EXPOSIÇÕES: "Novo Banco Photo 2016"

Detalhes do evento

Descrição do evento

O Novo Banco e o Museu Coleção Berardo juntam-se uma vez mais na realização do" Novo Banco Photo”. Esta parceria concretiza-se numa exposição que tem por fim promover artistas de língua oficial portuguesa, num intercâmbio cultural que visa a integração dos artistas plásticos contemporâneos no panorama nacional. 

Os três nomeados deste ano são: Félix Mula, de Moçambique; Mónica de Miranda, de Angola e Portugal; e Pauliana Valente Pimentel, de Portugal.

Félix Mula foi escolhido pelo júri, não só pelo seu histórico de obras, mas sobretudo em resultado da sua exposição coletiva de 2014,“Processos”, apresentada em Maputo.

"As suas fotografias com quase uma ausência da figura humana escondem sempre algo, ao mesmo tempo que revelam as atitudes e a natureza do ser humano. Embora a fotografia tenha sido o meio primário no seu contacto artístico, a sua coerência criativa revela-se também nas suas instalações provocativas", justificou o júri.

Mónica Miranda destacou-se em 2015, numa exposição que teve lugar no Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu Chiado, de nome “Hotel Globo”, pois "é uma artista cujo trabalho atravessa diversas fronteiras e esboça uma paisagem de identidades plurais, inspiradas pela própria experiência e vivência de uma cultura cada vez mais itinerante".

 Por sua vez Pauliana Pimentel foi selecionada pelo seu projeto expositivo deste ano, "The Behaviour of Being", patente na Galeria das Salgadeiras. Este trabalho " vem confirmar o caminho de maturidade desta artista que, nos últimos anos, tem revelado uma obra de subtil narratividade, marcada não só pela ambiguidade da significação, como por uma particular e profunda atenção à figura humana no seu envolvimento paisagístico e social".

No decorrer desta exposição pode contar com obras inéditas dos artistas mencionados, sendo o vencedor anunciado em junho, numa data ainda a definir. O prémio a receber tem um valor de 40 mil euros. O júri de seleção deste ano, representativo do critério geográfico do concurso, conta com os nomes de David Santos (Portugal), curador-geral da BF16 (Bienal de Fotografia - VF Xira), Paula Nascimento (Angola), arquiteta, curadora e diretora da Beyond Entropy Africa  e do artista Pompílio Hilário Gemuce (Moçambique).

Uma compilação de trabalhos que vai querer conhecer. 

Preço: gratuito

Horário: 10h às 19h (na inauguração, dia 18, a partir das 19h)

Caixa de Recados

Adicione um comentário

para adicionar comentários adicione este evento "EXPOSIÇÕES: "Novo Banco Photo 2016"" à sua agenda

Entrar em MyGuide

Vão a este evento (1)

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Vida e obra de Frida Kahlo em livro com ilustrações de Maria Hesse

Criado por MyGuide 10 Out 2018 at 13:00. Actualizado pela última vez por MyGuide 10. Out, 2018.

Música e Cocktails ao final da tarde no Lisbon Marriott Hotel

Criado por Agenda MyGuide 9 Abr 2018 at 15:02. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Abr, 2018.

O Festival de Storytelling regressa a Lisboa e ao Porto

Criado por Joana Sá Pinto 2 Abr 2018 at 13:15. Actualizado pela última vez por Joana Sá Pinto 2. Abr, 2018.

© 2019   Criado por Administrador Transglobal.   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço