Encontros pedagógicos nas escolas, gravações, workshops e concerto no Espaço d’Orfeu
Projecto europeu FolkMus teve a sua etapa portuguesa em Águeda!



Na semana de 29 de Outubro a 1 de Novembro, o projecto europeu FolkMus chegou a Portugal e instalou-se de armas e bagagens em Águeda, para o desenvolvimento de diversas actividades: desde encontros pedagógicos com as escolas locais até ao concerto no Espaço d'Orfeu, passando pelos workshops de adufe e cavaquinho abertos à comunidade. Uma semana intensa de celebração festiva das tradições e culturas europeias!

O projecto apoiado pela União Europeia integra jovens músicos da Estónia, Itália, Grécia, Espanha e Portugal, constituindo-se como uma orquestra transnacional de inspiração folk, com a missão de preservar e revitalizar músicas e instrumentos tradicionais para os dias de hoje.

Foi precisamente com este intuito que na quarta-feira, dia 30 de Outubro, a comitiva FolkMus reuniu-se com 140 alunos do Jardim de Infância e do 1º Ciclo da EB1 de Águeda, que tiveram a oportunidade de conhecer directamente com os músicos as diversas culturas dos países, os diferentes idiomas e os instrumentos que tocam, a par da larga curiosidade dos mais pequenos, que foram fazendo perguntas ao longo da sessão, que terminou em dança colectiva.

Na continuidade do espírito educativo do projecto, a passagem de FolkMus por Águeda também contemplou na quinta-feira, dia 31 de Outubro, a realização dos workshops de adufe, com Rui Silva, e de cavaquinho, com André Jesus, ambos de participação gratuita e abertos à comunidade, com um total de 25 participantes.

O ponto alto desta etapa em Águeda culminou no Espaço d'Orfeu com o concerto na sexta-feira, dia 1 de Novembro, no último concerto do 17º OuTonalidades na casa-mãe do circuito (que prossegue até 19 de Dezembro por todo o país). Com um público rendido desde o primeiro instante, durante hora e meia os músicos desfilaram melodias tradicionais de cada ponto cardeal europeu, numa fusão de sonoridades que se cruzaram entre si e à qual ninguém ficou indiferente.

Após o primeiro encontro na Estónia em Julho passado, Águeda foi a segunda paragem desta viagem colectiva da qual a d'Orfeu é parceira, conjuntamente com os congéneres Município de Roma, Zètema Progetto Cultura e Archivio Aurunco (Itália), Centro de Música Tradicional da Estónia (Estónia), Departamento Social de Cyclades (Grécia) e Fira Mediterrània de Manresa (Espanha). Até Abril de 2015, a Orquestra FolkMus apresentar-se-á ainda em festivais e centros culturais na Grécia, Itália e Espanha, ao mesmo tempo que procede à edição discográfica do projecto, que se iniciou nesta etapa portuguesa com a equipa técnica da d'Orfeu.

Exibições: 117

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5 Jan.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2021   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço