Descrição do evento

O Teatro Nacional de São João e a Seiva Trupe unem-se, de hoje até final do mês, para a apresentação de “Espectros”.

Da autoria do norueguês Henrik Ibsen, um dos principais nomes da dramaturgia universal, esta obra de 1881 ganha nova vida com a encenação de João Mota.

Uma peça de temas inquietantes e tabus contemporâneos, como a eutanásia, o fanatismo religioso, o incesto, a submissão da mulher no casamento, padrões comportamentais e geracionais ou diferenças entre classes sociais, é representativa da vida como uma secreta conformidade do bem e do mal, da verdade e da mentira, da tragédia e da comédia.

Apesar de tudo se começar a desmoronar à medida que os segredos são revelados, Ibsen demonstra que a necessidade do ser humano descobrir a sua verdadeira essência faz com que os personagens se consigam mover e lutem contra os seus espectros, atingindo uma liberdade caótica a favor de um impulso vital, contra uma ordem repressiva.

 A história retrata um drama familiar, impulsionado pela personagem maternal de Helene Alving, quando esta pretende desprender-se das assombrações do passado.

Além desta “mulher que lia livros, perdia a fé, falhava enquanto esposa e mãe”, a história integra ainda, o Sr Alving, o barão dissoluto; Osvald Alving, o filho “degenerado” sobre o qual caiu o pecado original através da sífilis; Regine Engstrand, a filha ilegítima; o carpinteiro Engstrand – o padrasto; e o pastor Manders –  homem cobarde e hipócrita.

Numa critica dramática, que continua actual ao lado obscuro da sociedade e da família, esta é uma peça fundamental a todos aqueles que se vêem presos nos determinismos e padrões socialmente impostos.

De:Henrik Ibsen

Encenação de: João Mota

Por: António Reis, Catarina Campos Costa, Custódia Gallego, Júlio Cardoso, Ricardo Ribeiro em coprodução de Seiva Trupe, TNSJ

Horários:

quarta 19h
quinta a sábado 21h
domingo 16h

Preços: de 10 a 16€

Nota: entrada a maiores de 16 anos, como tal segue a informação da oficina infantil ...

Oficina criativa sobre Espectros para os mais novos 

Orientada por Maria de La Salette Moreira, o TNSJ organiza, no dia 15 de maio, uma oficina criativa para as crianças dos seis aos 12 anos. Através de atividades lúdicas e pedagógicas, os mais novos vão poder explorar as suas possibilidades expressivas, de forma a incrementar a criatividade e o poder de improviso. A iniciativa decorre entre as 15h30 e as 17h30, na Sala Branca do TNSJ, enquanto os pais assistem ao espetáculo Espectros, sendo que a inscrição é de 5 euros por criança e 2,5 euros pela participação de uma segunda criança da mesma família.

Caixa de Recados

Adicione um comentário

para adicionar comentários adicione este evento "TEATRO: Espectros" à sua agenda

Entrar em MyGuide

Vão a este evento (1)

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Vida e obra de Frida Kahlo em livro com ilustrações de Maria Hesse

Criado por MyGuide 10 Out 2018 at 13:00. Actualizado pela última vez por MyGuide 10. Out, 2018.

Música e Cocktails ao final da tarde no Lisbon Marriott Hotel

Criado por Agenda MyGuide 9 Abr 2018 at 15:02. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Abr, 2018.

O Festival de Storytelling regressa a Lisboa e ao Porto

Criado por Joana Sá Pinto 2 Abr 2018 at 13:15. Actualizado pela última vez por Joana Sá Pinto 2. Abr, 2018.

© 2019   Criado por Administrador Transglobal.   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço