Imagens de silhuetas demonstram o quão interessante pode ser quebrar as “regras” da fotografia ocasionalmente. É relativamente fácil fotografar silhuetas em contraluz – muitos fotógrafos com pouca experiência, fazem isso o tempo todo mas sem ser de propósito.

Aproveitam a iluminação em determinadas épocas, ou em determinadas fases do dia, quando os raios solares costumam incidir de forma mais inclinada e consequentemente proporcionam um melhor ambiente para fotos em contraluz.

 

Escolher o objecto ideal

 O que se deve registar como silhueta? Se as condições de luz estiverem boas,  podemos transformar praticamente qualquer coisa em silhueta.  Uma silhueta não tem muitos detalhes – são apenas traços preenchidos pela sombra, e uma luz de contraste que pode ser muito interessante.

Normalmente procura-se algo que possua formas marcantes e de fácil reconhecimento. Eu aprecio especialmente árvores de folha caduca e na fase de Outono ou Inverno captando-as nuas e céus muito nublados.

 


Configurar a câmara

Este tipo de fotografias não têm muita ciência, podendo obter-se bons resultados com qualquer câmara e qualquer tipo de controle de exposição. Primeiro, não se esqueça de desligar o flash da câmara, pois não se quer nenhum tipo de luz. Em seguida, ajuste o modo de exposição. Não há necessidade de configurar muitas coisas também; até pode deixar a câmara no modo automático.

Porém, o ideal será tirar o melhor proveito da função exposição de sua câmara. Como alguns sabem, virtualmente todas as câmaras digitais ajustam a exposição quando o botão do obturador é pressionado pela metade. Isto permite que se aponte a câmara onde quer que a mesma meça a exposição e então fique “livre” para fazer a devida composição da foto.

Mas e se a sua câmara não possuir uma função de exposição? Então pode tentar usar o ajuste de exposição. Tire uma foto normalmente, mas ajuste a compensação da exposição da câmara (geralmente abreviada como Expo) para -2 ou -3 stops. Isto deixará a foto mais exposta, deixando o objecto mais escuro. Por vezes será necessário  fazer alguns testes variando a Expo até conseguir o resultado esperado.

 

Manter o foco no objecto escolhido


Claro, que quereremos  também manter o foco e, para melhores resultados, o ideal é deixar o objecto o mais nítido possível. Se o seu objecto estiver longe o suficiente, não haverá problema, pois quando a exposição for ajustada com o fundo de luz, ela deixará o foco como infinito e teremos boas imagens. Mas se o objecto estiver muito próximo, ele estará a uma distância focal diferente do fundo, e a sua silhueta poderá ficar menos nítida.

 

A solução? Verifique no manual da sua câmara se existe alguma forma de seleccionar a exposição e o foco separadamente. Se tiver, use esse modo para evitar que o foco procure apenas o fundo quando se está a ajustar a exposição.

Configure a câmara para obter um bom equilíbrio entre foco e exposição

Se isto não for possível, ter-se-à que mudar a configuração de câmara para foco manual e definir a focagem do objecto manualmente. Pode não ser tão fácil como uma focagem automática, mas fará uma grande diferença na fotografia.

Fotografe agora 


Agora é hora de colocar tudo isso em prática. A melhor forma de começar a fotografar uma silhueta em contraluz é posicionar-se correctamente, para que o objecto fique entre você e o fundo iluminado, como o céu ou luzes artificiais.

Aponte a câmara directamente para a parte mais iluminada da cena e pressione pela metade o botão do obturador, para que a mesma ajuste a exposição.

BOAS FOTOS!!

 

Exibições: 642

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Joana Sá Pinto em 8 Abril 2011 às 11:45
Excelente lição, António. Vou (tentar!) colocá-la em prática este fim-de-semana.

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Contagem decrescente para o Halloween

Criado por Agenda MyGuide 21 Out 2020 at 12:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 7 horas atrás .

A festa das massas

Criado por Agenda MyGuide 7 Out 2020 at 12:34. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 7 Out.

Algarve a pé

Criado por Agenda MyGuide 6 Out 2020 at 12:36. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 6 Out.

© 2020   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço