Há dias via uma entrevista com o Mário Augusto em que ele dizia que é impossível apontar o filme da nossa vida, pois são tantos que não dá para escolher apenas um.

 

E se vos pedir três?

 

Aproveitando que os Óscares  se aproximam, e que esse é um dos pontos altos do cinema internacional - se não o mais alto - gostava de propor que escolhessem até três filmes que vos tenham tocado ao longo da vossa vida e que comentassem um pouco sobre ele.

 

Vá lá! Sempre é mais fácil que escolher só um;)

Exibições: 2067

Responder esta

Respostas a este tópico

Eh pá...tou com o Mário Augusto...isto para mim é uma tarefa quase impossível!

Depende de tanta coisa... Os filmes tocam-nos dependentemente da idade que temos, da fase em que nos encontramos, do dia em que o vemos, do estado de espírito com que estamos e até da companhia que temos ou não para o vermos...

Enfim... Tenho a leve sensação que hei-de voltar a esta discussão e responder umas quantas mais vezes a esta pergunta... É batota? *Glup* É que isto é mesmo complicado!!!

Bem...ok...aqui vai...e a ordem é indiferente...

- "Bela e o Monstro"...lol...porque foi o meu 1º filme de desenho animado preferido e vi-o vezes sem conta, além de saber as músicas de trás para a frente e sonhar com o Monstro como a minha cara-metade lol;

- "África Minha"...porque adoro filmes que tenham mulheres que desempenhem um papel cuja personalidade me atrai. Amo a banda sonora e as paisagens...nem comento. Excelentes interpretações de Meryl Streep e Robert Redford;

- "Laços de Ternura"...porque é um filme real, simples mas cheio de emoções com excelentes interpretações e que me faz chorar baba e ranho cada vez que o vejo!

É, eu admito que é difícil escolher apenas três de tantas películas que nos marcaram ao longo da vida. Mas também já seleccionei os meus:

 

Por ordem cronológica:

 

"A Pequena Sereia" - parece que a Disney está em grande por aqui, não é Inês?;) Sempre fui viciada em cinema e TV e "A Pequena Sereia" era o meu vício mais especial, de entre as resmas de filmes da Disney que via. Sabia as falas e as músicas do filme inteiro. Algumas músicas ainda sei cantar até hoje;)

 

"Cinema Paradiso" - É a mais pura definição de "Cinema" na minha opinião. A história é singela e sobre a estrela principal, o Cinema, é um argumento simples mas muito tocante e tem a minha banda sonora favorita de todos os tempos, da autoria do genial Ennio Morricone.

 

"Meet Joe Black" - com os brilhantes Brad Pitt e Anthony Hopkins. Um passeio da morte pelo mundo dos mortais, o qual deseja descobrir melhor e onde acaba por ceder ao maior sentimento comum a todos nós, mortais: o Amor! Óptima banda sonora também;)

“Les Uns et Les Autres” . Enquanto o mundo batalhava entre si durante a Segunda Guerra Mundial, quatro famílias de distintos países - Estados Unidos, França, Alemanha e Rússia - cruzam-se em circunstâncias históricas e unem-se através da dança e do drama. Este clássico decalca o Bolero de Ravel, que eu adoro, com uma coreografia marcante de Jorge Donn em pleno Trocadero parisiense.

“A Vida é Bela”, um filme Excelente! Que nos faz olhar a vida de forma diferente. Protagonizado de forma brilhante por Roberto Benigni. Na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial, Guido, filho de judeus, é mandado para um campo de concentração, juntamente com seu filho, o pequeno Giosuè. Guido é um homem simples, inteligente, espirituoso e um pai amoroso, graças a isso consegue fazer com que seu filho acredite que ambos estão a participar num jogo, sem que este perceba o horror no qual estão inseridos.

“August Rush” mexeu comigo, achei-o muito intenso. Neste filme, um carismático jovem guitarrista irlandês e uma deslumbrante jovem violoncelista conhecem-se e apaixonam-se numa noite em Nova Iorque. Pela força das circunstâncias, estes são separados pelo destino e para trás fica um filho tornado órfão. Anos mais tarde, a criança, com dotes notáveis para a música, apelidada August Rush, tudo fará para encontrar os pais de quem foi separado à nascença.

O cinema pode ser um reflexo da vida real, uma partilha, ou simplesmente um acto criativo, mas  quase todos os filmes têm a sua mensagem se reflectimos bem sobre os argumentos. Marcaram-me imensos, e continuam a marcar, pois em cada momento da nossa vida podem ter influência ou não, depende tembém do contexto em que nos encontramos.

Aproveito para deixar o meu obrigado ao criador do cinema e seus seguidores, pelas maravilhosas viagens que me fazem viver a cada bom filme que assisto.

 

E deixo aqui os 3 primeiros que me vieram á cabeça e por ordem cronológica.

"Música no coração" - A história de uma familia numerosa e cheia de regras que descobre a felicidade na música e na partilha de experiências. Um filme que me ocoupou horas da minha infância, pois vi mais de 100 vezes. Pois também eu sou a oitava filha de um grupo de 2 rapazes e 6 raparigas e muitos dos nomes daquelas crianças são também nomes dos meus irmãos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

"Cinema Paraiso" - A simplicidade do processo cinamatográfio no inicio dos seus tempos. Uma história diferente e que me marcou a juventude.

"A lista de Schindler" - Um filme excelente. Horas presa com imagens a preto e branco, o pormenor da criança em destaque, a visão dos sentimentos de guerra. Lindo! Parabéns ao produtor!

 

Tenho vontade de fazer o mesmo que a Inês, vir aqui fazer batota e responder várias vezes :) pois é uma tarefa ao estilo de Hércules.

Mas tentando, com pesar, condensar em 3 títulos, aqui vai:

In the mood for love de Wong Kar-Wai – Um dos filmes mais perfeitos que vi. Visualmente é de uma beleza extraordinária, tem uma fotografia de arrepiar, uma banda sonora magnífica e a história é tratada e filmada com a subtileza de um verdadeiro mestre.

 

Breakfast at Tiffany’s- Pela grande interpretação de uma das minhas actrizes favoritas, Audrey Hepburn, pela sublime banda sonora de Mancini, a destacar a bonita canção “Moon River”, pela magia da cidade de Nova Iorque.

 

Match Point – Num registo não tão comum no universo de Woody Allen, do qual será sempre difícil para mim escolher um favorito, pelo argumento fortíssimo e pela interpretação de Scarlett Johansson.

 

pulp fiction, a vida é bela, into the wild

 

se queres so um escolho o 1º pela dinamica de historia enredo fotografia realização para o ano 99. mudou a hist. do cinema e eu amo qq daquelas personagens pq n sao tipicas. n ha uma q eu me identifique e respeito todas! banda sonora bang bang if i know what i mean! kill me and i love! PF FOREVER

O desafio é difícil, mas qual é a graça afinal de um desafio fácil?

 

Para chegar aos filmes da minha vida, vou buscar os realizadores da minha vida, aqueles que me arrastam até à sala de cinema sem saber sequer o nome do filme, resumo ou crítica.

 

Vamos então por partes:

 

De Alfred Hitchcok – Não é o mais arrepiante, mas tem um charme imbatível: “A Janela Indiscreta

 

De Woody Allen – Podia apontar “Annie Hall”, “Manhattan”, “Os Dias da Rádio”… mas não vale a pena ir tão longe, se o mestre continua a dar cartas geniais, como em “Match Point”, 2005.

 

De Pedro Almodóvar – “Volver”, para citar só um…

 

E agora chegam os remorsos. Então e o Clint Eastwood? E a Sofia Coppola? E os irmãos Coen? E o Spielberg? E o Nanni Moretti? Vou só ali colocar um bigode e um nariz postiço e já volto com novas propostas…

Pulp Fiction, Crash e Lion King <3
Mystic River, Black Swan e Match Point!!

Bem, bem...isto é realmente difícil!

Acho que vou optar pela estratégia da Ana Pinheiro: ordenar por realizadores! Três realizadores, três filmes...que dizem?!

 

Christopher Nolan: "The Prestige", "Memento" e o mais recente "Inception";

Darren Aronofsky: "Requiem for a Dream", "The Fountain" ou o candidato a Óscar "Black Swan";

Tim Burton: "Nightmare Before Christmas", "Corpse Bride" ou "Alice in Wonderland".

 

São tantos que me perco...vou-me embora para conseguir manter o 3/3 como anunciado!

Pois, a verdade é que esses filmes são tão bons que é impossível considerar batota;) Boas sugestões!

Olá hihihi  :-D

Oh pá...eu disse que ia voltar, mas vá eu vou responder à pergunta levemente alterada...vou dizer 3 dos filmes mais comerciais

que marcaram a minha juventude, aqueles que vi e Revi e REvi e REVi e REVI E REVI com as amigas porque mesmo assim

houve muitos mais...

- "Dirty Dancing"...quem é que não gostava de aprender a dançar com o Patrick Swayze e fazer vezes sem conta aquele passo

dentro de água hehehe...excelente banda sonora!

- "Point Break" - Ruptura Explosiva...Meus Deus...também com o Patrick Swayze e o Keanu Reeves. Se não sabia que

desporto queria praticar na altura, depois de ver o filme, achava que só o Surf é que era fixe! ;-p

- "Top Gun" - Ases Indomáveis com o Tom Cruise...I FEEL THE NEED, THE NEED FOR SPEED!...Com a música linda "Take

My Breath Away" dos Berlin...

Responder à discussão

RSS

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Março 2024
DSTQQSS
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço