CINEMA: Ciclo Kenji Mizoguchi

Detalhes do evento

CINEMA: Ciclo Kenji Mizoguchi

Horário: 11 Maio 2017 a 31 Maio 2017
Local: Cinema Nimas
Tipo de evento: cinema
Sugerido por: Agenda MyGuide
Última actividade: 18 Maio

Exportar para Outlook ou iCal (.ics)

Descrição do evento

A Leopardo e a Medeia Filmes trazem as salas de cinema nove obras em cópias restauradas de Kenji Mizoguchi, um dos maiores realizadores da história do cinema, e um dos três mestres do cinema japonês (em conjunto com Yasujiro Ozu e Akira Kurosawa).

Estas obras vão estar em exibição no Espaço Nimas (em Lisboa) e no Teatro Campo Alegre (no Porto, com passagem por outras cidades como Coimbra, Braga ou Figueira da Foz.

Autor de mais de 80 obras, muitas delas desaparecidas, Kenji Mizoguchi (1898-1956) tem uma filmografia aclamada que lhe valeu enormes elogios de outros grandes realizadores. Para Jean-Luc Godard, por exemplo, Mizoguchi foi “o melhor dos realizadores japoneses. Ou, simplesmente, um dos melhores realizadores do mundo.”

Tendo iniciado a carreira como actor, estreou-se na realização em 1922. Foi redescoberto no Ocidente, em particular pela crítica francesa, na década de 50. A sua obra reflecte a história do Japão com temas recorrentes, como a condição feminina e as histórias/contos tradicionais japoneses.

A Imperatriz Yang Kwei Fei

O primeiro filme a cores de Mizoguchi ficou como um dos mais celebrados da sua profícua carreira. Na China do século VIII, o último imperador da dinastia T’ang faz o luto de sua mulher, mas na corte trabalha-se para lhe arranjar nova mulher. Yang Kwei Fei, uma servente de cozinha é transformada à imagem da falecida, e o Imperador apaixona-se por ela.

Título Original: Yôkihi
Com: Machiko Kyô, Masayuki Mori, Sô Yamamura, Eitarô Shindô, Haruko Sugimura  

Datas: 11, 16, 17, 21, 22, 26 e 27 de Maio

Rua da Vergonha

Na filmografia de Mizoguchi, as mulheres e a sua condição foram peça central, e este filme é um dos mais claros exemplos. Acompanhando a vida de cinco prostitutas que trabalham num bordel em Tóquio, Rua da Vergonha mostra como a realidade material se ocupa de destruir os sonhos e ambições, sobretudo das figuras mais frágeis e à margem da sociedade.

Título Original: Akasen Chitai
Com: Aiko Mimasu, Ayako Wakao, Machiko Kyô

Datas: 14, 15, 19, 20, 25, 30 e 31 de Maio

A Senhora Oyu

Adaptação de um romance de Junichiro Tanizaki, é uma fiel reconstituição do período Meiji e narra a história de um triângulo amoroso, composto por duas mulheres que amam o mesmo homem. A Senhora Oyu é a irmã mais velha, viúva, que mesmo proibida pelas convenções sociais de ficar com Shizu, não se opõe ao casamento deste com a sua irmã.

Título Original: Oyu Sama
Com: Kinuyo Tanaka, Nobuko Otowa, Yuji Hori

Datas: 12, 13, 18, 23, 24, 28 e 29 de Maio

Horários: 13h30, 15h30, 17h30, 19h30, 21h30

Caixa de Recados

Adicione um comentário

para adicionar comentários adicione este evento "CINEMA: Ciclo Kenji Mizoguchi" à sua agenda

Entrar em MyGuide

Vão a este evento (1)

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

© 2017   Criado por Administrador Transglobal.   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...