EXPOSIÇÕES: Teresa Gonçalves Lobo

Detalhes do evento

EXPOSIÇÕES: Teresa Gonçalves Lobo

Horário: 13 Março 2013 a 24 Junho 2013
Local: Museu de Artes Decorativas Portuguesas - Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, Lisboa
Rua: Largo das Portas do Sol, 2
Cidade: Lisboa
Site ou Mapa: http://www.fress.pt
Telefone: 218814600
Tipo de evento: exposições
Sugerido por: mb
Última actividade: 12. Abr, 2013

Exportar para Outlook ou iCal (.ics)

Descrição do evento

O Museu de Artes Decorativas Portuguesas – FRESS, no âmbito do seu projecto artístico UM OUTRO OLHAR apresenta a exposiçãoi em pessoa de Teresa Gonçalves Lobo.

UM OUTRO OLHAR pretende dar especial atenção a projectos de criação contemporânea convidando artistas portugueses para usarem a sua criatividade em articulação com os técnicos e os mestres das oficinas da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, tendo por fio condutor um tema ou técnicas específicas. Os resultados desse encontro de artista e artesão são apresentados ao público no Museu, no final de todo o processo criativo.

 A 4ª edição deste projecto tem por tema o Desenho e materializa-se em dois momentos distintos:

  • um, através dos desenhos técnicos de construção de mobiliário pertencentes ao espólio da FRESS, que estão na base da produção de peças produzidas nas nossas Oficinas, apresentados no MUDE – Museu do Design e da Moda, colecção Francisco Capelo na exposição BNU – Nacional e Ultramarino (Dezembro 2012 a Abril 2013);
  • outro, no Museu de Artes Decorativas Portuguesas, através do convite feito á artista Teresa Gonçalves Lobo, que agora se apresenta com o título i em pessoa e que pretende confrontar caminhos diferentes, interligar saberes e técnicas distintas, inverter os espaços de criação cruzando o ateliê da artista e a oficina do mestre.

 Com Teresa Gonçalves Lobo tudo partiu de um gosto muito particular pelo traço, pelo ponto, pela linha, pelo prazer de gestos que parecem repetir-se vezes sem conta, quase obsessivamente, para no final do processo criativo dar origem à materialização da ideia em objectos, para os quais outras mãos e outros gestos foram também fundamentais.

O projecto i em pessoa parte da letra “i” ora desenhada direita, ora inclinada, ora pintada, ora sombreada, ora gravada, ora sozinha, ora em grupo. E por fim construída em madeira, transformada em “escultura para sentar”.

Do desenho e traço delicado, sempre sobre papéis artesanais, passando pelas maquetas em 3D, e estudos apurados de ergonomia e equilíbrio das linhas, chegamos às cadeiras manufacturadas  i chair e i chair-long saídas das oficinas de serração, marcenaria, talha e polimento numa síntese virtuosa que une artista e mestres artesãos.

 Do ateliê de Teresa Gonçalves Lobo saíram também gravuras, produto de um processo íntimo de criação e de execução, de técnica apurada e renovada, de fazer e refazer. O conjunto, 10 gravuras assinadas feitas sobre papel japonês, fez nascer um álbum de família, família i, encadernado manualmente nas oficinas de encadernação e de passamanaria da Fundação.

 Este projecto faz parte de uma estratégia que se tem vindo a afirmar na FRESS privilegiando sempre a manufactura, os materiais e as técnicas tradicionais das artes e ofícios colocando-os ao serviço de um conceito artístico inovador que vai ao encontro de um novo olhar sobre a imaterialidade dos saberes e do seu valor patrimonial integrado. As obras produzidas deixam de ser simples objectos funcionais e decorativos para transportarem consigo sinais de uma inovação conceptual.

Site Fress

Site Teresa Gonçalves Lobo

Caixa de Recados

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Vida e obra de Frida Kahlo em livro com ilustrações de Maria Hesse

Criado por MyGuide 10 Out 2018 at 13:00. Actualizado pela última vez por MyGuide 10. Out, 2018.

Música e Cocktails ao final da tarde no Lisbon Marriott Hotel

Criado por Agenda MyGuide 9 Abr 2018 at 15:02. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Abr, 2018.

O Festival de Storytelling regressa a Lisboa e ao Porto

Criado por Joana Sá Pinto 2 Abr 2018 at 13:15. Actualizado pela última vez por Joana Sá Pinto 2. Abr, 2018.

© 2019   Criado por Administrador Transglobal.   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço