Uma das lendas da chanfana, remonta aos tempos das invasões francesas e conta o desejo de vingança às tropas de Napoleão.

Estamos sensivelmente nos anos 1810, quando as tropas de Napoleão, sofrem a grande derrota do Buçaco. Os militares franceses decidem então reagrupar-se e dirigir-se para Sul. Durante este tempo os militares maltrataram e saquearam as populações, roubando lhes para além de cereais, os animais.

Os povos serranos hábeis nas suas estratégias de defesa, decidem envenenar todos os poços e ribeiras de forma a matarem as tropas inimigas. Com medo de usar qualquer nascente de água, tem apenas disponível o vinho, para a confecção de alimentos. Os animais sobreviventes são na sua maioria caprinos, conhecidos pela sua resistência mesmo em zonas áridas e que optam por se defender nas terras altas.

Assim se inventou cozinhar a cabra velha em vinho e nasce a Chanfana.

Este é um prato indissociável da vivência destas gentes serranas, que tudo aproveitava, face às grandes dificuldades seem que viviam.

Ingredientes:

Carne de cabra

Vinho tinto

Alho

Azeite

Banha

Sal

Pimenta

Louro

Salsa

Modo de confecção

Coloca-se a carne partida em pedaços, num caçoilo de barro.

Junta-se o azeite, banha, dentes de alho (com casca e esmagados), pimenta, salsa, louro e sal.

Cobrir tudo com vinho tinto bem encorpado.

A carne deve ficar neste molho de um dia para o outro, ou dois dias. No dia seguinte, aquecer  bem o forno de cozer o pão, deixando as brasas para se manter por mais tempo, tapadas com folhas de couve.

Deixar cozinhar durante 3 horas ou até o forno ficar frio.

Imagems:http://www.confrariadachanfana.pt/

Bom Apetite!

Exibições: 2135

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de refugionoxisto em 23 Setembro 2013 às 8:40

Miguel Sur, é só fazer se ao caminho! : ) existem muitos restaurantes especialistas neste prato! Tenho a certeza que não se vai arrepender.

Comentário de Miguel Sur em 23 Setembro 2013 às 2:52
Abriu me o apetite

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2023   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço