CINEMA: Ciclo Kenji Mizoguchi

Detalhes do evento

CINEMA: Ciclo Kenji Mizoguchi

Horário: 13 Abril 2017 a 10 Maio 2017
Local: Cinema Nimas, Teatro Campo Alegre
Tipo de evento: cinema
Sugerido por: Agenda MyGuide
Última actividade: quarta-feira

Exportar para Outlook ou iCal (.ics)

Descrição do evento

A Leopardo e a Medeia Filmes trazem as salas de cinema nove obras em cópias restauradas de Kenji Mizoguchi, um dos maiores realizadores da história do cinema, e um dos três mestres do cinema japonês (em conjunto com Yasujiro Ozu e Akira Kurosawa).

Estas obras vão estar em exibição no Espaço Nimas (em Lisboa) e no Teatro Campo Alegre (no Porto, com passagem por outras cidades como Coimbra, Braga ou Figueira da Foz.

A primeira fase do ciclo compõe-se de três obras: Contos da Lua Vaga, A Mulher de quem se fala e Os Amantes Crucificados.

Seguir-se-ão Festa em Gion, A Senhora Oyu, A Imperatriz Yang Kwei Fei, O Intendente Sansho, Rua da Vergonha e O Conto dos Crisântemos Tardios.

Autor de mais de 80 obras, muitas delas desparecidas, Kenji Mizoguchi (1898-1956) tem uma filmografia aclamada que lhe valeu enormes elogios de outros grandes realizadores. Para Jean-Luc Godard, por exemplo Mizoguchi foi “O melhor dos realizadores japoneses. Ou, simplesmente, um dos melhores realizadores do mundo.”

Tendo iniciado a carreira como actor, estreou-se na realização em 1922. Foi redescoberto no Ocidente, em particular pela crítica francesa, na década de 50. A sua obra reflecte a história do Japão com temas recorrentes, como a condição feminina e as histórias/contos traidicionais japoneses.

A Mulher de Quem se Fala

Hatsuko Umabuchi gere uma casa de geishas, à qual volta a sua filha, Yukiko, após uma tentativa de suicídio. Irá encontrar a mãe enamorada de um médico, que muda o seu objecto de afecto da mãe para a filha. Mas Yukiko não quer saber do médico e despreza ainda mais a profissão da mãe….

Título Original: Uwasa No Onna
Com: Kinuyo Tanaka, Tomoemo Otami, Yoshiko Kuga

Datas: 13, 14, 19, 20, 25, 26 de Abril e 1, 2, 6 e 9 de Maio

Os Amantes Crucificados

Adaptação de uma peça, é a história trágica de uma mulher casada e um empregado do seu marido que são acusados de ser amantes e por isso têm que fugir à perseguição. Durante a fuga, apaixonam-se um pelo outro…

Título Original: Chikamatsu Monogatari
Com: Eitaro Shindo, Kazuo Hazegawa, Kyoko Kagawa

Datas: 17, 18, 23, 24, 29 e 30 de Abril e 5 e 8 de Maio

Contos da Lua Vaga

A obra mais célebre do realizador, é uma história de fantasia e fantasmas que tem como pano de fundo o japão do século XVI e adapta contos do autor japonês Ueda Akinari.  

Título Original: Ugetsu Monogatari
Com: Kinuyo Tanaka, Machiko Kyo, Masayuki Mori

Datas: 15, 16, 21, 22, 27 e 28 de Abril e 3, 5, 7, 10 de Maio

Horários: 13h30, 15h30, 17h30, 19h30, 21h30

Caixa de Recados

Adicione um comentário

para adicionar comentários adicione este evento "CINEMA: Ciclo Kenji Mizoguchi" à sua agenda

Entrar em MyGuide

Vão a este evento (1)

© 2017   Criado por Administrador Transglobal.   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...