correr porque a noite ameaça chegar em poucos minutos. Um passo em falso no caminho amolecido pelas chuvas fortes dos trópicos pode ser fatal. A cada minuto, mais deslumbrada por este manto verde e espesso. Oiço uivar, grunhir, zunir, rastejar…mas não sei de onde vêm os sons ou a que distância estão estes ecos da selva que sussurram à minha passagem.

Vislumbro na penumbra ao longe, um ponto de cor anil que parece aumentar na minha direcção. Fico imóvel.É gigante e transforma-se-num azul forte voando à minha volta. “É Morpho, a borboleta da floresta húmida”. Pousa na minha mão escondendo-a atrás das suas grandes asas cor de céu. Não consigo dizer uma palavra mas estou entupida de perguntas. As suas asas abrem e fecham esvoaçando qual bandeiras guias para o nosso caminho. Morpho é  apenas uma das guardiãs desta  Natureza, da verdadeira “Pura Vida”. Iremos encontrá-la muitas vezes ao longo da nossa viagem na Costa Rica.

Chegámos. É o coração de Rara Avis. Rara Avis Rainforest Lodge & Reserve. No meio da selva, longe de qualquer traço de civilização.”

 

 

Cabanas de madeira equipadas com o mínimo”…é o que diriam os  olhos urbanos pouco treinados.  A riqueza e a abundância são, contudo, evidentes a qualquer ser vivo.Não há electricidade nas cabanas onde dormimos. Apenas na área comum de convívio e refeições.

O luar ilumina a vegetação luxuriante. Não há sofás. Há redes que balouçam  com vista sobre as árvores. Não há sirenes, buzinas, multidão. Ouvem-se os cantos dos pássaros pela manhã, o zumbido de insectos luminosos ao entardecer, o rasto de todos os que fazem da selva a sua casa. À noite …o som da água que jorra sem parar torna-se ainda mais forte…ecoa por entre as madeiras e embala-nos o sono. Não tardava a descobrir…a cascata de Rara Avis.

 

Pela manhã e após um caminho improvisado por  troncos cortados e escorregadios pelo musgo,  envolta na mais densa vegetação, sou confrontados com esta oferenda da rainforest, a cascata de água límpida e fresca que cai numa baía paradisíaca protegida pela Natureza. O banho foi demorado como que num ritual tântrico onde queremos que o prazer nunca acabe.

 

A alegria de Rara Avis é contagiante. Juan Montoya dirige uma equipa de gente feliz, em perfeita comunhão com a Natureza, com sorrisos largos e que falam o  espanhol melodioso das Caraíbas.

Preparam refeições caseiras partilhadas por todos. No final das caminhadas na selva …da observação de aves ou mergulhos ... devoramos  as iguarias destes Chefs da Floresta e ficamos horas à conversa… com a  luz fraca de lanternas e tochas, um convite claro ao convívio e  troca de confidências.

A festa é improvisada ao som dos anos 80 e com cds antigos de Juan. Os viajantes dançam inebriados por este cheiro a terra molhada. Pela manhã, o cheiro a café parece atrair os colibris. Lindos e equilibristas batem asas com mestria para o pequeno almoço. É o amanhecer de Rara Avis.

Descubram a Costa Rica com a GAP ADVENTURES e

NÃO SE VÃO ARREPENDER . Rara Avis é apenas um dos muitos locais mágicos que vão descobrir em 16 dias de viagem!

http://www.gapadventures.com/trips/costa-rica-adventure/CRA/2011/ 

 

NOTA: Artigo publicado em Maio de 2011 e colocado novamente em destaque em Setembro de 2015

 

Exibições: 2886

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Sonia Cabral em 15 Junho 2011 às 18:58
E claro, como bom amiguinho  trouxeste-me um iman todo giro!!
Comentário de Sonia Cabral em 15 Junho 2011 às 18:57
Carlos, por acaso foste tu a primeira pessoa que me falou da Costa Rica! Lembro-me perfeitamente das fotos dos vulcões! Impressionante!!!
Comentário de Carlos Robalo Marques em 15 Junho 2011 às 17:57

Ah, Costa Rica. Já estive em S. José. Durante uma semana choveu sempre entre as 14.00h e as 17.00h (aproximadamente). Antes e depois sol. E claro, assim aconteceu num dia de passeio pela rain forest. E os vulcões?

Voltava lá se a oportunidade surgisse....

Comentário de Milene Cabral em 15 Junho 2011 às 17:33

Tens toda a razão Humberto e partilho esse sentimento de cada lugar com algo especial. Infelizmente não conheço o Oriente e tenho muita pena...o mais a oriente foi mesmo na Turquia que amei.Mas esse também é um dos meus objectivos!

Comentário de Humberto Ruaz em 15 Junho 2011 às 17:08
Concordo contigo mas, como sabes...todos os lugares têm um fascínio e uma energia muito peculiares (uns mais que outros, é claro). Caso não conheças, tenho a certeza que irias amar o Oriente - bem sei que são mundos completamente diferentes mas...prepara as malas! Abç
Comentário de Milene Cabral em 15 Junho 2011 às 16:29
ai Humberto.....obrigadaaaaaaa......que sonho...também quero ir!!!! este é sem dúvida, o meu Continente. adorava ver e conhecer tudo.
Comentário de Humberto Ruaz em 15 Junho 2011 às 16:27
Milene, obrigado pela partilha. Este país, juntamente com a Guatemala (que me fascina), será qualquer dia um destino a descobrir. Por agora, nesse continente lindo, ando a tomar balanço para percorrer de carro o Uruguai, Argentina e Chile - ir por um lado e vir por outro - já faltou mais! Abraço
Comentário de Sonia Cabral em 15 Junho 2011 às 15:33
By the way, Cris...se lhe pagares bem, acho que ela escreve um roteiro das tuas viagens...as fotos absolutamente maravilhosas ja tu tens!!
Comentário de Sonia Cabral em 15 Junho 2011 às 15:30
Eu diria mesmo um mergulho excelente numa cachoeira linda da Costa Rica!!
Comentário de Joana Gouveia em 15 Junho 2011 às 14:40

Bom mergulho!!!

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Março 2024
DSTQQSS
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço