Festival intermunicipal de músicas do mundo arranca a 9 de junho
Festim anuncia primeiros nomes da sua 8ª edição!
facebook.com/dorfeu.festim
9 Junho a 21 Julho 2016 | 8ª edição
ÁGUEDA * ALBERGARIA-A-VELHA * SEVER DO VOUGA
OVAR * ESTARREJA * OLIVEIRA DO BAIRRO
O Festim - festival intermunicipal de músicas do mundo, organizado em parceria entre a d’Orfeu AC e seis Municípios vizinhos (Águeda, Albergaria-a-Velha, Sever do Vouga, Ovar, Estarreja e Oliveira do Bairro), já avançou com os primeiros nomes da sua 8ª edição, que decorrerá de 9 de junho a 21 de julho próximos. Nos últimos dias, foram revelados quatro dos 7 projetos internacionais que compõem o cartaz 2016: Sextet à Claques (França), Tomás de Perrate (Espanha), Tinariwen (Mali) e Trilok Gurtu Band (Índia).
Com um singular modelo de programação em rede, o reconhecimento desta iniciativa intermunicipal consolida-se cada vez mais como uma imagem de marca da região, tanto pela programação ímpar de artistas de projeção internacional, como pela crescente conquista e fidelização de públicos oriundos de diversas zonas do país.
O arranque do Festim deste ano estará a cargo dos franceses Sextet à Claques. Estarreja (9 junho), Águeda (10 junho) e Albergaria-a-Velha (11 junho) receberão a coqueluche do movimento trad-folk internacional ligado às danças tradicionais. Se os ouvidos e os pés pedirem, os terreiros vão transformar-se num baile interminável.
Tomás de Perrate atua a 24 de junho em Oliveira do Bairro e, no dia seguinte, em Sever do Vouga. No Festim com guitarra, palmas, cajón y baile, Perrate será sinónimo da autenticidade de um flamenco que se tornou expressão maior no mundo.
Albergaria-a-Velha (30 junho) e Ovar (1 julho) recebem, diretamente do deserto do Sahara, o estonteante talento dos Tinariwen. Esta banda tuaregue, com vários dos seus discos gravados em pleno deserto, traz o calor dos blues do norte de África e a diversidade cultural das fronteiras que os seus músicos atravessam. Uma autêntica tempestade de areia em forma de música.
Trilok Gurtu Band apresenta-se no Festim com três datas: a 7 de julho em Águeda, 8 julho em Estarreja e dia 9 em Sever do Vouga. Trilok chega ao Festim com o seu quarteto, prometendo espaços de etno-jazz e de fusão, sem esquecer a sua enorme capacidade de interação com o público.
A Conferência de Imprensa de apresentação de todo o programa decorrerá a 5 de maio, pelas 14h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Águeda, onde serão revelados os restantes grandes nomes do Festim 2016.
Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!
Entrar em MyGuide