Horário: 13 Março 2013 a 24 Junho 2013
Local: Museu de Artes Decorativas Portuguesas - Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, Lisboa
Rua: Largo das Portas do Sol, 2
Cidade: Lisboa
Site ou Mapa: http://www.fress.pt
Telefone: 218814600
Tipo de evento: exposições
Sugerido por: mb
Última actividade: 12. Abr, 2013
Exportar para Outlook ou iCal (.ics)
O Museu de Artes Decorativas Portuguesas – FRESS, no âmbito do seu projecto artístico UM OUTRO OLHAR apresenta a exposiçãoi em pessoa de Teresa Gonçalves Lobo.
UM OUTRO OLHAR pretende dar especial atenção a projectos de criação contemporânea convidando artistas portugueses para usarem a sua criatividade em articulação com os técnicos e os mestres das oficinas da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, tendo por fio condutor um tema ou técnicas específicas. Os resultados desse encontro de artista e artesão são apresentados ao público no Museu, no final de todo o processo criativo.
A 4ª edição deste projecto tem por tema o Desenho e materializa-se em dois momentos distintos:
Com Teresa Gonçalves Lobo tudo partiu de um gosto muito particular pelo traço, pelo ponto, pela linha, pelo prazer de gestos que parecem repetir-se vezes sem conta, quase obsessivamente, para no final do processo criativo dar origem à materialização da ideia em objectos, para os quais outras mãos e outros gestos foram também fundamentais.
O projecto i em pessoa parte da letra “i” ora desenhada direita, ora inclinada, ora pintada, ora sombreada, ora gravada, ora sozinha, ora em grupo. E por fim construída em madeira, transformada em “escultura para sentar”.
Do desenho e traço delicado, sempre sobre papéis artesanais, passando pelas maquetas em 3D, e estudos apurados de ergonomia e equilíbrio das linhas, chegamos às cadeiras manufacturadas i chair e i chair-long saídas das oficinas de serração, marcenaria, talha e polimento numa síntese virtuosa que une artista e mestres artesãos.
Do ateliê de Teresa Gonçalves Lobo saíram também gravuras, produto de um processo íntimo de criação e de execução, de técnica apurada e renovada, de fazer e refazer. O conjunto, 10 gravuras assinadas feitas sobre papel japonês, fez nascer um álbum de família, família i, encadernado manualmente nas oficinas de encadernação e de passamanaria da Fundação.
Este projecto faz parte de uma estratégia que se tem vindo a afirmar na FRESS privilegiando sempre a manufactura, os materiais e as técnicas tradicionais das artes e ofícios colocando-os ao serviço de um conceito artístico inovador que vai ao encontro de um novo olhar sobre a imaterialidade dos saberes e do seu valor patrimonial integrado. As obras produzidas deixam de ser simples objectos funcionais e decorativos para transportarem consigo sinais de uma inovação conceptual.
O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.
Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.
Sabe tudo sobre o Myguide aqui
Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.
Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.
Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.
© 2023 Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações
Ativado por