GASTRONOMIA: Portugal, berço da vinha europeia

Quem se interessa pela história do vinho sabe que todos os livros e cursos apontam o extremo oriental da Europa mediterrânea como o berço da vinha. Os factos são ilustrados por hieróglifos do antigo Egipto e por ânforas de gregos e fenícios.

E se o outro extremo do mediterrâneo - Portugal - tiver sido o verdadeiro berço da vinha? Esta tese tem sido levantada com o suporte científico de equipas universitárias que descobriram 20 povoamentos de videiras silvestres, sobretudo nas bacias do Guadiana, Almansôr, Pônsul e Sado, com mais de 10.000 anos de datação.

O mais extraordinário desta descoberta é que os estudos moleculares efectuados comprovam uma maior proximidade genética entre as castas (ou variedades) de uva actuais e essas videiras silvestres agora descobertas, relativamente às videiras do mediterrâneo oriental que pensávamos originais, o que é considerado um bom indicador contra a corrente actual de importação para a Iberia de videiras do Oriente, pelos mercadores fenícios.

Num esforço conjunto das universidades e empresas, e com o apoio de instituições públicas, foi constituída a Associação Portuguesa para a Diversidade da Videira que está a implantar pólos de conservação das várias castas e a estudar a respectiva variabilidade genética com resultados muito interessantes.

Entre muitas curiosidades agora reveladas, sabe-se que a casta de uvas portuguesas conhecida por Baga, tão dominantes nos vinhos da região da Bairrada, afinal é originária da região do Dão... O Enólogo Online - www.continente.pt - é um novo site onde poderá encontrar todas as informações necessárias sobre o mundo dos vinhos. As melhores regiões produtoras, as melhores castas, as histórias, tudo o que precisa ou tem curiosidade de saber, para se tornar um especialista em vinhos portugueses e surpreender os seus amigos.

Adap.

Exibições: 487

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Anabela em 22 Outubro 2011 às 19:16
Adoro um bom vinho português. Os nossos vinhos sao dos melhores do mundo
Comentário de Luis Marques Cotonete em 22 Outubro 2011 às 9:27
É curioso este artigo. Gostava de saber mais.

© 2020   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço