A Rota do Românico do Vale do Sousa apresenta-se ainda como uma ilustre desconhecida para a maioria dos cidadãos deste país e pasme-se para muitos dos habitantes dos concelhos onde a mesma se insere, apesar de devidamente sinalizada e com um excelente sítio na internet de apoio à divulgação e conhecimento da mesma.
A primeira questão que se coloca e que convém esclarecer e/ou relembrar será o que entendemos efectivamente como Românico. Ora o Românico caracteriza-se essencialmente como arquitectura religiosa, que teve o seu aparecimento na Europa (Portugal incluído) durante a segunda metade do século XI e inícios do século XII, estando essencialmente representada no nosso país no Norte e Centro, em locais de peregrinação ou de passagem dos mesmos, apresentando estruturas fortes que reforçam o seu carácter de monumentalidade associados aos mesmos. Nestas encontravam-se mormente as relíquias, que configuravam o seu objecto de peregrinação.
A Rota do Românico do Vale do Sousa é composta por duas rotas onde se destacam 21 monumentos de extrema beleza e enquadramento subliminar onde a descoberta destes se alia à descoberta dos territórios envolventes, das suas gentes e da sua magnífica gastronomia!
Destaco 3 monumentos de características diferentes mas a visitar sem a mínima dúvida!
Mosteiro do Salvador de Paço de Sousa: Resumidamente, a fundação deste ilustre monumento provém da família Ribadouro de onde provém Egas Moniz, responsável pela educação de Dom Afonso Henriques e responsável pelo levantamento do cerco à cidade de Guimarães. O seu túmulo pode ser encontrado neste mosteiro situado no concelho de Penafiel, que pode ser visitado através de marcação prévia e que não desiludirá o visitante incauto.
Claustro do Mosteiro de Paço de Sousa
Torre de Vilar: Demonstrando outro aspecto presente no Românico, que não o motivo eclesiástico, encontramos a Torre de Vilar no concelho de Lousada, sendo um exemplo do poder senhorial em terras de entre Douro e Minho. De difícil datação pelos especialistas, remete-nos no entanto para tempos idos onde as lutas e o poder senhorial reinavam em grande parte do território senão a sua totalidade.
Torre de Vilar (aspecto exterior)
Torre de Vilar (aspecto de janela)
Marmoiral de Sobrado: Arquitectura funerária singular, localizada no concelho de Castelo de Paiva, uma lenda associa a sua existência à passagem do cortejo fúnebre de Dona Mafalda, neta de Dom Afonso Henriques que se dirigia para o Mosteiro de Arouca onde foi sepultada.
Marmoiral de Sobrado (pormenor).
Uma Rota neste nosso país que merece uma visita atenta.
Para mais informações sobre a mesma visite o sítio da rota em http://www.rotadoromanico.com.
Fotos http://www.rotadoromanico.com
Divirtam-se! Mesmo em crise, o país tem muito para oferecer!
Exibições: 1005
Tags [escolha entre as seguintes: "passeios (cá dentro)", gastronomia, "onde dormir", cultura, bem-estar, actividades, noite, crianças, "comércio e tendências", "viagens (lá fora)", outros] - separe as tags por vírgulas e coloque tags com várias palavras entre aspas, sempre em minúsculas. Por exemplo, "passeios (cá dentro)".
O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.
Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.
Sabe tudo sobre o Myguide aqui
Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.
Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.
Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.
© 2023 Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações
Ativado por
Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!
Entrar em MyGuide