Hoje vivemos simultaneamente num mundo com excesso de informação, sem tempo para ler, confirmar e aceitar ou rejeitar o que nos chega, num mundo em que a comunicação física entre as pessoas tende a reduzir-se.

Exibições: 698

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa Questão Maria!

Na aceleração em que vivemos, queremos cada vez fazer mais em menos tempo... Precisamos de mostrar resultados e exigimos o mesmo dos outros...

Até em termos humanos, às vezes há certas coisas que ficam mais fáceis dizer ou explicar por telefone, e-mail ou sms e por vezes até nos dá mesmo jeito..."até estava no meio disto...não me convém nada parar senão perco-me..."

Queremos fazer tudo ao mesmo tempo. Chegamos a pensar que agora sim, tornámo-nos seres mais evoluídos.

Conduzimos, comemos, enviamos um mail e ainda estamos a rever aquela apresentação em power point que vamos apresentar dentro de instantes, tudo ao mesmo tempo...mas sinceramente...acho que fazemos umas figuras de anormais...

Só o passar para o "touch screen" nos telemóveis não é para mim....eu preciso de sentir o teclado...sou muito táctil hehehe

Nada se compara ao encontro, em ir ao encontro, em ter um encontro, ao face-a-face, ao olhar, ao tocar, ao sentir ao ver as expressões, ao poder abraçar...Nada...

Encontro - 1   Telefonema, e-mail, sms - 0  lololol  ;-)

Não podia estar mais de acordo, Inês. A necessidade de mostrarmos resultados, como referiste e muito bem, acaba por sobrepor-se a quem somos e por vezes damos uma imagem errada.

Tal como tu, também prefiro o encontro, apesar de muitas vezes, um e-mail ou SMS  facilitar muito a vida. Como não podemos ver-nos uns aos outros no ciberespaço, o aspecto físico e certas reações não transparecem.

Num diálogo face a face,  não só se ouve como se vê todo um conjunto de acções expressivas: gestos, sons, vestuário, que permitem construir um contexto de interpretação.

Contudo penso que, cada vez mais, as pessoas se isolam e se ligam às máquinas, esquecendo o lado convivencial.

Concordo com voces, no entanto, no meu caso eu vivo numa localidade remota, e desde novo aprendi muito a estar dependente das novas tecnologias para comunicação, porque aqui não tenho muitas possibilidades de encontros pessoais como numa grande cidade como Lisboa.

A partir das novas tecnologias, não só comecei a conhecer novas pessoas em Portugal, mas também a conhecer pessoas em diversos paizes e progressivamente a conhecer novas culturas. Hoje, aponto a minha carreira profissional para estratégias de comunicação com base na Internet, derivado ao grande envolvimento que tive no passado.

Se prefiro as novas tecnologias de informação ao invés de um encontro pessoal? Claro que não! :D Um encontro pessoal é unico e permite despertar um conjunto de sensações e sentimentos mais reais do que no canal Internet e além disso adoro sair! Mas acredito que as novas tecnologias associadas à Internet vieram quebrar certas barreiras e unir o Mundo actual que conhecemos! :-) Por isso, entre um encontro, um telefonema, um email ou um sms, pk não todos? :D Exemplo, encontro uma pessoa na Internet, mando um email para a conhecer melhor e ela dá-me o numero. À medida que a conheço melhor, trocamos numeros de telemovel, mando SMS e realizo telefonemas, e posteriormente combinamos um café e conhecemo-nos pessoalmente! :-)

 Alguem está disposto a dar-me o email para iniciar uma amizade? :-D

Tudo pode fazer falta no nosso dia-a-dia, um telefonema, um e-mail, um SMS ou um encontro. Dependendo de quem .... vai influenciar a nossa escolha! Mas concordo com a tua estratégia, Filipe. Aliás muito bem estruturada:-D

Em Dezembro de 97 conheci a mulher da minha vida num rudimentar chat dentro de um site de Nine Inch Nails. :)

Começaram as cartas (sim ainda se escreviam cartas), depois os emails, depois as chamadas e os sms porque tinham acabado de massificar os enormes tijolos a que davam o nome de telemóvel.

 

E depois vieram os encontros. Passaram-se cerca de 13 anos e partilhamos a mesma vida. Juntou-se à 2 anos um novo elemento ao grupo. :)

 

Basicamente quero dizer que existe espaço para tudo. :)

Ainda me lembro dos tijolos :-D

Também sou do tempo das cartas. E como tenho saudades dos postais! Penso que descabidos para esta nova Geração :-(

Penso que as novas tecnologias vieram facilitar muito. Normalmente, envio trabalhos escolares por e-mail. Falo com os amigos/as por SMS. Sempre é mais barato. Evito telefonemas, não gosto!  Os encontros, ficam para as miúdas giras EH EH EH...

Deu para rir um bocado :-D 

É assim mesmo, Frederico, sinceridade acima de tudo!

Definitivamente um encontro. Sou demasiado velha guarda para achar que um sms ou um email, podem sequer beliscar o encanto de um encontro.
Nada como um encontro, João. Esta nova geração anda à velocidade da luz e quando abrandar vai pensar igual.
RUI!...Que fixe!...Só agora é que li a tua resposta!...Sim senhor...altamente romântico....ADORO ESSAS HISTÓRIAS! Desculpem, mas tinha que comentar ;-D

Obrigado Inês :)

 

Achei que servia como exemplo, no que a haver espaço para tudo diz respeito.

Responder à discussão

RSS

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço