Sara Daniela Jorge Peralta
  • Porto de Mós, Leiria
  • Portugal
  • Artigos
  • Eventos em Destaque

Amigos de Sara Daniela Jorge Peralta

  • Erica Duarte
  • Editor MyGuide
 

Página de Sara Daniela Jorge Peralta

Sines

Enriquecida de recursos naturais a região do Litoral Alentejano apresenta uma excelente localização entre a área metropolitana de Lisboa e o Algarve. Esta apresenta 5 concelhos tais como Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém, Sines, que pertence ao distrito de Setúbal, e Odemira, que pertence ao distrito de Beja. 

 

O povoamento alentejano situa-se para sul do rio Sado e prolonga-se ao longo do Litoral Alentejano. Excluindo os centros urbanos onde a população habita em montes alentejanos.

 

O sobreiro é uma das árvores que dá à paisagem a marca mediterrânica. Já em Alcácer do Sal predomina o pinheiro manso, que rivaliza com o sobreiro. A abundância do ressequido é uma das características da paisagem. Os pousios podem durar sete anos o que favorece a criação de gado ovino.

 

 

O Mar foi uma presença constante na História do concelho de Sines, tendo sido berço do grande navegador Vasco da Gama. Desde a Pré-História até aos dias de hoje o mar e os recursos que daí advêm têm definido a economia, cultura, composição e conjuntamente a mentalidade dos povos locais.

 

 

Pode dizer-se que o período mais estudado da história de Sines é o romano, uma vez que foi nesta época que o concelho se definiu como centro portuário e industrial. Sines e a ilha do Pessegueiro tornaram-se grandes pólos do fabrico de salgas de peixe.

 

O complexo portuário-industrial criado no governo de Marcello Caetano em Sines, com o intuito de favorecer a Portugal autonomia em sectores como a energia e a transformação de matérias-primas, mudou particularmente o concelho. Contudo Sines tornou-se um pólo de imigração, com consequências no rejuvenescimento e diversificação da população.

 

Na zona sul ainda podemos encontrar pequenos grupos de pescadores que utilizam na pesca costeira uma jangada feita com canas onde lançam os covos (de arame) para a captura da navalheira, moreia e safio.

 

Quanto ao artesanato de Sines notamos a influência das actividades marítimas tradicionais, como se observa nas esmeradas miniaturas de embarcações típicas da região. A arte das rendas de bilros é uma das riquezas artesanais da região que tenta recriar o imaginário marítimo, também não podemos esquecer a produção de delicadas cestas de cana adaptado na utilização de matérias acessíveis.

 

Em Sines podemos ainda ver belas praias, o forte da região, o porto e muito mais.

 

Forte de Sines

 

Baía de Sines

 

 

Zona Portuária de Sines

 

 

Caixa de Recados

Você tem de ser um membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

  • Sem comentários por enquanto!
 
 
 

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5 Jan.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2021   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço