Eu adoroooo poupar uns trocos, por isso, quando com um grupo de amigos navegávamos por este mundo que é a internet e descobrimos que o Mosteiro da Batalha possui entrada gratuita até às 14h nos feriados e domingos, não houve outra opção, tivemos que levantar cedinho no feriado que se aproximava e rumar até à Batalha para explorar este Mosteiro que, afinal, é um dos monumentos mais importantes do nosso país.
Este é mesmo um daqueles casos típicos de destinos que estão mesmo ao virar da esquina e, por um motivo ou outro, ainda não tínhamos visitado. Embora a passagem pelo seu exterior seja até regular, o seu interior estava um pouco por descobrir (no meu caso, já o tinha visitado, mas enquanto criança, por isso não tinha grandes lembranças a não ser de uma ou outra fotografia minha encostada a uma parede de pedra que nada me dizia, vestida ainda com vestidinhos de criança).
Este Mosteiro nasceu como forma de agradecimento por parte de um Rei de Portugal, D. João I, pela vitória alcançada pelos portugueses contra os espanhóis na famosa batalha de Aljubarrota - daí o seu nome oficial, Mosteiro de Santa Maria da Vitória. Este demorou cerca de dois séculos a ser construído, passando assim por vários reinados e Reis, que foram influenciando a sua arquitectura, mas sem dúvida que o principal estilo é o Gótico, sendo este o mais importante monumento gótico de Portugal. Neste encontram-se também sepultados os restos mortais de muitos indivíduos relevantes na História de Portugal.
No seu interior podemos encontrar desde capelas, jardins, lojas de lembranças e uma agradável salinha onde se pode visualizar um vídeo em que em poucos minutos expõe muito sobre o mosteiro e a sua história, sem pagar mais nada por isso.
A verdade é que oficialmente o Mosteiro nunca foi terminado, notando-se substancialmente esse facto nas capelas inacabadas, que embora inacabadas possuem um detalhe que faz os mais aficionados por fotografia disparar em todas as direcções e os mais apaixonados por arte ficar de boca aberta.
Para saber mais, vale mesmo a pena fazer uma visita. Podem aproveitar e explorar outros locais na região, como o centro de interpretação da Batalha de Aljubarrota, a própria Aljubarrota, Vila de Óbidos, Castelo de Porto-Mós ou Leiria, entre outros.
Exibições: 1608
Tags [escolha entre as seguintes: "passeios (cá dentro)", gastronomia, "onde dormir", cultura, bem-estar, actividades, noite, crianças, "comércio e tendências", "viagens (lá fora)", outros] - separe as tags por vírgulas e coloque tags com várias palavras entre aspas, sempre em minúsculas. Por exemplo, "passeios (cá dentro)".
Adicione um comentário
O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.
Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.
Sabe tudo sobre o Myguide aqui
Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5 Jan.
Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.
Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.
© 2021 Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações
Ativado por
Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!
Entrar em MyGuide