Gastronomia francesa

A gastronomia francesa é uma das cozinhas mais conhecidas do mundo, quer pela sua qualidade e sofisticação, quer pela sua diversidade. Há pratos típicos característicos de cada região do país, sendo a grande variedade de queijos, vinhos, carnes e doces a sua imagem de marca. 

A história da gastronomia francesa remonta aos tempos da época medieval, quando o rei D. Luís XIV receou que a culinária internacional arruinasse a culinária local. Como tal, decretou a proibição de consumo de ingredientes e pratos importados. Essa proibição, que se deveu ao facto do grande tráfego de soldados pela Europa e consequente importação de produtos e comidas de outros locais, fez com que a França se tornasse um dos países mais ricos ao nível da gastronomia, uma vez que foi aprimorando e privilegiando os sabores naturais dos alimentos.

Gastronomia parisiense

Inicialmente a culinária parisiense era conhecida por ser uma comida de campo, feita para aconchegar o estômago da população trabalhadora. Começou a sofrer algumas alterações com a chegada de D. Luís XIV e as suas reformas a nível da alimentação.  Um dos pratos mais tradicionais da cozinha parisiense é a sopa de cebola, surgiu no período da Revolução Industrial, para alimentar a classe trabalhadora que vinha do campo para trabalhar na indústria e que consistia numa simples sopa gratinada, feita com a cebola inteira caramelizada e finalizada com pão e queijo gruyere. A versão moderna deste prato terá surgido em Paris, durante o séc. XVIII e é uma sopa com caldo de carne e cebola cortada em fatias muito finas e caramelizadas, levando igualmente um pouco de manteiga, vinho branco, tomilho fresco e louro, coberto por uma torrada e queijo Gruyere gratinado.

Caso queira saber um pouco mais sobre Paris, não deixe de ler o nosso roteiro Visitar Paris em 4 dias.

Confecção

Para confeccionar esta sopa comece por aquecer em uma panela 3/4 da cebola, o caldo de carne e as ervas. Deixe ferver, e posteriormente baixe o lume, deixando cozinhar por hora e meia. Reserve. Numa frigideira aqueça parte da manteiga, junte o resto da cebola e uma pitada de sal e deixe refogar. Regue com vinho e mantenha o fogo alto até a cebola ficar macia. Retire do fogo e transfira para a panela com o caldo. Tempere com noz-moscada, o sal e a pimenta.  Pré-aqueça o forno a 220º, unte com manteiga as taças individuais e coloque numa travessa. Distribua a sopa entre as taças e coloque por cima uma fatia de pão com manteiga e termine com o queijo. Leve ao forno por 10 minutos.  Para ver as quantidades correctas acesse o blog Na cozinha da Helô

Exibições: 18

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5 Jan.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2021   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço