Estreia da orquestra percussiva de Águeda foi um enorme êxito. | foto © Mário Abreu
Foi bonita a festa, opÁ!

Na última quarta-feira, a opÁ! retumbou vigorosamente no palco do AgitÁgueda, que se fez pequeno para a estreia deste projecto comunitário da d'Orfeu, em parceria com a autarquia e com seis instituições do concelho. As repetidas ovações do público e o incontido talento e entusiasmo dos mais de 100 jovens e crianças em palco provaram ser uma aposta ganha a orquestra percussiva de Águeda.

O espectáculo de 9 de Julho, pautado por momentos artísticos de diálogo e aproximação entre a música tradicional aguedense e a expressões mais actuais da dança moderna e do beatbox, sempre ao ritmo da percussão, foi o resultado final do trabalho que se desenvolveu ao longo de muitos meses. A opÁ! É uma orquestra de percussão com carácter artístico, social e interassociativo, tornando protagonistas os mais de cem jovens e crianças das instituições parceiras, Bela Vista - Centro de Educação Integrada, Instituto Duarte de Lemos, Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga, EB1 Mourisca do Vouga, Cruz Vermelha - Delegação de Águeda e Centro Social e Paroquial de Recardães que, ao longo do ano, tiveram formação rítmica e que participaram activamente na construção dos seus próprios instrumentos. A eles se juntaram, para este espectáculo final, vários convidados locais: Constança Seara (beatbox), Guilherme Coelho (concertina), Guilherme Silva (baixo eléctrico), Jewow (beatbox), João Pratas (guitarra eléctrica, gaita-de-foles), Joana Fernandes (voz), Joanne Batista (dança) e Sara Vidal (voz).

A opÁ! distingue-se pelo seu carácter inovador e original, pretendendo ser mais do que uma simples orquestra de percussão. O valor humano está intrínseco ao projecto, que assume uma dimensão social ao ter por missão o envolvimento dos jovens em comunidade e sensibilizá-los para o associativismo, a música, a cultura e a sustentabilidade. A consciencialização ecológica é outro ponto diferenciador, com os instrumentos a serem recuperados ou construídos exclusivamente a partir de materiais reciclados. O resultado esteve à vista e aos ouvidos de todos: um impacto visual retumbante e uma sonoridade surpreendente.

Com direcção artística de Ricardo Falcão e produção de João Balreira, a opÁ! insere-se na actividade curricular da d'Formação, a plataforma formativa da d'Orfeu com coordenação de Léa López. Desde o início dos trabalhos, foi ainda decisivo o acompanhamento dos técnicos de cada uma das instituições, que tomaram igualmente a orquestra percussiva de Águeda como sua: Catarina Teixeira (Instituto Duarte Lemos), Victor Gomes e Paula Santos (Cruz Vermelha), Goreti Silva (Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga), Viviana Gonçalves (CSPR), Antonio Gomes e Goretti Albuquerque (Mourisquinha) e Júlia Silva (Bela Vista). O projecto tem a parceria estratégica da Câmara Municipal de Águeda. Mais sobre a opÁ! em http://www.dorfeu.pt/opa.

Concepção do guião
Ricardo Falcão, João Balreira, Léa López e alunos

Direcção artística
Ricardo Falcão

Produção
João Balreira

Assistência de produção
Aranis Garcia Silva, Aníbal Almeida, Léa Prisca Lopez, Micaela Cipriano, Ivelina Gonçalves, Denise Carlos, Ivan Soares, Sara Vaz, Nininha Ferreira F, Catia HM, Luís Miguel Fernandes, Leandro Filipe, André Henriques, Joana Castanheira, Lucília Gravato e Ana Maria Gravato.

Multimédia
Ana Filipa Flores, Mário Abreu, Andre Brandao, Luís Neves, Sara Henriques

Técnico de som
Gonçalo Abade

Assistência técnica de som
Rui Oliveira e equipa Força da Música

Técnico de luz
Miguel Grácio de Carvalho

Técnico de palco
Hugo Grave

Exibições: 204

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5 Jan.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2021   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço