GASTRONOMIA: Mercearia Marmelada à Fatia - Um espaço a não perder

No Bairro da Encarnação há uma mercearia que marca a diferença. Um espaço a fazer lembrar coisas de outros tempos mas com um toque moderno.

Logo à entrada somos recebidos por candeias, velas, plantas e flores, uma foto da família e, com o nome da mercearia: Marmelada à Fatia - a mercearia de outros tempos, a lembrança de outros sabores.

Para os mais atentos fica também o enquadramento deste projecto: "Lembro-me do tempo em que a minha avó me levava a comprar marmelada à fatia. Pelo caminho, através de histórias e fábulas, passava-me os seus valores e a sua experiência de vida. São memórias que guardo com carinho, que procuro partilhar com os que me estão mais próximos e que também trago para esta loja. E “Marmelada à Fatia” é o nome que evoca essas recordações! Coisas de outros tempos que permanecem no nosso imaginário e queremos preservar. Aproveite, desfrute e partilhe connosco as suas próprias lembranças desses tempos."

Este projecto nasceu de um sonho e de uma paixão antiga pelo gastronomia portuguesa, pela qualidade dos produtos nacionais e pela riqueza da nossa cultura.

Pelo espaço encontramos objectos do antigamente, religiosamente herdados e guardados pelos proprietários.

O penico antigo da Avó está agora sempre recheado de flores, a panela de ferro da Mãe serve para colocar os guarda-chuvas dos clientes durante o inverno, os antigos copos redondos às cores, onde os nossos avós bebiam o aniz ou a amêndoa amarga servem agora para dar a provar aos clientes os licores que temos disponíveis para prova. As travessas antigas da Fábrica de Sacavém, de outra das Avós, serve agora para expor os deliciososo Pasteis de Nata de Chocolate e a óbvia marmelada. Vendida à antiga: em fatias e embrulhada em papel vegetal! A ginjinha é servida em copo de chocolate ou nas canecas de barro feitas à mão que sobraram do casamento dos proprietários. A mala que acompanhou o Pai até à guerra do ultramar serve de base à exposição de algumas garrafas de vinho tinto e de vinho do Porto. O antigo picador de carne, a leiteira do Pai quando ia às antigas vacarias dos Olivais buscar leite, uns pratos da Bisavó servem de decoração.

Por entre estas recordações encontramos produtos nacionais de grande qualidade, alguns com um toque inovador, que nos apelam a todos os sentidos: biscoitos artesanais, compotas, doces e geleias, mel, conservas (ovas, cavala, sardinha e atum), azeites e vinagres aromáticos, bombons, vinhos, licores chás, pão de Centeio e Broa de Milho de Lamego, queijos, enchidos, presunto fatiado na hora...

Além de tudo isto pode beber um café, comer um dos bolos disponíveis do dia, comer uma sandes tradicional portuguesa acompanhada por um copo de vinho, uma limonada, um refresco de café ou um chá gelado.

Este singular espaço proporciona e organiza alguns eventos como a Noite das Tibornas (já muito procurada e requisitada), lançamentos de vinhos, degustação de novos produtos e realiza mini feiras de produtos de diversas regiões do país com o intuito de divulgar um determinado produto ou produtor.  

Tem também disponível um catálogo de pastelaria, doçaria conventual e salgados para que os clientes possam realizar as suas encomendas e organizar um encontro com amigos ou família em sua casa.            

Tudo isto com um atendimento personalizado, dedicado em que se consegue estabelecer uma relação de confiança com o cliente. 

Estão a ser preparadas para breve novas surpresas e parcerias pelo que não deixe de acompanhar este projecto cheio de paixão, dedicação, positivismo e perseverança.

Deixo-vos com uma pequena referência a Ricardo Reis que nos acompanha desde o início:

 

Para ser grande , sê inteiro

 

Para ser grande, sê inteiro:nada

Teu exagera ou exclui.

Sê todo em cada coisa. Põe quanto és

No minímo que fazes.

Assim em cada lago a lua toda

Brilha, porque alta vive.

 

Marmelada à Fatia

Rua Circular Norte, nº 6B Bairro da Encarnação (Olivais)

1800-134 Lisboa

Loja: 937169294

Gerência: 933019003/937169291

Exibições: 2929

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Filipe Amorim em 15 Abril 2011 às 17:47
Uma casa que aposta principalmente nos valores tradicionais portugueses! Gostei!
Comentário de Administrador Transglobal em 13 Abril 2011 às 11:26
Óptimo. Para ficar perfeito só lhe falta o endereço, contacto e horários. Obrigado
Comentário de Administrador Transglobal em 8 Abril 2011 às 10:58
Bom dia! Não querem enriquecer este artigo com umas fotografias?

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Março 2024
DSTQQSS
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço