EXPOSIÇÃO: Michael Biberstein – Estudos para um céu

Detalhes do evento

Descrição do evento

Nas palavras do artista:

“A igreja de Santa Isabel, na freguesia de Santa Isabel em Lisboa, é como uma pedra preciosa guardada dentro de uma caixa escura com uma sombria tampa cinzenta. A luz que entra pelas janelas é largamente absorvida pelo tecto preto-mate, o que visualmente torna o espaço muito pesado, impedindo-o de respirar e desenvolver visualmente o volume desejado. De facto, a primeira impressão que o visitante tem é um pouco deprimente – sem dúvida o oposto do que era e é pretendido […].

O meu objectivo seria o de completar a intenção original do projecto arquitectural, substituindo o sufocante manto cinzento por um céu aberto. O espaço tornar-se-á muito mais acolhedor e forte e será mais apelativo à meditação. Em vez da presente cobertura sombria e fria, terá uma jubilante abertura para um céu cósmico. As cores do tecto ecoarão e complementarão as utilizadas nas paredes e continuarão a abrir-se de cores mais frias para mais quentes, talvez com um retorno final a um azul índigo para o mergulho no espaço profundo.”

Michael Biberstein

Falecido subitamente em Maio de 2014, Biberstein deixou incompleto o trabalho que vinha a desenvolver desde 2010: um céu de 900 m2 para o tecto da Igreja de Santa Isabel, em Lisboa. Mas a obra não careceu de acolhimento apesar do desaparecimento do seu criador: um comité artístico ficou então encarregue de acabar a obra, entretanto nomeada “O Céu de Mike”, com a colaboração da família do artista, do atelier Appleton e Domingos Arquitectos, o apoio da Santa Casa da Misericórdia e da galeria Jeanne Bucher Jaeger de Paris e as numerosas doações de mecenas estrangeiros para além da colaboração da Factum Arte.

Em paralelo com a abertura ao público do céu da Igreja de Santa Isabel, a 17 de Julho, a Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva, em colaboração com a galeria Jeanne Bucher Jaeger, organizou a exposição “Estudos para um Céu” onde se podem ver os estudos de Michael Bieberstein para este projecto, bem como uma maqueta do interior da Igreja à escala 1:75, criada pelo atelier Appleton.

Para completar, a Fundação vai também projectar o documentário de Fernando Lopes, “O Meu Amigo Mike ao Trabalho”, uma homenagem do cineasta ao seu amigo pintor. Filmado no atelier de Bieberstein no Alandroal, em 2008, foi também um dos últimos filmes de Fernando Lopes, falecido em 2012.

Projecção do filme:

Todos os Sábados e Domingos pelas 16h00, no Auditório do Museu.  17 de Julho a 11 de Setembro de 2016.

Michael Biberstein – Estudos para um céu
17 de Julho a 11 de Setembro de 2016 
Fundação Arpad-Szenes Vieira da Silva. 

Caixa de Recados

Adicione um comentário

para adicionar comentários adicione este evento "EXPOSIÇÃO: Michael Biberstein – Estudos para um céu" à sua agenda

Entrar em MyGuide

Vão a este evento (1)

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Vida e obra de Frida Kahlo em livro com ilustrações de Maria Hesse

Criado por MyGuide 10 Out 2018 at 13:00. Actualizado pela última vez por MyGuide 10. Out, 2018.

Música e Cocktails ao final da tarde no Lisbon Marriott Hotel

Criado por Agenda MyGuide 9 Abr 2018 at 15:02. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Abr, 2018.

O Festival de Storytelling regressa a Lisboa e ao Porto

Criado por Joana Sá Pinto 2 Abr 2018 at 13:15. Actualizado pela última vez por Joana Sá Pinto 2. Abr, 2018.

© 2019   Criado por Administrador Transglobal.   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço