Por um mês serei cidadã de Braga, Portugal. Deixei minhas lentes de aumento em casa para não ver além da sua quotidiana espetacularidade, porém fiz questão de trazer meus olhos de turista. São olhos nem um pouco viciados na paisagem, excelentes em enxergar no comum o incomum como a ternura das antigas janelas da cidade ou mesmo a simplicidade tão costumeira “por cá” tão bem retratadas no pãozinho quente deixado a porta à espera do dono logo pela manhã.
Na primeira impressão, construí pontes com o português do Velho Mundo. Em meu novo vocabulário ‘banheiro’ agora é ‘casa de banho’, ‘pregador de roupa’ são ‘molas’, ‘geladeira’ é ‘frigorífico’, ‘açougue’ é ‘talho’, ‘calouro’ é ‘caloiro’, ‘aluguel’ ‘aluguer’, como também ‘aluga-se’ é ‘arrenda-se’. As semelhanças me dão confiança para explorar as ‘n’ possibilidades e ao mesmo tempo me ensinam na vivência como ainda há um mundo inteiro por descobrir.
Nessas andanças a que me proponho carrego comigo minha maior riqueza, a minha família, incluindo o mascote da turma de apenas 6 meses quando saiu de casa, agora 7. E com a mesma surpresa com que ele olha as lindas flores que enfeitam nossa mesa de jantar, eu encaro as janelas, sacadas e as antigas portas das ruelas estreitas de Braga – a mais antiga cidade portuguesa. O velho para mim é novo. Tão novo quanto o mundo o é para meu filho. Estamos em uma jornada de autodescobrimento. É claro, nem sempre gostamos do que descobrimos, mas temos a oportunidade única de tirar uma lição desse momento, desse tempo só nosso em que nos permitimos ser o que quisermos. No último mês fui mãe por dentro e nômade da cabeça aos pés. Os caminhos que percorri registrarei aqui. Acompanhe nos próximos textos todas as dicas, os apuros, as inspirações e os luxos desse passeio despretensioso e cheio de luso-descobertas.
Exibições: 464
Tags [escolha entre as seguintes: "passeios (cá dentro)", gastronomia, "onde dormir", cultura, bem-estar, actividades, noite, crianças, "comércio e tendências", "viagens (lá fora)", outros] - separe as tags por vírgulas e coloque tags com várias palavras entre aspas, sempre em minúsculas. Por exemplo, "passeios (cá dentro)".
Adicione um comentário
O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.
Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.
Sabe tudo sobre o Myguide aqui
Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.
Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.
Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.
© 2023 Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações
Ativado por
Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!
Entrar em MyGuide