Horário: 11 Dezembro 2015 às 21:30 a 13 Dezembro 2015 às 18:00
Local: Teatro da Comuna, Lisboa
Rua: Praça de Espanha, junto ao Hotel Novotel.
Cidade: Lisboa
Site ou Mapa: https://www.google.com/maps/d…
Tipo de evento: teatro e dança, música, espectáculos
Sugerido por: Catarina Coelho
Última actividade: 9. Dez, 2015
Exportar para Outlook ou iCal (.ics)
“Boca a Boca: um solo para Gregório” será o primeiro espetáculo sobre Gregório de Matos, considerado por muitos teóricos o primeiro escritor nascido no Brasil (1636 – 1696), a ser apresentado em Portugal. A estreia está marcada para o dia 10 de dezembro, às 18h, no Instituto Camões, com entrada gratuita.
. Ainda na capital portuguesa, a peça fica em cartaz no Teatro da Comuna, a 11 e 12, às 21.30h, e a 13 de dezembro, às 18.00h, de onde retorna ao Brasil para iniciar a sua digressão nacional.
O preço dos bilhetes varia entre 5 e 7,5 €.
Com guião e direção de João Sanches, a peça procura realçar a importância do poeta baiano. Depois de ficar conhecido como “Boca do Inferno” e “Boca de Brasa”, pelas críticas ferozes e mordazes que fazia nas suas poesias à sociedade do século XVII, Gregório foi preso e enviado para o exílio em Angola. Conseguiu ser perdoado e regressar ao Brasil, com a condição de que morasse no Recife e nunca mais voltasse à Bahia, permanecendo até hoje banido da sua terra. “Queremos trazer Gregório de volta para a Bahia e mostrar o quanto ele é atual”, comenta Sanches. E ressalta: “queremos dar um solo para Gregório”.
Em cena, o ator Ricardo Bitencourt e o músico Leonardo Bittencourt promovem um verdadeiro recital em formato de concerto de rock’n roll. Entre declamações e narrações sobre a vida e obra de Gregório, a banda sonora integra canções que vão da banda norte-americana The Doors a Caetano Veloso, passando por Nirvana, Ramones, Novos Baianos e Gilberto Gil. “Gregório é rock’n roll puro, pois ele tem essa atitude roqueira da contestação. Isso sem contar que ele é POP – por isso, o repertório se vale de estrelas da MPB e do Rock internacional”, explica Sanches. Para Ricardo Bitencourt, o espetáculo é rápido, dinâmico e apresenta o texto de Gregório como grande protagonista. “Eu sou um agente do discurso do poeta e um porta voz da poesia dele”, explica, ressalvando que “são os eus líricos de Gregório que aparecem durante as declamações”.
O guião apresenta um conjunto de quarenta poemas ou trechos de poemas de Gregório de Matos, que são divididos não de forma cronológica, mas, sim, por temas, como a sátira de costumes, o sexo, a religião e a crítica ao Governo. Intercalando os blocos de temas, há pequenos comentários narrativos que contextualizam e associam aquela produção literária a momentos da vida do poeta. Com agilidade e no embalo do repertório musical, Ricardo Bitencourt divide-se entre o narrador e as múltiplas facetas do declamador.
A realização do espetáculo é uma parceria entre o Theatro XVIII e a Sole Produções, com o apoio da Funarte - Ministério da Cultura e Fundação Gregório de Matos juntamente com a Prefeitura Municipal de Salvador.
A cantora Daniela Mercury convida o público português a assistir à peça: https://www.youtube.com/watch?v=xXJfppcDuvs
O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.
Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.
Sabe tudo sobre o Myguide aqui
Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.
Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.
Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.
© 2023 Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações
Ativado por
para adicionar comentários adicione este evento "ESPECTÁCULOS: Boca a Boca - Um Solo para Gregório" à sua agenda
Entrar em MyGuide