Horário: 27 Julho 2016 a 11 Setembro 2016
Local: Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva
Cidade: Lisboa
Tipo de evento: exposições
Sugerido por: MyGuide
Última actividade: 23. Ago, 2016
Exportar para Outlook ou iCal (.ics)
Nas palavras do artista:
“A igreja de Santa Isabel, na freguesia de Santa Isabel em Lisboa, é como uma pedra preciosa guardada dentro de uma caixa escura com uma sombria tampa cinzenta. A luz que entra pelas janelas é largamente absorvida pelo tecto preto-mate, o que visualmente torna o espaço muito pesado, impedindo-o de respirar e desenvolver visualmente o volume desejado. De facto, a primeira impressão que o visitante tem é um pouco deprimente – sem dúvida o oposto do que era e é pretendido […].
O meu objectivo seria o de completar a intenção original do projecto arquitectural, substituindo o sufocante manto cinzento por um céu aberto. O espaço tornar-se-á muito mais acolhedor e forte e será mais apelativo à meditação. Em vez da presente cobertura sombria e fria, terá uma jubilante abertura para um céu cósmico. As cores do tecto ecoarão e complementarão as utilizadas nas paredes e continuarão a abrir-se de cores mais frias para mais quentes, talvez com um retorno final a um azul índigo para o mergulho no espaço profundo.”
Michael Biberstein
Falecido subitamente em Maio de 2014, Biberstein deixou incompleto o trabalho que vinha a desenvolver desde 2010: um céu de 900 m2 para o tecto da Igreja de Santa Isabel, em Lisboa. Mas a obra não careceu de acolhimento apesar do desaparecimento do seu criador: um comité artístico ficou então encarregue de acabar a obra, entretanto nomeada “O Céu de Mike”, com a colaboração da família do artista, do atelier Appleton e Domingos Arquitectos, o apoio da Santa Casa da Misericórdia e da galeria Jeanne Bucher Jaeger de Paris e as numerosas doações de mecenas estrangeiros para além da colaboração da Factum Arte.
Em paralelo com a abertura ao público do céu da Igreja de Santa Isabel, a 17 de Julho, a Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva, em colaboração com a galeria Jeanne Bucher Jaeger, organizou a exposição “Estudos para um Céu” onde se podem ver os estudos de Michael Bieberstein para este projecto, bem como uma maqueta do interior da Igreja à escala 1:75, criada pelo atelier Appleton.
Para completar, a Fundação vai também projectar o documentário de Fernando Lopes, “O Meu Amigo Mike ao Trabalho”, uma homenagem do cineasta ao seu amigo pintor. Filmado no atelier de Bieberstein no Alandroal, em 2008, foi também um dos últimos filmes de Fernando Lopes, falecido em 2012.
Projecção do filme:
Todos os Sábados e Domingos pelas 16h00, no Auditório do Museu. 17 de Julho a 11 de Setembro de 2016.
Michael Biberstein – Estudos para um céu
17 de Julho a 11 de Setembro de 2016
Fundação Arpad-Szenes Vieira da Silva.
O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.
Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.
Sabe tudo sobre o Myguide aqui
Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.
Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.
Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.
© 2023 Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações
Ativado por
para adicionar comentários adicione este evento "EXPOSIÇÃO: Michael Biberstein – Estudos para um céu" à sua agenda
Entrar em MyGuide