GASTRONOMIA: Taverna do Cura, copos, petiscos e conversa

Mais uma reunião da "grupeta teatreira", mais uma noite cultural. Pois bem, foi na passada quinta-feira que pensámos em ir ver a senhora dona Gisela João ao Senhor Vinho. Inocentes e desinformados claro, não pensámos que a entrada neste estabelecimento tivesse um consumo mínimo de 25€ em bebidas…De olhos pregados no chão e meios cabisbaixos por não podermos ouvir uma das nossas fadistas preferidas do momento, rumámos em busca de outro destino para jantar. Naquela zona da Lapa, as ruas entre-cruzam-se quase sempre da mesma forma e fazem lembrar uma folha quadriculada a três dimensões, mas não foi preciso andar muito para darmos de caras com o novo restaurante Taverna do Cura, na rua com o mesmo nome. Bem, eu não definiria como restaurante, diria mais que é uma casa com as portas abertas a quem quiser entrar, sentar, comer um petisco, beber um copo e quiçá participar num debate. É que foi logo o que nos perguntaram à entrada: “importam-se de participar num debate?”, nós: “sobre?”, os da entrada: “sobre dinheiro e sobre a falta dele…”, nós: “realmente, todos nós temos algo a dizer sobre isso…”.

E lá entrámos na Taverna com aspecto de tasca acolhedora com apontamentos vintage, e sentámo-nos na mesa do fundo. Os preços da ementa eram apelativos, mas dos vários pratos que se apresentavam já poucos havia; é que na véspera, foi dia de festa, e até os mortos se levantaram para vir à Taverna. O senhor António, anfitrião lá da casa, tentou compensar a falta de variedade com a sua simpatia inata. Lá pedimos o que havia…pelo preço não se poderia pedir muito mais: uns mini pratos modestos.

A sangria e o chouriço assado pelo seu lado, estavam deliciosos. Desconfiámos portanto, que a Taverna do Cura se dedica mais ao prazer dos petiscos, aos copos bem servidos, e à arte de bem receber. Depois do jantar, as luzes baixaram e começou então o documentário sobre a temática prometida para debate, à entrada da Taverna.

A iniciativa é interessante e parece que começa a ser uma tendência. Tertúlias, debates, reuniões: já não é o segundo nem terceiro espaço que vejo a organizar este tipo de actividades, que puxam pelo espírito atento e participativo que há dentro de cada um de nós. Sentir-se em casa com desconhecidos e trocar impressões sobre temáticas que nos afectam a todos, pode ser um grande catalisador para um espirito mais comunitário e de entre-ajuda.

Pelo que nos disseram, estes debates costumam acontecer às terças-feiras, e todas as semanas há uma temática diferente.  Têm uma sala espaçosa dedicada a este tipo de eventos e a outros acontecimentos, como exposições de arte, demonstrações de colecções de antiguidades, para além da presença dos livros, que eles dizem, nunca mais acabar.

Venha petiscar, beber e conversar, numa Taverna perto de si!

Taverna do Cura

Morada: Rua do Cura, nº1, 1200-643, Santos-o-Velho, Lisboa

Horário: terça a domingo das 16:00 às 02:00.

Tel.: 213 930 417

Taverna do Cura Site http://tavernadocura.net

Exibições: 1902

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Marina Soares em 7 Novembro 2012 às 16:10

Ah, ah, boa ideia! Vou ficar de olho!

Comentário de Ana Pracaschandra em 7 Novembro 2012 às 16:07

Sorriso. Marina, foi exactamente o que aconteceu..ficámos todos caladinhos a ver o vídeo...e depois acabámos por ter que nos ir embora...finalizando a noite no LEFT, onde também passavam um vídeo, o documentário dos LCD Soundsystem. Quanto a timidez, somos duas! Mas estou a organizar um workshop para combater isso mesmo e soltar a franga! Em breve dou notícias aqui, no MyGuide. 

Comentário de Marina Soares em 7 Novembro 2012 às 15:57

Ana, que interessante e divertido isso do debate... a lembrar as tertúlias dos cafés de antigamente! Se bem que a mim, timidazinha, se me têm perguntado uma coisas dessas logo à entrada, era capaz de me pôr a andar para bem longe! Ou perguntar se podia ficar só de boa ouvinte...

Comentário de Ana Pracaschandra em 7 Novembro 2012 às 13:05

Obrigada eu, Pedro, pelo seu comentário. :-) Afinal esta comunidade é exactamente para dar a conhecer os segredinhos mais frescos escondidos por ai....

Comentário de Pedro Silva Dias Castanheira em 6 Novembro 2012 às 15:50

Muito obrigado , Ana , pelas duas informações que me deu ! A primeira , um pouco decepcionante , por descobrir a realidade das BOAS casas de Fado de Lisboa ! Mesmo em tempos de crise , continuam a impor preços nada moderados para nós trabalhadores portugueses ! Menos mal para eles que os estrangeiros continuam a gostar de Fado e têm dinheiro para suportar os referidos custos ! A segunda informação foi excelente ! A Taverna do Cura é sem duvida , um local a ir visitar ! Não só por ser um espaço agradável e acolhedor , por ter preços acessíveis , mas também pelas inovações que referiu !   

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Vida e obra de Frida Kahlo em livro com ilustrações de Maria Hesse

Criado por MyGuide 10 Out 2018 at 13:00. Actualizado pela última vez por MyGuide 10. Out, 2018.

Música e Cocktails ao final da tarde no Lisbon Marriott Hotel

Criado por Agenda MyGuide 9 Abr 2018 at 15:02. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Abr, 2018.

O Festival de Storytelling regressa a Lisboa e ao Porto

Criado por Joana Sá Pinto 2 Abr 2018 at 13:15. Actualizado pela última vez por Joana Sá Pinto 2. Abr, 2018.

© 2020   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço