Tenho alguns, poucos, talvez muito poucos, prazeres na Vida. Verdadeiros prazeres, digo. Este é, muito provavelmente, um dos mais elevados e por certo entre aqueles que poderão, em ocasiões, ser tidos como dos mais social e politicamente correctos. Falo de música. Preciso tanto de música o quanto necessito de oxigénio para viver. O mesmo acontecerá com algumas outras coisas. Mas a música é muito do ar que respiro.

Mentiria se afirmasse que lamento não saber tocar um único instrumento. Não lamento …

 

 

 

… nem tenho a aspiração em poder vir a fazê-lo. Não sei nem mesmo tocar os tradicionais e aparentemente pouco complicados, ferrinhos. Mas tenho um respeito enorme por todos os que o conseguem fazer. Respeito-os pelas harmonias que criam. Pelos poemas que orquestram. Pelas janelas que abrem para o Mundo, para outras realidades, outros olhares, outros entendimentos e que nos oferecem através da música.

 

 

Respeito também e por demasiado todos os meus colegas editores e nunca teria a coragem ou ousadia de criticar as palavras de qualquer um. Avidamente, uns mais que outros (não sou hipócrita ), leio os artigos que tão generosamente nos trazem. As sugestões que apaixonadamente partilham com todos os que visitam o MyGuide. Mas aquilo que aqui ouso trazer é uma proposta absolutamente vergada à minha subjectividade. Algo cuja validade é tão discutível como a eterna questão do ovo e da galinha.

Aqui estão algumas das "ferramentas" que tenho utilizado para me abandonar, e explicarei mais à frente. De um modo mais simples, entenda-se, porque também o é, este como um artigo de sugestões musicais. Desde logo porque a esmagadora maioria do que aqui está presente são trabalhos editados quer no presente ano de 2011 quer no último ano de 2010. Tudo mais ou menos recente, por assim dizer.

Mesmo assumindo esta natureza, permita-me, como não me arrogo de especialista na matéria – nem em qualquer outra sejamos francos – não enfada-lo com apreciações mais ou menos técnicas acerca daquilo que ouve. Se está bem escrito, bem tocado, etc … Também não lhe irei massacrar com aquele fundado conhecimento – porque também não o tenho – característico daqueles a quem cabe apresentar-nos, a nós público, os mais recentes trabalhos deste ou aquele artista. Coisas como o ano de formação das bandas, quem são os seus elementos … enfim banalidades a meu ver. Importa sim, saber se gostamos daquilo que estamos a ouvir. O resto … o resto são vozes de burro. E nesta altura estou um pouco farto de gente que se advoga possuidor de umas quaisquer propriedades que lhes permitem pensar por mim. ( Sei que este comentário foi um pouco puxado mas perdoem-me-no )

 

 

Mas aquilo que consigo caro leitor, me proponho fazer é leva-lo durante os próximos minutos, se a sua paciência não faltar e o engenho o me permitir, a uma rápida viagem, a um rápido olhar para dentro daquilo que sou. Porque a música reflecte muito daquilo que somos e quem somos.

Entenda-o se quiser como uma proposta para uma banda sonora para ouvir durante a sua deslocação a qualquer um dos próximos locais, eventos que escolherá para nos trazer. Desde já peço-lhe perdão por esta ousadia mas entenda que quem escreve estas linhas e lhe dá a conhecer – para os que ainda não conhecem - o que aqui está em “airplay”, fá-lo por respeito a si e por amor à música.

 

 

Já percebeu o leitor que não será neste artigo o local onde encontrar maravilhosas fotografias, espelhos de não menos fantásticos espaços ou gentes. Não será também aqui o local onde encontrar aquela sugestão que como caída do céu lhe desperte a ousadia de por momentos suspender o quotidiano da vida e aventurar-se em apenas Viver. Sim Viver de modo completo. Nem que por apenas um fim de semana. Ou apenas por um par de curtas horas. Que me perdoe o leitor mas não será no meio destas linhas onde poderá encontrar tal lugar. Tal espaço. Tais gentes. Posso aconselha-lo onde o pode fazer. Aqui mesmo no MyGuide. Em outros artigos de outros colegas editores. Mas, lamentavelmente, não será aqui. Aqui, e essa é a dimensão das "minhas ferramentas" de que lhe falava há pouco, aqui trago-lhe, assumo-o e comprometo-me a cumpri-lo, outros espaços. Outras dimensões não menos notáveis. Trago-lhe música. Apenas música. Aceito não ser esta uma escolha que possa ser considerada honesta já que a escolha é pessoal. São apenas alguns dos catalizadores que tenho usado e abusado nos últimos tempos quando quero transporta-me para outros espaços que me arranquem momentaneamente ao meu quotidiano. Usos para andar num registo de "daydreaming".

Trazer-lhos aqui obedece apenas a subjectivos critérios. A minha preferência, a vontade em partilhar, a tentativa de o fazer da melhor forma possível e a admissão do modo com me ajudam a transportar-me, a abandonar-me em direcção a diferentes destinos, se quiser, mais metafísicos. Mas nem por isso menos vibrantes que uma qualquer maravilha natural.

 

 

Na tentativa de levar a cabo um “artigo musicado”, lembrei-me que num futuro não muito longínquo, assim o esperamos, será possível por exemplo aqui no MyGuide, ao lermos acerca de uma inspirador passeio numa qualquer floresta, sentirmos os aromas, ouvirmos os sons, enfim como que transpormo-nos até esse local de um modo um pouco mais que virtual. Eu, pessoalmente, acredito que esse momento chegará. Resta-nos saber se ainda por cá estaremos para podermos assistir a tudo isso. Seja como for, mesmo que já cá não estejamos – batendo na madeira três vezes – há algo, se Justiça existir então, que ninguém nos poderá tirar. Seremos sempre olhados e tidos como pioneiros. O que convenhamos já não é nada mau. Nada mau mesmo.

 

 

Não quero de forma alguma tomar muito mais do seu tempo. Sei que aquilo que acabo de fazer tem uma natureza egoísta e respeito-o demasiado para abusar da sua gentileza. Já lá vão seis novas músicas e outros tantos álbuns novos para descobrir. Se isso for de sua vontade. Antes de terminar deixo apenas mais dois pares de sugestões que, justiça seja feita, não muito recentes mas totalmente merecedoras de constar na tal banda sonora.

 

 

Parece-me chegado o momento em que devo explicar, justificar o porquê destas linhas e deste artigo.

Confesso-me grande entusiasta do artigos aqui publicados e particularmente do conceito por detrás do MyGuide mas, pessoalmente, parece-me tão importante o caminho como o destino. E muitas vezes é o caminho que nos prepara para o turbilhão de sensações, emoções e sentidos que somos alvos quando chegados. Estas são algumas das minhas preparações. São algumas das minhas companhias nesses caminhos rumo a um qualquer ponto do País. Desafio-o a deixar nota das suas.

 

 

Momento mea culpa. Foi a primeira coisa que me lembrei de pôr nesta sugestão e depois quase acabavas por ficar de fora. Ainda por cima vão estar em Portugal no próximo mês de Junho. Dia 15 de Junho, no Meco. No Super Rock. Fica ainda nota. Já confirmados Arcade Fire, The Strokes, Artic Monkeys, Portishead e Beirut. Numa palavra ... imperdível.

 

Na impossibilidade de poder agradar a gregos e troianos, resta-me a esperança de ter-lhe dado a conhecer apenas uma nova música que considere merecedora de mais e melhor atenção sua. Se assim for ... já ganhei o dia. Boas e grandes viagens e maiores experiências a todos. E claro, boas preparações ou como quem diz ... boas bandas sonoras.

Despeço-me com isto.

Exibições: 183

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Fernando Emmes em 11 Abril 2011 às 10:36

Inês,

Antes de tudo o mais ... MUITO OBRIGADO.

A ideia de que cada um é um pequeno Mundo, um pequeno Universo é bem verdade e por vezes, talvez demasiadas, damos connosco a pensar, e acreditar, que o nosso é um pouco à parte. Estranho. Incompreendido. Não falo de desvaneios juvenis mas de sensações reais. A dificuldade que se tem em encontrar quem fale a "mesma linguagem".

Confesso que as tuas palavras são "soulwarming". Por isso, e como o meu muito obrigado, deixo-te um presente se me permites. Dos mesmos rapazes que gostaste, The National deixo-te isto. Vais adorar de certeza. E é curioso porque esta manhã, mesmo antes de ler o que tinhas partilhado estava a ouvir-lo em repeat. Aqui fica.

Outra prenda mas esta podes dar a ti mesma.

The National, no Campo Pequeno em Lisboa a 24 de Maio.

Obrigado Inês, Enjoy

Comentário de Inês M.C em 9 Abril 2011 às 17:55

Fernando...

Nem sei por onde começar...

Não que me tenhas perguntado nada directamente lol, mas como pertencente à comunidade MyGuide, a verdade é que à medida que lia o teu artigo tinha vontade de te dar feedback relativamente a vários assuntos que ias falando.

Primeiro de tudo, ADOREI o teu artigo e a tua partilha...

A música faz parte do meu dia, desde que acordo a que me deito e quando não tenho Mp3, rádio no carro ou outro instrumento qualquer que a toque, ela não pára na mesma dentro de mim... Acho que tenho banda sonora para todos os momentos importantes da minha vida, quer para quando acontece alguma coisa ou para quando estou a recordar alguma coisa...

Li o artigo, quase como se fosse uma página arrancada de um "diário" teu e isso é muito fixe, pelo menos para este lado...para quem está a ler...

Adorei as tuas escolhas musicais...não conhecia todas as músicas e das que não conhecia, AMEI a "Fake Empire"....

Acho que aquilo que iniciaste podia ser um bom tema para discussão...porque não falarmos das músicas que nos tocam que nos dizem alguma coisa e explicarmos um bocadinho porquê...

Partilharmos o nosso gosto musical, não tem que ser uma imposição, mas sim algo que se dá a conhecer ao outro para alargarmos os nossos horizontes, senão estamos sempre a ouvir as mesmas coisas, a ir aos mesmos restaurantes, a passar férias nos mesmos sítios e a ficar nos mesmos hotéis....

Acho que a ideia do MyGuide também passa por explorar e descobrirmos o que está para além do que já conhecemos...

Por isso, obrigada Fenando....

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço