RODRIGO - ROSA DA MOURARIA|(Frederico de Brito/Martinho d'Assunção

Rodrigo "Cantador de Histórias -- 50 anos de Fado" é um disco que nos faz pensar o que é o fado na realidade... editado a 09/10/2010

Rodrigo não é apenas sinonimo de tradição e popularidade no panorama do fado. É também um testemunho vivo de todos os percursos que este género musical teve ao longo da sua existência.

É esta a imagem com que ficamos quando estamos em frente de um homem com 69 anos de idade, simples e directo, exactamente como é esta canção, que ao longo dos tempos e também por causa de artistas como ele, se tornou um dos expoentes máximos da cultura do nosso País.

Não é fácil resumir apenas numa página, toda a história que se prende com a carreira do fadista, muito menos numa fase em que celebra cinquenta anos de palco, tendo percorrido os quatro cantos do mundo e o nosso Portugal mais profundo, numa missão de divulgar e expandir a canção de Lisboa, e a prova disso é que ao viajarmos por este mesmo país percebemos que todos o reconhecem como um dos mais importantes artistas da História da Música Portuguesa.

É certo que todos reconhecem algumas "cantigas" do seu repertório como por exemplo o "Cais do Sodré". Outros mais atentos recordam-se do seu primeiro êxito "Ultima Tourada em Salvaterra", um fado tradicional que se tornou num "clássico".

Mas acima de tudo, os mais entendidos neste género musical, sabem que Rodrigo cantou alguns dos poetas populares mais importantes de sempre, os mais antigos: João Linhares Barbosa, Carlos Conde, Frederico de Brito, Silva Tavares, Henrique Rego, Gabriel de Oliveira, etc. E os mais contemporâneos como: João Dias, Vasco de Lima Couto, Maria Manuel Cid, Mário Rainho, José Luis Gordo, Pedro Homem de Melo entre outros. Assim como os compositores: Alfredo Marceneiro, Joaquim Campos, Professor Moniz Pereira, Martinho da Assunção, etc. Isto sem falar do facto de ter vindo a privar com alguns dos mais emblemáticos intérpretes de sempre, nomes como: Alfredo Marceneiro, Amália Rodrigues, Argentina Santos, Beatriz da Conceição, Camané, Carlos do Carmo, Carlos Zel, Celeste Rodrigues, Fernanda Maria, Fernando Maurício, João Braga, João Ferreira Rosa, Júlio Peres, Lucília do Carmo, Manuel de Almeida, Maria da Fé, Tony de Matos, Tristão da Silva, etc. E todos os que fazem parte da nova geração que veio a surgir a partir da ultima década do século XX. Seja nos vários espectáculos que veio a fazer ao longo da sua carreira, programas de televisão que fez, cantou e apresentou, como na casa de fados "Forte Dom Rodrigo" a qual foi proprietário durante mais de trinta anos.

Classificação:
  • Atualmente, 0/5 estrelas.

Exibições: 104

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5 Jan.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2021   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço