DANÇA: Bouchra Ouizguen - Ha!

Detalhes do evento

DANÇA: Bouchra Ouizguen - Ha!

Horário: 20 Setembro 2014 de 21:30 a 22:30
Local: Teatro Virgínia, Torres Novas
Rua: Avenida São Sebastião
Cidade: Minde
Tipo de evento: teatro e dança
Sugerido por: Materiais Diversos
Última actividade: 17. Set, 2014

Exportar para Outlook ou iCal (.ics)

Descrição do evento

A loucura, com as suas explosões inadequadas e desconcertantes exibições de emoção, é ponto de partida para Ha!, um espectáculo onde a hipnose dá lugar ao espanto.

Inspirada pela poesia de Jalal ad-Din Rumi, o grande poeta persa e místico Sufi fundador da ordem dos Dervishes e pela relação que todos mantêm, corpo e alma, com as suas obsessões, a nova criação de Bouchra explora a loucura. Mas que loucura? De génio ou sábia? Comum ou sanguinária? Isoladora ou libertadora? Amorosa ou desesperada? Delirante ou insensível? Na Europa, os loucos são trancados, diferentemente da cultura árabe, onde têm o seu lugar na sociedade. As palavras que os categorizam são tantas quanto as curas – canto, dança e rituais místicos, trance ou xamanismo.

A peça evoca uma imensa variedade de tradições. Prosseguindo o processo que levou ao sucesso de Madame Plaza(2011), Bouchra partiu em viagem por Marrocos, estudando diferentes regiões e formas de expressão. A inspiração para a sua linguagem, trabalho de corpo e sonoro é apreendida através das pessoas que conhece, nas montanhas, no deserto, em escolas ou em bares: aquelas que nos assustam e que nos repelem; aquelas que são estranhas a todos e até a si mesmas; aquelas cujo silêncio nos perturba; aquelas cujas vozes revelam seres fracturados; aquelas cujos corpos se dobram para revelar uma alma fraca ou um coração magoado; aquelas que, pela intensidade da sua presença, denunciam uma vida vivida contra corrente.

Os olhos demoram a adaptar-se à escuridão. Exalações rítimicas que parecem humanas dominam o espaço: “hey, ho” soa a canto, a ordem, a rugido. À medida que as pupilas dilatam e as luz emerge lentamente, quatro figuras, brancas e pulsantes, tornam-se visíveis. As intérpretes de Bouchra são portentosas e tranquilas cantoras Aïta de meia idade, vocalistas de cabaret simultaneamente célebres e desprezadas pela sua tradição marginal à sociedade marroquina. A sua voz destemida, rítmica e melódica, oscila entre o grito e o lamento.

O quarteto entrelaça-se, braços e corpos suavemente acarinhando e curando, do berço ao túmulo. E assim continua, conjurando e purgando experiências que vão desde a expressiva sexualidade a evocações fantasmagóricas do Sufismo, num equilíbrio delicado entre beleza e insanidade, onde a hipnose dá lugar ao espanto. Todos os espectáculos requerem bravura, mas talvez o mais corajoso seja aquele que logra abraçar o silêncio. Ha! cria espaço com som e abraça a quietude como elemento-chave.

SÁB 20 Setembro | 21h30
Teatro Virgínia – Torres Novas
50min | M/12 | 6€

Caixa de Recados

Adicione um comentário

para adicionar comentários adicione este evento "DANÇA: Bouchra Ouizguen - Ha!" à sua agenda

Entrar em MyGuide

Vão a este evento (1)

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5 Jan.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2021   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço