PASSEIOS (cá dentro): As vindimas e o Douro vinhateiro

Anualmente, em Setembro, o Douro celebra o ritual das colheitas ou Vindimas.

Nos últimos anos tenho conseguido visitar o Douro e alguns outros locais onde a vinha , as suas encostas e as artes que envolvem a vindima e nela participar por prazer e dando prazer ao meu olhar, com registos fotográficos.

Visitar o Douro nas vindimas é conhecer por dentro a alma do povo duriense. Nesta época do ano o Douro fervilha de actividade e no ar sente-se o aroma da uva, como que reclamando participar num dos melhores vinhos de mesa do mundo - o vinho do Douro - e no inigualável e dos mais apreciados néctares mundiais - o Vinho do Porto.

"...e soom os mais excelentes vinhos, e de mais dura, que no Regno se podem achar, e mais cheirantes, porque há vinhos de quatro, sinco, e sete annos, e de quantos mais annos he, tanto mais excelente, e mais cheirozo, e há hi alguns amarais ainda, que pouco d'arvores, que pode ser a decima parte do outro; e a mor parte dos vinhos de todo este compasso se carregão pello Douro em barcas para o Porto, e para Entre Douro, e Minho" 
(Rui Fernandes in "Descrição do terreno em redor de Lamego duas léguas" - 1531-1532)

Elaborado com algumas das castas consideradas como das melhores - Touriga Nacional (a grande uva, de mais classe e prestígio), Barrocão, Touriga Francesa, Tinta Roriz (chamada de Tempranillo em Espanha), Tinta Barroca, Tinto Cão, Malvasia Preta e Mourisca -, este vinho a quem já chamaram "endeusado" é fruto do árduo trabalho de muitos durienses que, de cesto ás costas, peregrinam por entre os socalcos das majestosas encostas vinhateiras. 


Para aliviar a violência deste trabalho quase desumano, contratavam-se ano após ano "rogas", ranchos de homens e de mulheres que animavam com os seus cantares a faina das vindimas. Nas encostas ouviam-se então o som dos bombos, dos ferrinhos, das braguesas e das concertinas. A concertina durante todo o dia encabeçava os cortejos dos homens que em longas filas carregavam aos ombros os cestos a transbordar de preciosos e reluzentes bagos. Dizia-se então que a concertina tinha o dom de aliviar a dor e de animar os trabalhadores.

Mas este vinho a quem já chamaram "endeusado" é fruto de um árduo trabalho, executado pela arte e força de muitos braços de homens do Douro, que com cesto às costas peregrinam por entre os socalcos das majestosas encostas vinhateiras. 
Para aliviar a violência deste trabalho quase desumano, eram contratadas anualmente as "rogas", ranchos de homens e de mulheres, que animavam com os seus cantares a faina das vindimas. Nas encostas ouvia-se então o som dos bombos, dos ferrinhos, das braguesas e das concertinas. A concertina era o instrumento que geralmente encabeçava o cortejo dos homens que em longas filas carregavam aos ombros os cestos a transbordar de preciosos e reluzentes bagos.

Muitos desses rituais ainda se podem hoje vêr, participar e tirar partido desses lugares mágicos que envolvem o Douro.

Exibições: 2296

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Luisa Carvalho em 7 Setembro 2011 às 13:00
belo artigo!
Comentário de Pedro Castanheira em 26 Agosto 2011 às 12:08
à parte as vindimas, que por si só, já são um espetáculo digno de se ver e de participar, e como diz o autor do texto "e nela participar por prazer e dando prazer ao meu olhar" também temos a outra componente que é a paisagem. As vindimas entram pelo Outono e as cores desta temporada no Douro, são deslumbrantes; os ocres, os amarelos, os castanhos e ainda os verdes que restam, todos juntos... são estonteantes.
Comentário de Filipe Amorim em 28 Fevereiro 2011 às 22:12
Interessante a cultura das vindimas do Douro. Já pratiquei vindimas no Ribatejo, zona em que sou natural, e é interessante ver o contraste que existe entre as vindimas do Ribatejo e as do Douro, principalmente na parte da musicalidade.

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Contagem decrescente para o Halloween

Criado por Agenda MyGuide 21 Out 2020 at 12:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 21 Out.

A festa das massas

Criado por Agenda MyGuide 7 Out 2020 at 12:34. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 7 Out.

Algarve a pé

Criado por Agenda MyGuide 6 Out 2020 at 12:36. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 6 Out.

© 2020   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço