GASTRONOMIA: Os Aromas e Sabores da Montanha

A cozinha aliada à Natureza, é a melhor forma para entender a gastronomia de montanha, uma gastronomia que associa não só a qualidade dos seus produtos locais, como queijo, pão, mel, mas também as questões ambientais, ou seja uma gastronomia sustentável que convida a conhecer por exemplo, as plantas aromáticas que de forma espontânea a montanha nos dá e que utiliza os produtos da terra, valorizando assim a economia de proximidade.

As plantas aromáticas e medicinais desde tempos remotos despertaram o interesse nas comunidades de montanha que as souberam aproveitar em seu proveito, quer para remédios caseiros quer para a gastronomia.

A carqueja, por exemplo condimenta pratos de caça como o coelho, o alecrim e o tomilho-bela-luz transmitem a fragrância dos campos aos grelhados serranos e a murta e os orégãos realçam o sabor das azeitonas locais.

E este é o nosso convite para o fim-de-semana de carnaval, conhecer o que de melhor a montanha nos dá ao nível da gastronomia.

Costuma-se dizer que um bom prato reflete um bom tempero. Mas qual a planta aromática certa para um determinado prato? Perante a dezena de variedades existentes no extenso Parque Natural da Serra da Estrela, não é fácil escolher. No sábado de carnaval, a partir das 10h45m, o Chef  Igor Martinho vai dar-nos algumas dicas!

E à tarde, à 15h45m, no Novo Mercado de Seia, o espaço da cidade que ressuscitou, em 2011 como “um verdadeiro mercado de criatividade e sustentabilidade”, vai acolher uma conversa cheia de sabores, na qual o tema das aromáticas se mistura com a gastronomia. E quem melhor que os chefes de cozinha e os especialistas em aromáticas para nos desvendarem os segredos?

A esta oferta junta-se o Mercado da Vila, numa das mais bonitas Praças da Cidade, a Praça da República, terá oportunidade para comprar alguns dos melhores produtos da terra e da montanha.

E porque os sabores e os aromas das plantas aromáticas incutem um cunho muito particular à gastronomia, que se traduzem em momentos inesquecíveis de degustação, que perduram na nossa memória e criam a vontade de regressar à montanha, os restaurantes, no Concelho de Seia,  também esperam por si e convidam-no a conhecer a verdadeira gastronomia de montanha.

Está explicada uma das muita razões, da sua visita à cidade de Seia e à Serra da Estrela. Aceite a nossa sugestão e reserve já o seu fim de semana!

9 de Fevereiro| Seia|Serra da Estrela

Exibições: 836

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Fevereiro 2024
DSTQQSS
123
45678910
11121314151617
18192021222324
2526272829
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço