VIAGENS (lá fora): Aventura em Pucón no Chile!

No sul do Chile, a natureza andina e o charme das construções em madeira rústica criam o clima em Pucón: cidadezinha rodeada de montanhas cobertas de neve, lagos, rios e cachoeiras, termas quentinhos, florestas exuberantes, parques nacionais, praias vulcânicas, um vulcão e gente do mundo inteiro. A pacata cidade com 8 mil habitantes foi fundada pelos antepassados mapuches e colonizada pelos alemães. Para chegar ali no pé da cordilheira dos Andes foram 10 horas num ônibus que saiu de Santiago.

 

EL DIA
Qualquer um refaz suas energias ao topar com o cartão postal da cidade, o gigante Villarica, com 2.847 metros, diga-se de passagem um dos 10 vulcões mais ativos do mundo. No inverno, o programa é esquiar em sua encosta, vale uma esticadinha até os centros de ski; No verão é possível subir até a cratera do vulcão, são várias as agências de turismo que podem te levar até lá. Depois de quase um dia inteiro de escalada (com saída às 6h da manhã e retorno às 17h) a volta não poderia ser melhor: a adrenalina da descida é garantida pelo “skibunda de vulcão”. Equipamentos, guia, seguro e transporte são providenciados pelas agências. O passeio custa 80 euros por pessoa.
Outro passeio imperdível nessa época é a visita ao Huerquehue, parque com longas trilhas (a menor tem 6h de duração) cheias de cachoeiras, lagoas azuis e árvores gigantescas com mais de CEM MIL anos.

 

Olha a vista do Parque!


 

Outras opções são cavalgadas num dos ranchos locais, que duram de 4h a seis DIAS (afff, haja bunda!) e passeios de mountain bike, canopy (arvorismo) e rafting pelo Rio Trancura.

Ao chegar, já agende uma visita noturna até as termas de Los Pozones por 20 euros. Das 20h à meia-noite as águas de Los Pozones chegam a 50ºC, mas misturadas com as águas que degelam das montanhas, essa piscina natural garante umas boas horas de puro relax e são um santo remédio para dores musculares (lembrancinha da escalada).

 

LA NOCHE
A cidade é cheia de barzinhos, um deles, o Mamas e Tapas serve com perfeição a especialidade do Chile: o pisco sour, a base de suco de limão, clara de ovos, açúcar e o disputado Pisco (aguardente de uva pelo qual Chile e Peru brigam por sua invenção). Outra parada básica é Restaurante Trawen, especialista em panquecas de primeira. Já o La Maga, o Rapa Burguer e o Glotop tem o mehor fast food por preços camaradas. E quem curte pubs com cara de clube o Bar Central é uma boa pedida. Já o famosérrimo Chef Pato (foto), o meu favorito, parece um museu: cadeados, cerâmica, relógios, ferros, máquinas fotográficas, fôrmas de sapato, esporas, vinhos empoeirados, enfim, uma verdadeira coleção medieval pra distrair enquanto o rango delicioso não chega. A média de preço por pessoa varia entre 6,50 e 8 euros. Mas para garantir uma mesa num restaurante ou uma brechinha no balcão dos bares é preciso sair cedo, em torno das 20h, já no verão, a movimentação nas ruas vai até a meia-noite. Dalí a moçada segue rumo as casas noturnas mais badaladas, a uns 10 minutinhos do centro da cidade. La Playa e Kamikase são as mais famosas.

 

EL DIA SIGUIENTE
Para curar a ressaca no dia seguinte, nada mais tranquilo que um passeio pela Playa Grande: uma combinação de areia preta (por conta da rocha vulcânica) água gelada (que desce do Rio Trancura) e um mormaço gostoso daqueles que queima sem você sentir.

Perto dali, o Puerto Las Pozas tem uma vista indescritível, com a imagem do vulcão à esquerda, um lago com águas cristalinas à frente e à direita, montanhas com casinhas bucólicas no topo. Lá você pode alugar um jet ski ou andar no Chucao – barco a vapor construído em 1905... sim, ainda navega!

 

O passeio custa 5 euros e quando termina você pode tirar o sal da boca na lojinha alemã de chocolates caseiros, onde por incrível que pareça, tem o melhor sorvete que já tomei na vida. Com esse saborzinho de quero mais eu me despedi da doce e pacata Pucon e recomendo sem pestanejar!

 


 

Exibições: 1058

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Filipe Amorim em 11 Abril 2011 às 22:03
Bem gostava Priscilla! Quem sabe um dia eu vá!
Comentário de Priscilla Rios Roda Razuk em 11 Abril 2011 às 21:55

Oi Miguel, tem mais esses dois links para saber um pouquinho mais sobre o Chile: http://www.cumbreandina.cl/Prensa/Brasil/Folha%20do%20Turismo.htm

http://www.suapesquisa.com/paises/chile/pontos_turisticos_chile.htm

Abraço!

Comentário de Priscilla Rios Roda Razuk em 11 Abril 2011 às 21:53
Oi Filipe, que bom que gostou!! É muito bacana quando um destino qualquer nos surpreende, mostra como o mundo é grande e como temos ainda muito o que conhecer. Essa sensação de liberdade, de poder sair e desbravar é um revigorante natural para mim. Se der um saltinho no Chile, estique a viagem por pelo menos 3 dias em Pucón.
Comentário de Filipe Amorim em 11 Abril 2011 às 19:09
Realmente existe muita coisa para descobrir em Pucón! Gostei muito de ler o artigo, será uma localidade muito interessante de visitar no sul de Chile! ;-)
Comentário de Priscilla Rios Roda Razuk em 11 Abril 2011 às 17:12

Oi Miguel, que bom que teve um tempinho para ler o artigo. Fico muito contente. Pesquisei rapidamente para responder à sua pergunta e encontrei esse site: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/chile/historia-do-chile.php

Se encontrar mais um portal sobre o Chile bacana envio para você o quanto antes!! 

Comentário de Priscilla Rios Roda Razuk em 11 Abril 2011 às 17:10
Oi Joana, vá mesmo, sem pestanejar, a viagem vale muitíssimo a pena! Obrigada por passar por aqui!!!!
Comentário de Joana Sá Pinto em 11 Abril 2011 às 13:21
Priscilla, eu ia já hoje. Sem pestanejar!
Comentário de Miguel Sur em 11 Abril 2011 às 12:48

Gosto muito da América Latina. Já visitei Mexico, Belize, Panana, Costa Rica, Guatemala e claro, o Brasil. Este ano estou a planear uma viagem ao Chile ou à Argentina. Este artigo já me deu um gostinho pelo Chile. Sabe onde posso encontrar mais informação sobre outros lugares do Chile?
  

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2022   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço