Nem a propósito.
Em textos publicados anteriormente fiz referência à língua portuguesa.
A nossa história, a de Portugal, levou-nos a espalhar a língua de Camões pelos " quatro cantos " do mundo.
Na última cimeira da C.P.L.P. ( Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa ) que ocorreu recentemente em Luanda a Guiné Equatorial solicitou a sua adesão de pleno direito na referida comunidade.
Embora na Guiné Equatorial o português não seja a língua oficial, mas sim o espanhol desde o séc. XVIII, este País manifestou a vontade de tornar a língua portuguesa oficial - ( requisito para integrar a C.P.L.P ).
Em Timor juntamente com o tetum a língua portuguesa é uma das línguas oficiais deste País.
Em Macau juntamente com o chinês a língua portuguesa é uma das línguas oficiais deste País.
Dá que pensar !!!
É que a língua portuguesa é hoje falada em sete Países, por mais de 260 milhões de pessoas, ...., e a quinta mais falada no mundo.
Nesse sentido, a língua portuguesa pode, e deve ser, um veículo capaz de servir de elo de ligação e aproximação ainda mais consistente e sustentada entre os vários povos num relacionamento descomplexado e natural com interesse mútuo entre eles.
Sem qualquer conotação ideológica ( e portanto colonialista ), Portugal dispõe de um activo de supra-importância para a sua afirmação no cenário internacional.
Numa época onde impera a globalização este facto natural resultante da nossa história representa um património a salvaguardar. Com efeito, pelo menos dois dos Países da C.P.L.P. são economias emergentes - Brasil e Angola.
Tão importante para Portugal como a nossa integração europeia é, seguramente, sermos um dos Estados membros da C.P.L.P.
E, consequentemente, " ajudar " os nossos " Países Irmãos " na abertura do espaço europeu num espírito de confiança e interesse mútuo.
A história não é só passado. Mas é do presente que se esboça o futuro.
Neste caso específico a prosperidade das Nações e/ ou Estados membros da C.P.L.P..
De todos, sem excepção.
Exibições: 69
Tags [escolha entre as seguintes: "passeios (cá dentro)", gastronomia, "onde dormir", cultura, bem-estar, actividades, noite, crianças, "comércio e tendências", "viagens (lá fora)", outros] - separe as tags por vírgulas e coloque tags com várias palavras entre aspas, sempre em minúsculas. Por exemplo, "passeios (cá dentro)".
Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!
Entrar em MyGuide