EXPOSIÇÕES: Matter Fictions

Detalhes do evento

Descrição do evento

O Museu Coleção Berardo abriu portas à exposição temporária “Matter Fictions”.

Num estilo desafiador o visitante é convidado a fazer parte de uma ideia de ficção que, em tom de denúncia e conscientização, vai ao encontro de um problema real: a intervenção humana no mundo.

O determinismo tecnológico e o trabalho maquinal eliminaram a possibilidade de uma democracia terrestre. A extração abusiva de recursos despreza qualquer compreensão do tempo geológico e de ontologias não-humanas - sejam elas vegetais, animais ou minerais - ignorando o reconhecimento da nossa cumplicidade com a matéria. Mas como poderemos nós navegar neste espaço liminar e pensar sobre nós próprios como agentes responsáveis?

A exposição divide-se em quatro núcleos: a Descolonização do Signo (da poesia concreta à feitiçaria digital), Fora da Rede (alquimia e circuitos metabólicos), Ficções Moleculares e Territoriais e Recodificando a Terra (política material hoje).

Os artistas mostram uma vertente contemporânea de pensamento, onde as suas criações deixam de ser algo de si para si, e sim algo que tem uma reacção em cadeia no mundo em que vivemos, assumindo um papel de criadores, investigadores e até mesmo de ativistas.

Nas palavras da curadora Margarida Mendes: “esta exposição explora a forma como o cruzamento entre narrativas cosmológicas, as revoluções espaciais da poesia concreta, e as ficções hipertextuais e territoriais pode ter impacto no reconhecimento da agência humana num tempo que exige a nossa intervenção perante as alterações climáticas.Com o aparecimento de algoritmos genéticos, a força descolonizadora da resistência poética previu o impacto viral da programação e as suas consequências no mundo físico, à medida que nos tornámos sensíveis às propriedades fluidas do código como subconsciente tecnológico da realidade predatória que nos rodeia. Poetas e artistas ganharam uma consciência apurada dos circuitos metabólicos da matéria, da sua agência e potencial, enquanto catalisadores de transformações económicas e biopolíticas. O seu conhecimento revelou-se alquímico, ao atuarem como conversores de ecologias planetárias e dinamizadores indispensáveis de uma agência coletiva.”

As obras são de: Ana Hatherly, E. M. de Melo e Castro, The Otolith Group, 0rphan Drift, Mumtazz, Nina Canell, Joana Escoval, Jenna Sutela, André Sousa, Ursula Biemann, Zhou Tao, Nobuko Tsuchiya, Diogo Evangelista, Martin Howse, ––Ryan Jordan, Jonathan Kemp, Don't Follow the Wind, Listen to the City, Inhabitants, Liu Chuang.

Preço: gratuito 

Horário: 10h às 19h

Nota: Visita orientada por Margarida Mendes - 28 maio,16h (entrada gratuita, sem inscrição prévia)

Caixa de Recados

Adicione um comentário

para adicionar comentários adicione este evento "EXPOSIÇÕES: Matter Fictions" à sua agenda

Entrar em MyGuide

Vão a este evento (1)

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 16 horas atrás .

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9 Nov.

Contagem decrescente para o Halloween

Criado por Agenda MyGuide 21 Out 2020 at 12:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 30 Out.

© 2020   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço