VIAGENS (lá fora): Retiros num outro país - Istambul, Turquia

A presença bizantina nesta cidade turca trouxe consigo igrejas ornamentadas, palácios decorados com mosaicos e frescos e muitas mais maravilhas artísticas e arquitectónicas. Miraculosamente, muitas destas ainda se podem visitar nos dias de hoje. Os seus sucessores, os Otomanos, fizeram obras ambiciosas, como as mesquitas gigantescas e magnificamente adornadas - autênticos marcos da arquitectura que aqui se juntam para formar uma paisagem extraordinária. Recentemente, os bancos e outros negócios locais têm seguido a pegada otomana e criado um número impressionante de galerias, museus e festivais para gáudio tanto dos habitantes como dos turistas.

A localização estratégica de istambul atraiu, ao longo dos tempos, diversos exércitos sedentos de conquistas. Gregos, persas, romanos e venezianos tomaram a cidade à vez, até que os Otomanos entraram em cena e decidiram acabar com a rebaldaria - ainda há resquícios das diversas culturas que aqui habitaram um pouco por toda a cidade. O facto de a cidade estar encaixada entre dois continentes não era a única fonte de cobiça - a Rota das Sedas que ligava a Ásia à Europa passava por aqui, sendo que muitos dos mercadores que por aqui passavam optaram por residir na cidade. Ao fazê-lo, dotaram a cidade de uma diversidade cultural que ainda hoje podemos observar.

"E a comida?", ouço-vos perguntar. É com grande satisfação que afirmo que a culinária da cidade é tão diversa quanto a sua cultura, e deliciosa por cima. Os habitantes locais levam a comida e a bebida a sério - os restaurantes daqui são os melhores do país. Podemos comer criações modernas e vanguardistas, aromáticos pratos asiáticos ou até clássicos italianos se assim o desejarmos - embora a maioria dos visitantes prefira os carismáticos kebabs e as sanduíches de peixe fresco que são apanágio da cidade, sempre empurradas por um gole do refrescante raki.

Embora muitas cidades históricas se resumam à soma dos seus monumentos, Istambul foge a este paradigma. A cidade vibra com atracções e actividades de diversas estirpes, a reboque do entusiasmo dos habitantes a quem a vida mexida e agitada não inibe a generosidade e a amabilidade. Esta comunidade, sempre pronta para incluir os estrangeiros, mescla na perfeição as antigas tradições com a modernidade da vida quotidiana. Junte-se a eles nos seus poisos mais comuns: os jardins de chá, os cafés, as tabernas turcas e os restaurantes de kebab. Será certamente um ponto alto na sua visita.

Exibições: 475

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5 Jan.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2021   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço