PASSEIOS (cá dentro): Mosteiro da Batalha

Eu adoroooo poupar uns trocos, por isso, quando com um grupo de amigos navegávamos por este mundo que é a internet e descobrimos que o Mosteiro da Batalha possui entrada gratuita até às 14h nos feriados e domingos, não houve outra opção, tivemos que levantar cedinho no feriado que se aproximava e rumar até à Batalha para explorar este Mosteiro que, afinal, é um dos monumentos mais importantes do nosso país.

 

Mosteiro da Batalha

Mosteiro da Batalha

 

Este é mesmo um daqueles casos típicos de destinos que estão mesmo ao virar da esquina e, por um motivo ou outro, ainda não tínhamos visitado. Embora a passagem pelo seu exterior seja até regular, o seu interior estava um pouco por descobrir (no meu caso, já o tinha visitado, mas enquanto criança, por isso não tinha grandes lembranças a não ser de uma ou outra fotografia minha encostada a uma parede de pedra que nada me dizia, vestida ainda com vestidinhos de criança).

 

Este Mosteiro nasceu como forma de agradecimento por parte de um Rei de Portugal, D. João I, pela vitória alcançada pelos portugueses contra os espanhóis na famosa batalha de Aljubarrota - daí o seu nome oficial, Mosteiro de Santa Maria da Vitória. Este demorou cerca de dois séculos a ser construído, passando assim por vários reinados e Reis, que foram influenciando a sua arquitectura, mas sem dúvida que o principal estilo é o Gótico, sendo este o mais importante monumento gótico de Portugal. Neste encontram-se também sepultados os restos mortais de muitos indivíduos relevantes na História de Portugal.

 

Mosteiro da Batalha

Mosteiro da Batalha

 

No seu interior podemos encontrar desde capelas, jardins, lojas de lembranças e uma agradável salinha onde se pode visualizar um vídeo em que em poucos minutos expõe muito sobre o mosteiro e a sua história, sem pagar mais nada por isso.

 

A verdade é que oficialmente o Mosteiro nunca foi terminado, notando-se substancialmente esse facto nas capelas inacabadas, que embora inacabadas possuem um detalhe que faz os mais aficionados por fotografia disparar em todas as direcções e os mais apaixonados por arte ficar de boca aberta.

 

Mosteiro da Batalha

Mosteiro da Batalha

 

Para saber mais, vale mesmo a pena fazer uma visita. Podem aproveitar e explorar outros locais na região, como o centro de interpretação da Batalha de Aljubarrota, a própria Aljubarrota, Vila de Óbidos, Castelo de Porto-Mós ou Leiria, entre outros.

Exibições: 1636

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Tânia Barreira em 12 Setembro 2011 às 21:13
Embora achar que não se deve viver do passado, acho que se deve apreender com ele, por isso também me fascina bastante estas épocas. :)
Comentário de Pedro Castanheira em 11 Setembro 2011 às 23:12
Já o visitei várias vezes e continuo a gostar de voltar. Quando visito estes monumentos, o meu estado de espírito é bastante variado e encontro sempre novos interesses que me enchem as medidas. Tenho sempre muita curiosidade sobre as vivências e costumes destas épocas.

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5 Jan.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2021   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço