Bairrada, terra de bons espumantes e vinhos e de leitão de crescer água na boca.
Apresento sugestões para um roteiro diferente por esta terra de sabores, cultura e paisagens únicas.
Iniciamos com uma visita à Quinta do Encontro, projecto da Dão Sul na Bairrada. De concepção arquitectónica única, inspirado no barril, este local rodeado de vinhas esplêndidas mostra-nos o que de melhor se faz em termos vínicos nesta região. Uma visita onde ficamos a conhecer alguns dos vinhos e a história da Quinta do Encontro, visitando a adega, de características modernas e terminando saboreando um espumante bruto Q do E.
Depois de deliciar o corpo e a mente com estes sabores, o próximo ponto de paragem será o Parque Termal da Cúria. Procurando retomar o esplendor e notoriedade de outros tempos, revela-se um espaço agradável e que apela à mais pura tranquilidade, sendo na verdade o que cada vez mais nos dias de hoje se procura. Assim espera-se que o esplendor e movimento de outros tempos volte rapidamente a este lugar único.
Continuando com a temática de relaxamento e tratamentos termais rumamos para a próxima paragem no Luso. Terra na boca de todos, pela famosa água, é um local bastante aprazível que apela à calma e a umas férias relaxadas usufruindo do que de melhor esta terra nos proporciona.
Muito próximo e local de visita obrigatória é a Mata Nacional do Buçaco. Pérola da natureza e da arquitectura portuguesa onde se encontra o famoso Palácio do Buçaco. Sem dúvida um local de rara beleza que apela aos sentidos e ao mais puro relaxamento. A Mata Nacional do Buçaco apela a caminhadas pelos seus vários caminhos onde além do contacto com a natureza e espécies únicas pode ser possível ter um contacto com a história da própria Mata, nomeadamente com o anterior convento aí existente e seus locais de devoção e com um pouco da nossa história, relembrando a Batalha do Buçaco, episódio das guerras peninsulares que nos opuseram aos invasores napoleónicos.
Após uma noite relaxada na vila do Luso, o próximo ponto de paragem obrigatório é a bela cidade de Coimbra, onde sugiro duas paragens.
A primeira leva-nos a visitar o recém reaberto Museu Nacional Machado de Castro. Possuidor de uma colecção digna de nota, passando por escultura, pintura, ourivesaria, mobiliário e arqueologia, é um museu de facto extraordinário cuja visita recomendo vivamente. De realçar o Criptopórtico, que não é mais do que o maior monumento romano em Portugal. Obrigatório.
Em seguida e muito próximo visitamos o Paço das Escolas da Universidade de Coimbra, recém património mundial, cuja visita nos leva a conhecer alguns dos locais desta histórica universidade, incluindo a deslumbrante biblioteca joanina. Sem dúvida a não perder.
Para finalizar descendo pelas belas vielas junto à Sé Velha de Coimbra e pelas escadas quebra-costas e Arco de Almedina, atingimos a baixa de Coimbra, onde numa das várias esplanadas podemos desfrutar de um momento de pausa saboreando um pastel de Tentúgal enquanto vislumbramos o Mondego.
Exibições: 1646
Tags [escolha entre as seguintes: "passeios (cá dentro)", gastronomia, "onde dormir", cultura, bem-estar, actividades, noite, crianças, "comércio e tendências", "viagens (lá fora)", outros] - separe as tags por vírgulas e coloque tags com várias palavras entre aspas, sempre em minúsculas. Por exemplo, "passeios (cá dentro)".
O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.
Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.
Sabe tudo sobre o Myguide aqui
Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.
Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.
Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.
© 2023 Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações
Ativado por
Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!
Entrar em MyGuide