Depois do primeiro dia nos ter presenteado com as lindas paisagens típicas do Gerês, deixámos para o segundo dia uma visita à aldeia de Vilarinho das Furnas.
Esta foi em tempos uma pequena comunidade fundada nas margens do Rio Homem. Com a construção da barragem, a subida das águas condenou esta aldeia secular.
Hoje sobrevive como uma herança dos seus antigos habitantes e como um autêntico museu vivo, que tem tanto de bonito como de sombrio. De Inverno e com equipamento de mergulho é possível ver as ruas e as ruínas das casas debaixo de água, mas durante o Verão as águas descem e é mesmo possível passear entre as antigas ruas da aldeia.
Tomado o pequeno almoço partimos em busca de Vilarinho das Furnas (41° 45′ 48.65″ N, 8° 12′ 32.26″ W), ainda hoje não sei ao certo que caminho apanhámos mas lá chegámos à barragem e a vista era mais uma vez impressionante.
Chegados à estrada em terra que dá acesso à aldeia comprámos o nosso bilhete e seguimos a pé.
-- ERRO! --
Aqui fica a dica, se quiserem ir a pé até à aldeia, aconselho, pois é um passeio agradável, mas escolham um dia FRESCO!! O calor era bastante neste dia e rapidamente esgotámos as nossas reservas de água, mas no final do caminho encontrámos mais uma daquelas fontes de água fresca que nos soube pela vida.
Pelo caminho encontrámos colmeias, (à entrada vendem-se frascos com mel da região) e uma pequena ponte que nos dá passagem sobre uma pequena cascata, que nesta altura do ano apenas deixava correr um fio de água.
Meia hora de caminhada depois, estávamos na famosa aldeia de Vilarinho das Furnas.
Deixo as imagens falar por mim:
A aldeia parece saída do cenário de um filme, mas é possível distinguir claramente as paredes das casas, os terrenos e as ruas onde antigamente os habitantes se encontravam e conversavam.
Depois de uns mergulhos para refrescar fica a sugestão para o almoço :
O Abocanhado
Lugar de Brufe – Brufe – Terras de Bouro
4840-020 BRUFE TBR
PORTUGAL
Longitude: 8º 14` 22.22`` W
Latitude: 41º 45` 51.46`` N
Telf.: 253 352 944
Email: info@abocanhado.com
O regresso fez-se passando por S. Bento da Porta Aberta, onde nos cruzámos com vários peregrinos enquanto visitámos a feira local.
A Lenda:
Reza a história que após a inauguração da capela, esta foi fechada durante a noite, e sem que ninguém soubesse explicar, o padroeiro S. Bento apareceu no cimo de uma árvore na manhã seguinte.
Crentes que se tratara de uma partida, os locais fecharam com todos os cuidados a capela nessa noite para que ninguém repetisse a brincadeira, mas no dia seguinte o santo voltou a subir pela árvore. Os dias passaram e o fenómeno repetiu-se para espanto e admiração de todos, até ao dia em que foi colocada uma nova porta para a capela.
Desta vez, a porta era gradeada e bastante aberta e pela primeira vez o dia ergueu-se revelando S. Bento ainda no altar, ficando para sempre conhecido por S. Bento da Porta Aberta.
Exibições: 13211
Tags [escolha entre as seguintes: "passeios (cá dentro)", gastronomia, "onde dormir", cultura, bem-estar, actividades, noite, crianças, "comércio e tendências", "viagens (lá fora)", outros] - separe as tags por vírgulas e coloque tags com várias palavras entre aspas, sempre em minúsculas. Por exemplo, "passeios (cá dentro)".
Adicione um comentário
Xiiii! Já lá não vou há uns tempos... e parece que as coisas mudaram!
Obrigado pelo esclarecimento, Bruno!
Eu entrei pelo lado da barragem, onde estacionei e logo ao lado está uma pequena barraquinha onde as meninas cobram um bilhete para entrar. É mais uma doação do que um bilhete, paguei acho que um euro por ir a pé, e penso que era um pouco mais para ir de carro.
Boa questão, Ana. Ía perguntar o mesmo. Julgo que o Bruno deve ter seguido o percurso pela margem sul do Rio Homem e desse lado paga-se portagem para atravessar a mata da Albergaria, que é uma zona protegida. Se atravessarmos a barragem e seguirmos pelo lado Norte, não se paga nada... creio eu! Mas o percurso é menos bonito.
Conta lá isto melhor, Bruno.
O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.
Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.
Sabe tudo sobre o Myguide aqui
28 Junho 2022 às 21:30 a 10 Julho 2022 às 21:30 – Armazém 16, Lisboa
0 Comentários 0 Gostaram disto9 Julho 2022 a 7 Agosto 2022 – Centro Multimeios de Espinho
0 Comentários 0 Gostaram distoCriado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.
Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.
Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.
© 2022 Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações
Ativado por
Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!
Entrar em MyGuide