AR LIVRE: Solstício de Verão na serra do Marão desperta cumplicidades cósmicas

Detalhes do evento

AR LIVRE: Solstício de Verão na serra do Marão desperta cumplicidades cósmicas

Horário: 20 Junho 2014 a 21 Junho 2014
Local: Serra do Marão
Cidade: Vila Real
Site ou Mapa: https://www.google.com/maps/p…
Telefone: 914 223 837
Tipo de evento: feiras, festas, ar livre
Sugerido por: Notify - atelier de comunicação
Última actividade: 20. Jun, 2014

Exportar para Outlook ou iCal (.ics)

Descrição do evento

Testemunhar o amanhecer na serra do Marão, dando as boas-vindas ao Sol, é o propósito maior da comemoração do Solstício de Verão. Para 20 e 21 de Junho, a AETUR – Associação dos Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes preparou um programa especial, onde se destaca uma Queimada presidida pelo Padre Fontes.

O Solstício de Verão é a época do ano em que o astro-rei descreve a sua maior curva aparente e em que a terra atinge o expoente da sua energia vital. Evocando os rituais da cultura celta, os participantes vão ter a oportunidade de assistir a esse momento de comunhão cósmica, bem no topo da Serra do Marão. Haverá, ainda, um conjunto de práticas benfazejas, de rituais de purificação e de celebração.

Ao fim da tarde de 20 de Junho, os participantes serão recebidos no centro da vila da Cumieira [Santa Marta de Penaguião] e brindados com um Vinho do Porto. Seguir-se-á um passeio pedonal para recolher plantas medicinais, aromáticas e comestíveis.

As energias serão restabelecidas com um jantar temático na Quinta da Cumieira, pontuado pela Queimada do Solstício, sob a chancela do Padre Fontes, mentor do Congresso de Medicina Popular de Vilar de Perdizes e das 'sextas-feiras 13' na vila de Montalegre. A animação musical ficará a cargo do grupo de gaiteiros Os Roleses, que viaja de Urrós [Mogadouro].

Após um curto intervalo para descansar, o programa estende-se pela madrugada de 21 de Junho, com a colheita de água em sete fontes. A partida para a Serra do Marão está marcada para as 3h30, por isso, poderá ser útil inserir as coordenadas [41⁰14’54N, 07⁰52’55W] no GPS.

Assim que a linha do horizonte começar a ser invadida pelos tons alaranjados, decorrerá o cerimonial de saudação ao Sol e a purificação simbólica dos presentes. A reunião dos elementos da água, da terra, do ar e do fogo acontecerá ao som das gaitas-de-foles d’ Os Roleses.

Enquanto o olhar se deleita com a ondulação geológica, os participantes vão sentir a energia telúrica do Reino Maravilhoso de Miguel Torga. A jornada culminará com um pequeno-almoço servido no local para compensar o esforço da vigília.

As inscrições para o Solstício de Verão podem ser feitas através do e-mail geral@aetur.pt ou pelos telefones 914 223 837 e 934 092 472.

Caixa de Recados

Adicione um comentário

para adicionar comentários adicione este evento "AR LIVRE: Solstício de Verão na serra do Marão desperta cumplicidades cósmicas" à sua agenda

Entrar em MyGuide

Vão a este evento (1)

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5 Jan.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2021   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço