ESPECTÁCULOS: Boca a Boca - Um Solo para Gregório

Detalhes do evento

ESPECTÁCULOS: Boca a Boca - Um Solo para Gregório

Horário: 11 Dezembro 2015 às 21:30 a 13 Dezembro 2015 às 18:00
Local: Teatro da Comuna, Lisboa
Rua: Praça de Espanha, junto ao Hotel Novotel.
Cidade: Lisboa
Site ou Mapa: https://www.google.com/maps/d…
Tipo de evento: teatro e dança, música, espectáculos
Sugerido por: Catarina Coelho
Última actividade: 9. Dez, 2015

Exportar para Outlook ou iCal (.ics)

Descrição do evento

“Boca a Boca: um solo para Gregório” será o primeiro espetáculo sobre Gregório de Matos, considerado por muitos teóricos o primeiro escritor nascido no Brasil (1636 – 1696), a ser apresentado em Portugal. A estreia está marcada para o dia 10 de dezembro, às 18h, no Instituto Camões, com entrada gratuita.

. Ainda na capital portuguesa, a peça fica em cartaz no Teatro da Comuna, a 11 e 12, às 21.30h, e a 13 de dezembro, às 18.00h, de onde retorna ao Brasil para iniciar a sua digressão nacional.

O preço dos bilhetes varia entre 5 e 7,5 €.

 

Com guião e direção de João Sanches, a peça procura realçar a importância do poeta baiano. Depois de ficar conhecido como “Boca do Inferno” e “Boca de Brasa”, pelas críticas ferozes e mordazes que fazia nas suas poesias à sociedade do século XVII, Gregório foi preso e enviado para o exílio em Angola. Conseguiu ser perdoado e regressar ao Brasil, com a condição de que morasse no Recife e nunca mais voltasse à Bahia, permanecendo até hoje banido da sua terra. “Queremos trazer Gregório de volta para a Bahia e mostrar o quanto ele é atual”, comenta Sanches. E ressalta: “queremos dar um solo para Gregório”.

Em cena, o ator Ricardo Bitencourt e o músico Leonardo Bittencourt promovem um verdadeiro recital em formato de concerto de rock’n roll. Entre declamações e narrações sobre a vida e obra de Gregório, a banda sonora integra canções que vão da banda norte-americana The Doors a Caetano Veloso, passando por Nirvana, Ramones, Novos Baianos e Gilberto Gil. “Gregório é rock’n roll puro, pois ele tem essa atitude roqueira da contestação. Isso sem contar que ele é POP – por isso, o repertório se vale de estrelas da MPB e do Rock internacional”, explica Sanches. Para Ricardo Bitencourt, o espetáculo é rápido, dinâmico e apresenta o texto de Gregório como grande protagonista. “Eu sou um agente do discurso do poeta e um porta voz da poesia dele”, explica, ressalvando que “são os eus líricos de Gregório que aparecem durante as declamações”.

O guião apresenta um conjunto de quarenta poemas ou trechos de poemas de Gregório de Matos, que são divididos não de forma cronológica, mas, sim, por temas, como a sátira de costumes, o sexo, a religião e a crítica ao Governo. Intercalando os blocos de temas, há pequenos comentários narrativos que contextualizam e associam aquela produção literária a momentos da vida do poeta. Com agilidade e no embalo do repertório musical, Ricardo Bitencourt divide-se entre o narrador e as múltiplas facetas do declamador.

A realização do espetáculo é uma parceria entre o Theatro XVIII e a Sole Produções, com o apoio da Funarte - Ministério da Cultura e Fundação Gregório de Matos juntamente com a Prefeitura Municipal de Salvador.

A cantora Daniela Mercury convida o público português a assistir à peça: http://www.youtube.com/watch?v=xXJfppcDuvs

Caixa de Recados

Adicione um comentário

para adicionar comentários adicione este evento "ESPECTÁCULOS: Boca a Boca - Um Solo para Gregório" à sua agenda

Entrar em MyGuide

Vão a este evento (1)

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Vida e obra de Frida Kahlo em livro com ilustrações de Maria Hesse

Criado por MyGuide 10 Out 2018 at 13:00. Actualizado pela última vez por MyGuide 10. Out, 2018.

Música e Cocktails ao final da tarde no Lisbon Marriott Hotel

Criado por Agenda MyGuide 9 Abr 2018 at 15:02. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Abr, 2018.

O Festival de Storytelling regressa a Lisboa e ao Porto

Criado por Joana Sá Pinto 2 Abr 2018 at 13:15. Actualizado pela última vez por Joana Sá Pinto 2. Abr, 2018.

© 2020   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço